(Falsas) Estratégias de Crescimento para a Igreja

“Uma Vida com Propósitos” à luz da Teologia Adventista – Dia 27

Dia 27: Derrotando a Tentação

por: Levi de Paula Tavares

1. Resumo do argumento do capítulo

Warren abre garantindo que sempre há uma saída diante da tentação: Deus jamais permite que ela ultrapasse a capacidade do crente de suportá-la (1 Coríntios 10:13). A partir dessa promessa, apresenta quatro fundamentos para derrotar a tentação.

O primeiro é redirecionar a atenção para outra coisa, em vez de combater a tentação de frente. Resistir a um pensamento apenas o fortalece, e a vitória da mente vem pela substituição, ocupando-se do que é bom (Filipenses 4:8). Warren reforça esse fundamento com Provérbios 4:23, que na NTLH fala em cuidar do que se pensa, e com 2 Coríntios 10:5, sobre levar todo pensamento cativo à obediência a Cristo. Acrescenta que, em muitos casos, redirecionar a atenção exige sair fisicamente da situação tentadora, e não apenas mudar de foco mental permanecendo nela.

O segundo é revelar a própria luta a um amigo devoto ou a um grupo de apoio. Para Warren, a confissão mútua (Tiago 5:16) é o antídoto bíblico contra o ciclo repetido de intenção, fracasso e culpa. Ele é enfático: tentações persistentes não se vencem sozinho, e exigem alguém a quem o crente preste contas. Como exemplo prático, cita o programa de recuperação em oito etapas de sua própria igreja, baseado nas bem-aventuranças de Jesus.

O terceiro é resistir ao Diabo depois de submeter-se a Deus (Tiago 4:6,7), usando “o capacete da salvação e a espada do Espírito” (Efésios 6:17; NLT). Aceitar a salvação protegeria primeiro a mente do crente, que em seguida usaria a Escritura memorizada como arma, a exemplo de Cristo no deserto, que respondeu a cada tentação citando as Escrituras em vez de discutir com Satanás. Warren acrescenta que argumentar com o Diabo é inútil, pois ele supera qualquer ser humano no debate. Por isso defende a memorização de um versículo por semana, para que o crente não chegue a esse confronto desarmado.

O quarto é perceber a própria vulnerabilidade. Apoiado em Jeremias 17:9, sobre o engano do próprio coração, Warren adverte que ninguém deve se julgar imune ao pecado em circunstâncias favoráveis a ele. Recomenda, por isso, não se pôr por descuido em situações que trazem tentação, pois é mais fácil ficar fora delas do que sair.

O capítulo fecha com a advertência contra a autoconfiança: “não seja imaturo nem autoconfiante” […] “você pode cair de cara no chão, como qualquer um” (1 Coríntios 10:12; Msg).

2. Pressupostos teológicos implícitos

Warren organiza a vitória sobre a tentação em quatro fundamentos sequenciais, apresentados como um método fixo. Como, para ele, “todos combatemos as mesmas tentações”, o método vale para qualquer crente e para qualquer tentação. O mesmo esquema de quatro partes fixas já organizou, no capítulo anterior do livro, a descrição das fases da tentação (desejo, dúvida, engano e desobediência), examinadas no Dia 26.

A capacidade de resistir ao Diabo depende, no capítulo, de uma conversão já realizada. Warren liga o poder de dizer não ao Diabo ao fato de o crente já ter dito sim a Cristo: sem Cristo, afirma, não há defesa alguma contra ele. Para quem é crente, Satanás apenas sugere, sem poder obrigar. O pressuposto é que a conversão funciona como condição prévia de todo o método, e que os quatro fundamentos só operam a partir dela.

3. Base bíblica usada por Warren

O capítulo recorre a uma ampla variedade de versões: BV (o primeiro versículo de abertura, 2 Timóteo 2:22), NLT (o segundo versículo de abertura, 1 Coríntios 10:13, e as notas 2, 14 e 15), NTLH (notas 3, 7, 8 e 17), NVI (notas 5, 11 e 16), GWT (nota 6), NCV (nota 9) e CEV (nota 10), além de referências sem versão marcada (notas 1, 4, 12 e 13). A Bíblia Viva (BV) e The Message (Msg, de Eugene Peterson; nota 18) são paráfrases, nas quais um único autor reformula o texto à sua maneira. Nenhuma das versões usadas é de equivalência formal, e por isso os versículos que sustentam sozinhos um passo do argumento pedem conferência na Almeida Revista e Atualizada.

O primeiro versículo de abertura, 2 Timóteo 2:22 na BV, manda fugir de “os pensamentos malignos que os rapazes muitas vezes têm”. A Almeida diz: “foge, outrossim, das paixões da mocidade”. A paráfrase troca “paixões” por pensamentos e restringe a mocidade aos rapazes, mas conserva a ordem de fugir. O uso é fiel quanto à ordem, e o acento na mente vem da paráfrase.

Em Tiago 4:6,7 (notas 1 e 14), a NLT traz “Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês”, e a Almeida diz: “mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. A tradução é fiel, e o versículo sustenta que o crente deve resistir ao Diabo. O que ele não afirma é que a Bíblia nunca oriente a resistir à tentação. Essa negativa é conclusão de Warren, ponto desenvolvido na seção 5.

Em Salmos 119:37 (nota 3), a NTLH faz o salmista orar: “Não me deixes ficar pensando em coisas sem valor”. A Almeida diz: “Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade”. O texto fala dos olhos, e a NTLH o converte em pensamento, o mesmo deslocamento da paráfrase de 2 Timóteo 2:22. O uso é fiel quanto à ideia de atenção, e o acento na mente vem da versão.

Provérbios 4:23 (nota 8) na NTLH diz: “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos”. O Dia 23 já cotejou esse mesmo texto com a Almeida (“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”) e mostrou que a NTLH restringe à esfera mental o que o versículo atribui ao coração. Aqui o primeiro fundamento se apoia nessa restrição. O uso é extrapolado.

Em 2 Coríntios 10:5 (nota 9), a NCV traz “Levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”, que Warren usa como regra para a vida mental do crente. A Almeida diz: “e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. A tradução é fiel. O contexto é a defesa que Paulo faz de seu ministério diante de opositores em Corinto, e os pensamentos que ele leva cativos são os argumentos e a altivez que se levantam contra o conhecimento de Deus. Warren estende a frase ao controle dos pensamentos tentadores, sentido que o contexto de Paulo não abrange. O uso é fiel na tradução e extrapolado na aplicação.

Em Jeremias 17:9 (nota 16), a NVI diz que o coração “é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável”. A Almeida traz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto”. As duas versões coincidem quanto ao engano do coração, e o uso que Warren faz do texto, para lembrar que ninguém está imune ao pecado, é fiel.

A The Message aparece uma única vez, na nota 18 (1 Coríntios 10:12): “não seja imaturo nem autoconfiante […] você pode cair de cara no chão, como qualquer um”. A Almeida diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia”. Peterson acrescenta o adjetivo “imaturo” e troca a imagem de quem pensa estar em pé pela de quem cai de cara no chão. O alerta contra a autoconfiança permanece intacto. O uso é fiel quanto ao sentido.

No restante, o uso bíblico é fiel. Isto vale para a promessa de livramento (1 Coríntios 10:13, NLT, versículo de abertura e nota 12), o mal vencido pelo bem (Romanos 12:21, nota 4) e o pacto de Jó com os próprios olhos (Jó 31:1, nota 2). Vale ainda para a atenção voltada a Jesus (Hebreus 3:1 e 2 Timóteo 2:8, notas 5 e 6), a mente ocupada com o que é puro (Filipenses 4:8, nota 7) e o amigo que levanta quem cai (Eclesiastes 4:9,10, nota 10). Completam a lista a confissão mútua (Tiago 5:16, nota 11), a universalidade do pecado (Romanos 3:23, nota 13), a espada do Espírito (Efésios 6:17, nota 15) e o sábio que se afasta do mal (Provérbios 14:16, nota 17).

4. Pontos de convergência

O primeiro fundamento de Warren, redirecionar a atenção em vez de combater o pensamento, parte do princípio de vencer o mal com o bem (Romanos 12:21) e de ocupar a mente com o que é verdadeiro e puro (Filipenses 4:8). Isto converge com o entendimento adventista de que a disciplina da mente faz parte real da vida espiritual e do enfrentamento das tentações, sem se reduzir a técnica psicológica.

A recomendação de revelar a própria luta a um amigo de confiança ou a um pequeno grupo de apoio, com base em Tiago 5:16, encontra eco no valor que esta série já reconheceu à comunhão comprometida e à prestação de contas mútua na igreja (Dias 17 a 19). A convergência é parcial. Warren apresenta o apoio de outras pessoas como “a única forma de conseguir escapar” das tentações persistentes, enquanto, para o adventismo, a confissão mútua tem valor relacional real, mas não substitui o perdão concedido por Deus por meio do sacerdócio de Cristo, ponto que o Dia 18 já observou.

Usar a Palavra memorizada como arma contra o Diabo, como Cristo fez no deserto ao citar a Escritura em vez de discutir com Satanás, aproxima-se da ênfase adventista na Escritura como arma desta guerra espiritual, imagem de que Nisto Cremos também se serve ao descrever o crescimento em Cristo (cap. 11).

Perceber a própria vulnerabilidade, com a advertência final contra a autoconfiança, “você pode cair de cara no chão, como qualquer um” (1 Coríntios 10:12; Msg), coincide plenamente com a sabedoria bíblica sobre a humildade como proteção contra a queda (Provérbios 16:18).

5. Pontos de tensão ou divergência com a teologia Adventista

A posição adventista segue por outro caminho em cinco pontos deste capítulo: a separação entre resistir ao Diabo e evitar a própria tentação; o alcance cósmico da batalha espiritual por trás da armadura citada; a armadura tratada como peças isoladas, e não como um conjunto único; a capacidade de resistir ao Diabo atribuída a uma conversão pontual, quando depende de permanência contínua em Cristo; e a vitória sobre a tentação descrita como técnica pessoal, quando é obra do Espírito.

Resistir e evitar a tentação, não só ao Diabo

Warren reserva o verbo “resistir” ao confronto direto com o Diabo, no terceiro fundamento, e o apoia em base bíblica explícita (Tiago 4:7; Efésios 6:17). Os fundamentos que tratam de evitar a tentação (redirecionar a atenção e perceber a própria vulnerabilidade para se afastar dela a tempo) também recebem textos bíblicos, mas o capítulo os apresenta como conselho: “somos aconselhados a redirecionar nossa atenção”. O motivo alegado é que em nenhuma parte da Bíblia haveria orientação para “resistir à tentação”.

A Escritura não separa as duas coisas. O texto da armadura, que Warren cita no terceiro fundamento, já contradiz essa distinção: Paulo escreve que a armadura serve “para que possais resistir no dia mau” (Efésios 6:13). O verbo é o mesmo que Warren reserva ao Diabo, aqui aplicado à provação em geral, e não a um confronto pessoal com o inimigo. Paulo também orienta o crente a fugir da prostituição (1 Coríntios 6:18) e a abster-se de toda forma de mal (1 Tessalonicenses 5:22), ordens dirigidas à própria tentação, e não a um adversário pessoal. O versículo que abre o capítulo, 2 Timóteo 2:22 na BV, começa com a ordem “Fuja de qualquer coisa que lhe provoque os pensamentos malignos”. O capítulo acolhe essa ideia ao recomendar que o crente saia da situação tentadora, mas sem chamá-la de resistência. Ellen White segue o mesmo padrão na estrutura de seus escritos: em um capítulo dedicado ao tema, intitulado “Resistindo à Tentação”, ela traz como primeira seção “Evitar tentações desnecessárias”, onde escreve: “não nos devemos pôr, sem necessidade, no caminho da tentação” (Mensagens aos Jovens, cap. 20). Para ela, evitar a ocasião de antemão já é resistir, antes que a tentação se instale. Esta série chegou à mesma conclusão no Dia 26, ao tratar da fuga de José da casa de Potifar: “deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora” (Gênesis 39:12). Fugir é a própria forma que a resistência à tentação assume, e não o seu oposto.

Ao reservar “resistir” ao confronto direto com o Diabo, Warren cria uma hierarquia que a Escritura não sustenta. O leitor pode concluir que evitar a ocasião de pecado é tática secundária, aconselhável mas sem o peso bíblico da armadura e da Palavra memorizada, quando a Escritura trata as duas respostas como igualmente ordenadas.

A batalha espiritual e o grande conflito cósmico

Warren descreve a luta contra a tentação em termos bélicos: uma “batalha espiritual contra as forças do mal”, na qual os cristãos são comparados a “soldados servindo em território inimigo”. A imagem permanece centrada numa vitória privada sobre uma tentação específica.

O texto de Paulo, de onde a imagem é extraída, situa a batalha num alcance bem maior que o duelo individual entre um crente e uma tentação isolada: “revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:11,12). Paulo escreve no plural (“revesti-vos”), como um corpo de crentes que se arma junto. Descreve um conflito que atravessa o próprio universo criado, e não apenas a vida interior de quem lê o capítulo.

O próprio Warren descreve a resposta ao inimigo em termos ofensivos: “Não nos resignemos pacificamente diante de seus ataques. Devemos contra-atacar.” O texto de Efésios orienta o crente a ficar firme, e não a atacar. Os verbos que Paulo emprega para a postura diante do ataque são todos defensivos: resistir, estar firme, ficar firme (Efésios 6:11,13,14). A armadura é majoritariamente equipamento de defesa. A espada é a única peça de ataque, e mesmo ela, no exemplo de Cristo no deserto, serve para responder ao Diabo, não para iniciar o confronto. Tratar a resistência à tentação como contra-ataque, por natural que soe a quem se acostumou à linguagem bélica popular, inverte essa ênfase. Diante de um Diabo já derrotado por Cristo na cruz, o papel do crente é manter o território conquistado, e não avançar sobre o inimigo.

Para o adventismo, a dimensão cósmica dá peso real às pequenas vitórias e derrotas diárias do crente diante da tentação. Os adversários que Paulo nomeia em Efésios 6:12 pertencem à controvérsia entre Cristo e Satanás, cujo início a Escritura situa na guerra travada no céu (Apocalipse 12:7-9; Nisto Cremos, cap. 13). Ellen White descreve a mobilização celestial em torno de cada alma tentada: “quando anjos poderosos, revestidos da armadura do Céu, vêm em auxílio da debilitada e perseguida alma, Satanás e seus anjos retiram-se, pois bem sabem que está perdida a sua batalha” (Mensagens aos Jovens, cap. 11). A vitória de Cristo no deserto, examinada no Dia 26, é apresentada pela doutrina adventista como resposta direta à acusação de que a lei de Deus seria impossível de obedecer, disputa que envolve todo o universo como espectador (Efésios 3:10; Nisto Cremos, cap. 8; o Dia 17 já aplicou o versículo ao papel da igreja diante das potestades celestiais). Reduzir essa dimensão a um duelo privado leva a enxergar as próprias vitórias como relevantes só para quem as vive, quando a Escritura as apresenta como testemunho diante de uma audiência muito maior.

Resta um cuidado terminológico. Em boa parte do neopentecostalismo brasileiro, “batalha espiritual” tem um sentido técnico específico, ligado a práticas como “mapeamento espiritual”, “espíritos territoriais” e rituais de “libertação”, sem respaldo direto no texto bíblico (Efésios 6; Tiago 4; 1 Pedro 5). Warren não usa esse vocabulário, mas o leitor deve evitar importar essas conotações para o capítulo. A posição oficial adventista, registrada num estudo do Biblical Research Institute da Associação Geral (1983), afirma a realidade do conflito espiritual e trata essas práticas com cautela. Prefere situar a batalha do crente dentro do grande conflito: uma disputa histórica sobre o caráter e o governo de Deus (Nisto Cremos, cap. 8 e cap. 11).

A totalidade da armadura de Deus

Paulo lista sete elementos em Efésios 6:14-18: o cinturão da verdade, a couraça da justiça, os calçados do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, a espada do Espírito e a oração. Warren cita apenas dois, o capacete e a espada (Efésios 6:17). As outras cinco, a oração incluída, ficam fora dos quatro fundamentos que ele propõe.

Paulo não apresenta essas peças como recursos independentes, cada um à disposição para uma emergência específica. Descreve-as como um só conjunto, vestido de uma vez, para sustentar uma postura constante de prontidão diante do conflito, e não como peças avulsas a que se recorre num momento isolado de tentação (Nisto Cremos, cap. 8).

As quatro peças que Warren deixa de fora, além da oração, sustentam a mesma postura de prontidão, cada uma com função própria. O cinturão prende as demais peças no lugar e é feito “com a verdade”: representa a integridade que sustenta as demais virtudes cristãs. A couraça protege os órgãos vitais e é “da justiça”: representa a vida reta diante de Deus, sem a qual o próprio coração fica exposto. Os calçados dão firmeza ao soldado em terreno instável e vêm da “preparação do evangelho da paz”: representam a disposição constante de anunciar as boas-novas, mesmo em meio ao conflito. O escudo, grande o bastante para cobrir o corpo inteiro, é “da fé”, “com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno” (Efésios 6:16): representa a confiança que intercepta a dúvida antes que ela se torne tentação. Nenhuma das quatro é menos importante para o momento da tentação que o capacete ou a espada. São a mesma armadura, vestida com a mesma finalidade.

Ao isolar o capacete e a espada e reduzi-los a ferramentas para o instante da tentação, Warren faz uma leitura que o texto de Paulo não sustenta nem para essas duas peças isoladamente.

A oração, sétima e última da lista, também fica de fora, e sua ausência pesa tanto quanto a das outras quatro. O texto bíblico a liga de modo direto ao próprio versículo que Warren cita. O trecho “capacete da salvação e espada do Espírito” (Efésios 6:17; NLT) prossegue, no versículo seguinte, com a orientação de orar “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito” (Efésios 6:18), na mesma frase e no mesmo fôlego de instrução de Paulo sobre a armadura. A oração não é um complemento colocado ao fim da lista. Ela é o ambiente contínuo em que toda a luta deveria acontecer, do início ao fim, e não apenas quando a tentação já chegou.

Nisto Cremos preserva essa unidade ao descrever a armadura como composta pelo “cinturão da verdade, […] capacete da salvação, […] espada do Espírito e [pelo] infalível poder da oração” (Efésios 6:13-18), e trata a oração como peça da própria armadura, e não como fundamento à parte dela. O mesmo capítulo chama a oração de “o oxigênio da alma”, sem o qual “a alma atrofia e morre” (Nisto Cremos, cap. 11). Ellen White descreve essa dependência de forma direta: “a oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual” (Mensagens aos Jovens, cap. 78). Liga também a oração ao poder de resistir: “o adversário procura continuamente obstruir o caminho para o trono da graça, para que não obtenhamos, pela súplica fervorosa e fé, graça e poder para resistir à tentação” (O Caminho a Cristo, “O Privilégio de Falar com Deus”).

Essa unidade aparece na vida de Cristo, que ligou a oração à força para resistir, não como recurso de última hora, mas como hábito sustentado em todo o seu ministério. Retirava-se regularmente para lugares solitários a fim de orar (Lucas 5:16), levantava-se de madrugada para orar antes de o dia começar (Marcos 1:35) e passou a noite inteira em oração antes de escolher os doze apóstolos (Lucas 6:12). Esse mesmo hábito é o que ele recomenda aos discípulos horas antes de sua maior prova, no Getsêmani: “vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mateus 26:41). A Escritura liga aí, de modo particularmente direto, o vigiar e o orar ao não cair em tentação. O deserto e o Getsêmani formam juntos o padrão bíblico completo de resistência, que este capítulo fragmenta ao deixar de fora cinco das sete peças da armadura.

Um crente que absorva apenas as duas peças que Warren desenvolve prepara-se só para o instante da tentação, confiando no versículo memorizado e no “capacete”, e negligencia a integridade, a retidão, a disposição de testemunhar e, sobretudo, a oração constante que deveriam sustentá-lo muito antes de a tentação chegar. Chega ao momento do conflito como um soldado que vestiu duas peças da armadura e supôs que bastariam, porque foi só isso que aprendeu a vestir.

Resistir ao Diabo como fruto de permanência contínua

Warren condiciona a capacidade de resistir ao Diabo a um único passo prévio: “aceitar a salvação de Deus”. Ninguém diz não ao Diabo sem ter dito sim a Cristo, e sem Cristo o crente não tem defesa alguma. O “sim a Cristo” de que ele fala dificilmente é outro senão o evento que ele próprio descreve no capítulo do Dia 7: uma oração específica e verbal, “Jesus, em ti eu creio e te recebo”, depois da qual o leitor é declarado, na mesma página, bem-vindo à família de Deus. Não há menção ao batismo nem à continuidade de caráter que deveria seguir essa decisão (Filipenses 2:12,13; Hebreus 12:14).

Se esse é o “sim a Cristo” que habilita o crente a resistir, o capacete da salvação de que fala o capítulo estaria, na lógica de Warren, instalado de uma vez por todas no instante em que aquela oração terminou. Trata-se do mesmo modelo de conversão pontual, verbal e encerrada em si mesma que o Dia 7 já identificou como problemático. O capítulo cai assim numa tensão interna. Poucos parágrafos depois, o quarto fundamento adverte que nunca devemos ficar “orgulhosos ou muito confiantes”, porque “você pode cair de cara no chão, como qualquer um” (1 Coríntios 10:12; Msg). Uma defesa contra o Diabo tida por garantida desde uma decisão passada dificilmente convive com uma advertência séria contra a autoconfiança.

Segundo a Escritura, a proteção contra o Diabo é fruto de uma permanência presente e contínua: “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós […] sem mim nada podeis fazer” (João 15:4,5). Trata-se de uma ação contínua, e não de um gesto único já concluído. A carta aos Hebreus liga essa permanência à perseverança: “nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14). Ellen White descreve essa permanência como renovação diária: “consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa […] esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia” (O Caminho a Cristo, cap. “Crescimento em Cristo”). No mesmo sentido, liga a resistência no momento da tentação a essa dependência presente: “quando assaltados pela tentação, resisti firmemente às más tendências […] Crede que vos virá força, por intermédio de vosso precioso Salvador” (Santificação, “Resistir à Tentação”, p. 101). Entre uma leitura e outra muda o lugar da segurança: numa, ela está no passado, na outra, na comunhão de hoje.

Essa permanência contínua explica também por que os quatro fundamentos, por mais úteis que sejam, não garantem vitória automática. Paulo, convertido havia anos e autor de boa parte dos textos que Warren cita no capítulo, descreve em Romanos 7 uma luta menos linear do que um método de quatro passos sugere: “não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico” (Romanos 7:19). Reconhece que só o poder de Cristo, e não o próprio esforço, o liberta dessa escravidão (Romanos 7:24,25; João 8:36). Esse testemunho não invalida os fundamentos práticos de Warren, mas mostra que eles funcionam como expressão de uma dependência renovada a cada dia, e não como fórmula que, aprendida uma vez, elimina a luta. Quem entende a defesa contra o Diabo como algo selado numa oração do passado corre o risco de relaxar a vigilância que o próprio capítulo recomenda no fundamento seguinte. Quem se afastou de Cristo depois daquela oração, anos atrás, pode continuar apoiado num “capacete” que a Escritura nunca prometeu como posse permanente, independente da comunhão presente que o sustenta.

A vitória sobre a tentação, obra do Espírito

A ausência da oração entre os quatro fundamentos, registrada acima a propósito da armadura, é sintoma de um padrão mais amplo no capítulo: a ação recai sobre o crente. O poder do Espírito aparece uma única vez nos fundamentos, numa oração subordinada do primeiro: “com a ajuda do Espírito Santo você pode reprogramar sua forma de pensar”. No terceiro, a “espada do Espírito” funciona como símbolo da Escritura memorizada, e não como referência ao Espírito operando no crente. Nos demais, os verbos são do crente: redirecionar a atenção, revelar a luta a um amigo, evitar as situações tentadoras. Mesmo quando Warren reconhece que “decisões pessoais e força de vontade não são suficientes”, a saída que propõe é o apoio de outras pessoas, e não o do Espírito. O capítulo pode ser lido, em boa parte, como um manual de técnicas pessoais.

Isso destoa do que Warren afirmou cinco capítulos antes, no Dia 22, sobre o mesmo assunto: vencer o pecado e desenvolver o caráter de Cristo. Ali foi categórico: ninguém reproduz o caráter de Cristo por esforço próprio, força de vontade ou boas intenções, e somente o Espírito Santo tem esse poder (Filipenses 2:13). No Dia 27, quando o assunto passa do caráter em geral ao instante concreto da tentação, o poder do Espírito quase desaparece do texto e dá lugar a um método de quatro passos que soa como disciplina pessoal bem aplicada. Tudo se passa como se Warren reservasse a linguagem do Espírito para a transformação de caráter a longo prazo e usasse a linguagem da técnica para a vitória no momento da tentação. Seriam dois mecanismos diferentes, e não a mesma realidade espiritual vista em momentos distintos.

Para o adventismo, essa divisão não existe. A vitória sobre a tentação depende do mesmo Espírito que santifica o caráter: “o Espírito Santo habita em nós e reveste-nos de poder” (Nisto Cremos, cap. 11). Paulo aplica o mesmo princípio ao combate direto contra os desejos da carne: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne” (Gálatas 5:16). Ellen White descreve essa dependência com precisão e trata a resistência como fruto da graça, e não de técnica isolada: “Deus nos deu, por meio dos méritos de Cristo, suficiente graça para resistir a Satanás, e ser mais que vencedores. Resistência é êxito” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1). A vitória no instante da tentação vem, portanto, do mesmo Espírito que forma o caráter, e não de uma segunda competência adquirida por prática. Separar as duas coisas, ainda que sem essa intenção, reduz a vitória a uma questão de disciplina bem aplicada, quando a Escritura descreve ambas como a mesma obra do Espírito em momentos diferentes.


Dia 26 — Crescendo por Meio da Tentação Índice dos Capítulos Dia 28 — Isso Leva Tempo!
Apresentação Índice Remissivo

Tags: ,