Dia 16: O que Realmente Importa
por: Levi de Paula Tavares
1. Resumo do argumento do capítulo
Warren abre este capítulo, que dá continuidade ao segundo dos cinco propósitos (a comunhão), com uma tese direta: viver consiste em amar. Uma vez que Deus é amor, aprender a amar seria a lição mais importante que ele reserva ao ser humano na terra. O capítulo situa esse aprendizado dentro da própria família da fé e recorda que o maior mandamento, com o segundo semelhante a ele, resume toda a Lei e os Profetas (Mateus 22:37-40).
Lembra também que quatro dos Dez Mandamentos tratam do relacionamento com Deus e seis, do relacionamento entre pessoas, de modo que os dez, na leitura de Warren, giram em torno de relacionamentos. Estes constituem o verdadeiro conteúdo da vida, mais do que as realizações ou as posses. A sobrecarga de compromissos explica, segundo ele, por que tantas pessoas deixam o amor de lado em favor do que parece mais urgente. A fórmula do capítulo para isso é “vida menos amor é igual a zero”.
Essa prioridade se apoia em três razões. O amor é eterno: dos três que permanecem, ao lado da fé e da esperança, ele é o maior (1 Coríntios 13:13). O amor deixa o legado mais duradouro que alguém pode oferecer, o que Warren ilustra com relatos de leitos de morte nos quais ninguém pede para rever diplomas ou bens, e reforça com uma frase que atribui a madre Teresa: o que importa é o amor investido no que se faz, mais do que a obra em si. A terceira razão é que o crente será avaliado, na eternidade, pela forma como tratou outras pessoas, em especial as necessitadas, com remissão à parábola das ovelhas e dos cabritos (Mateus 25:34-46). A primeira metade se encerra com a afirmação de que, na passagem para a eternidade, tudo fica para trás, exceto o caráter (Gálatas 5:6).
Na segunda metade, Warren identifica o tempo como a expressão mais concreta do amor. Aquilo que uma pessoa valoriza se revela pelo tempo que lhe dedica, e o tempo, finito e irrecuperável, seria o presente mais precioso que se pode oferecer a alguém. Dar tempo implica sacrifício, e o sacrifício, para o autor, é a essência do amor, de que Cristo é o exemplo (Efésios 5:2). O capítulo termina com um apelo à urgência: circunstâncias mudam e pessoas morrem sem aviso, de modo que o melhor momento para amar é sempre agora.
2. Pressupostos teológicos implícitos
O amor relacional aparece como testemunho suficiente quando Warren afirma, a partir de João 13:35, que o amor mútuo entre os crentes, e não as convicções doutrinárias, é o que sustenta o testemunho cristão diante do mundo. Isto pressupõe uma hierarquia: a experiência relacional visível bastaria por si mesma, e a correção doutrinária seria secundária para esse fim. Na segunda metade do capítulo, esse pressuposto sustenta a urgência de investir tempo nos relacionamentos, uma prioridade quase apologética.
A avaliação do amor como mordomia relacional surge quando o capítulo declara que o crente será avaliado, na eternidade, pela forma como tratou as outras pessoas, com apoio na parábola das ovelhas e dos cabritos (Mateus 25:34-46). O capítulo insere essa avaliação no esquema de duas perguntas finais identificado no Dia 3 desta série. A primeira, sobre a resposta a Cristo, determinaria o destino eterno. A segunda, sobre a mordomia (aqui aplicada aos relacionamentos), determinaria apenas a qualidade da experiência na eternidade. O capítulo mantém essa estrutura e a aplica a um novo conteúdo.
Um terceiro pressuposto é a prioridade relacional dentro da família da fé. Warren distingue, a partir de Gálatas 6:10 e 1 Pedro 2:17, um amor devido a todos e um amor “especial” devido aos demais membros dessa família, o que situa a prioridade no segundo propósito da vida, a comunhão, introduzido no Dia 15 desta série. O pressuposto diz respeito ao papel da igreja: entendida como família espiritual, ela funcionaria como o principal laboratório no qual o crente aprende a amar, porque reúne, de forma involuntária e por vezes desconfortável, pessoas que ele não escolheria por afinidade natural.
3. Base bíblica usada por Warren
O capítulo recorre a paráfrases, a traduções de equivalência dinâmica e a uma tradução de equivalência formal. As paráfrases são a Bíblia Viva (BV: Gálatas 5:14, nota 1; João 13:35, nota 4; 1 Coríntios 14:1a, nota 5; Efésios 5:2, nota 13) e The Message (Msg: 1 Coríntios 13:3b, versículo de abertura; 1 Coríntios 13:3, nota 6). As traduções de equivalência dinâmica são a NCV (2 João 1:6, versículo de abertura; Gálatas 6:10, nota 3; 1 Coríntios 13:13, nota 8; Efésios 5:16, nota 16), a NLT (Mateus 22:37-40, nota 7; Gálatas 6:10, nota 15), a NTLH (1 João 3:18, nota 12; Provérbios 3:27,28, nota 17), a CEV (1 Pedro 2:17, nota 2) e a NVI (Gálatas 5:6, nota 11; Gálatas 5:14, versículo para memorizar). A tradução de equivalência formal é a NRSV (Mateus 25:40, nota 10, grafada NSRV no livro). As notas 9 (Mateus 25:34-46) e 14 (João 3:16a) não indicam a versão.
Em 1 Coríntios 13:3 (Msg, versículo de abertura e nota 6), Warren cita: “Não importa o que eu diga, creia e faça; sem amor, estou arruinado”. A Almeida percorre três exemplos: falar “as línguas dos homens e dos anjos”, ter o dom de profetizar e “tamanha fé, a ponto de transportar montes”, e distribuir os bens e entregar o próprio corpo, cada um seguido de “se não tiver amor” (1 Coríntios 13:1-3). A paráfrase condensa os exemplos em três verbos e preserva o sentido de que nada vale sem amor. Já o verbo “creia” não tem correspondente no texto, pois Paulo fala de uma fé extraordinária, capaz de mover montes, e não das convicções do crente em geral. Essa ampliação se aproxima da oposição entre amor e crenças doutrinárias que o capítulo afirma mais adiante, a propósito de João 13:35.
Em 2 João 1:6 (NCV, versículo de abertura), Warren cita: “Viva uma vida de amor”. A Almeida registra que “o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos”, e a NCV acompanha o sentido. O contexto imediato, que a citação não traz, trata de enganadores e da permanência na “doutrina de Cristo” (2 João 1:7-11). O contraste com o argumento do capítulo é desenvolvido na seção 5.
Em João 13:35 (BV, nota 4), a Bíblia Viva traz: “Esse profundo amor que vocês tiverem uns pelos outros provará ao mundo que vocês são meus discípulos”. A Almeida diz: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. A paráfrase acompanha o texto e acrescenta apenas o adjetivo “profundo”. O problema está no uso. Warren introduz o versículo com “Jesus disse que” e insere na frase uma oposição própria, a de que o amor, “e não nossas crenças doutrinárias”, é o maior testemunho. Nem a Almeida nem a Bíblia Viva trazem essa oposição, e o contexto imediato apresenta o amor mútuo como “novo mandamento” de Jesus (João 13:34). O uso é extrapolado, e o ponto é desenvolvido na seção 5.
O adjetivo “especial” do “amor especial” de 1 Pedro 2:17 (CEV, nota 2) e da “atenção especial” de Gálatas 6:10 (NCV, nota 3) vem das versões que Warren usa. A Almeida expressa a prioridade com “principalmente aos da família da fé” e com o mandamento “amai os irmãos”. No restante, o uso bíblico não apresenta problema relevante: as passagens em tradução de equivalência dinâmica não sustentam argumento central do capítulo, e as demais foram apenas indicadas por referência.
4. Pontos de convergência
A afirmação de que amar a Deus e ao próximo resume toda a Lei e os Profetas (Mateus 22:37-40) converge com o lugar de destaque que o amor ocupa na ética adventista, e a leitura que Warren faz do Decálogo, quatro mandamentos voltados para o amor a Deus e seis para o amor ao próximo, é estruturalmente correta. Trata-se, porém, de convergência parcial. Neste capítulo, Warren não especifica quais são os quatro primeiros mandamentos, e o quarto deles, o sábado, é uma ausência que esta série registra desde o Dia 1.
A crítica de Warren a uma vida organizada em torno de conquistas materiais, em detrimento dos relacionamentos, converge com a ênfase bíblica na efemeridade das riquezas e na permanência do caráter (1 Timóteo 6:17-19; Mateus 6:19,20).
O amor demonstrado por ações concretas está presente no apelo de Warren a que ele se prove pelo tempo investido (1 João 3:18), e converge integralmente com a ênfase bíblica e adventista de que a fé genuína se manifesta em obras (Tiago 2:14-17).
5. Pontos de tensão ou divergência com a teologia Adventista
A primazia do amor na vida cristã, eixo do capítulo, encontra ampla concordância na posição adventista. Há três pontos em que essa posição se distingue da apresentada por Warren: a oposição entre amor e doutrina como testemunho diante do mundo, o lugar da avaliação do amor no juízo final e a relação entre o tempo, como medida do amor, e o sábado.
Amor sem doutrina como testemunho: uma falsa dicotomia
Warren afirma que “nosso amor uns pelos outros — e não nossas crenças doutrinárias — é o nosso maior testemunho perante o mundo”, frase que introduz com “Jesus disse que” e que confirma em seguida com João 13:35, na Bíblia Viva. Ele reconhece com razão o peso evangelístico da unidade fraterna. A oposição que acrescenta consta da frase do próprio autor, e o versículo citado não a sustenta. A Bíblia Viva diz apenas: “Esse profundo amor que vocês tiverem uns pelos outros provará ao mundo que vocês são meus discípulos”. Em nenhum ponto o versículo afirma que esse sinal dispensa a fidelidade doutrinária como parte do testemunho cristão.
A comunidade cujo amor mútuo Warren aponta como testemunho não surgiu do nada. Ela existe porque uma convicção doutrinária específica, a respeito de quem é Jesus Cristo, uniu essas pessoas antes de qualquer laço afetivo. Sobre a confissão de Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16), o próprio Jesus declara que edificará a sua igreja (Mateus 16:18). A comunidade nasce da doutrina. A igreja primitiva preserva essa ordem: os primeiros crentes “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão” (Atos 2:42), nessa sequência. Só depois de descrever os crentes unidos ao redor do ensino apostólico o texto relata a vida em comum e a partilha de bens (Atos 2:44). Tratar o amor fraterno como testemunho independente da convicção que reuniu essas pessoas inverte a relação entre raiz e fruto.
Warren abre o capítulo com 2 João 1:6, na NCV: “Viva uma vida de amor”. A mesma epístola, poucos versículos depois, traz uma advertência direta contra a separação entre amor e doutrina: “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus […] Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas” (2 João 1:9,10). Para o autor da carta que Warren usa como fonte, o amor fraterno e a permanência na doutrina não competem entre si. A segunda é condição do primeiro.
O livro de Apocalipse identifica o povo remanescente dos últimos dias pelos dois elementos reunidos: são os que guardam “os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12; Nisto Cremos, cap. 13). A fidelidade ao que Deus ordenou e a fé em Cristo aparecem lado a lado, sem que uma exclua a outra.
A oração sacerdotal de Cristo segue a mesma ordem, e a teologia adventista a associa à unidade do corpo (Nisto Cremos, cap. 14). Jesus ora: “Santifica-os na verdade” (João 17:17), e só depois pede que sejam “um… para que o mundo creia” (João 17:21). A unidade que testemunha ao mundo nasce da verdade compartilhada, e o calor relacional percebido entre os crentes é consequência dela. Ellen White, em capítulo que evoca essa mesma oração, descreve a ordem oposta à de Warren: a verdade recebida no coração produz o amor. “A verdade de Deus, recebida no coração, fará sua obra de refinar, elevar e santificar a vida […] o egoísmo será vencido e amor transbordante por Cristo será manifesto” (Testemunhos para a Igreja, vol. 3, p. 435).
Ellen White ilustra o princípio com a imagem de um círculo cujas linhas convergem para um único centro, mais próximas entre si quanto mais próximas dele: “O segredo da verdadeira união na igreja e na família não é a diplomacia […] mas a união com Cristo […] Quanto mais perto nos achegamos de Cristo, mais perto estaremos uns dos outros” (O Lar Adventista, p. 179). Nessa leitura, a proximidade entre os irmãos resulta de verdade e amor nascerem do mesmo centro.
Se o amor percebido bastasse como testemunho, a autenticidade da fé passaria a ser medida pelo calor afetivo entre os crentes. Uma congregação afetivamente unida seria tida por fiel a Cristo mesmo ensinando algo contrário à Palavra, e a correção doutrinária soaria como ameaça à unidade, em vez de sustentá-la. Tolerar erro grave em nome da harmonia é justamente o que 2 João, a mesma fonte de Warren, orienta a evitar. Sem o contrapeso da oração sacerdotal, o critério de Warren protege o clima relacional do grupo e deixa em segundo plano a verdade que o gerou.
A avaliação do amor e o juízo investigativo
O crente será avaliado, na eternidade, pela forma como tratou as pessoas, afirma Warren, com apoio na parábola das ovelhas e dos cabritos (Mateus 25:34-46). Esse apelo integra o esquema da “segunda pergunta” examinado no Dia 3 desta série, e a crítica mais ampla à segurança eterna incondicional, feita ali, não precisa ser repetida. Resta um efeito específico do esquema sobre esta passagem.
A cena do juízo das nações (Mateus 25:31-46), em que o Rei separa ovelhas de cabritos com base em como cada um tratou “um destes meus pequeninos irmãos” (Mateus 25:40), é evidência direta, quando lida em seu contexto, de que o exame final da vida cristã trata fé e obras como uma coisa só, diante de todo o universo (Daniel 7:9,10; Apocalipse 20:12; Nisto Cremos, cap. 24). Nesse exame, a qualidade do amor e a mordomia relacional entram como parte da mesma avaliação. A própria doutrina adventista da mordomia lê nessa cena o critério do amor prático: o uso que se faz dos bens revela quanto se ama a Deus e ao próximo (Mateus 25:34-40; Nisto Cremos, cap. 21).
Situar a cena apenas no âmbito de uma recompensa pessoal e privada, à parte da questão do destino eterno, deixa o leitor sem categoria para reconhecer por que o adventismo lê essa parábola como parte do juízo investigativo.
O tempo como medida do amor e a lacuna sabática
Warren afirma com acerto que “quatro dos Dez Mandamentos versam sobre nosso relacionamento com Deus”. Não diz quais. Três deles tratam da atitude de adoração (não ter outros deuses, não fazer ídolos, não usar o nome de Deus em vão). Apenas o quarto trata do tempo da adoração: o sábado, definido por um bloco temporal fixo (Êxodo 20:8-11). Mais adiante, o capítulo propõe medir o amor pelo tempo: o valor de algo, escreve Warren, mede-se pelo que alguém está disposto a lhe dedicar. O capítulo chega perto de unir o mandamento e o critério, sem fazê-lo. O quarto mandamento aplica ao relacionamento com Deus o mesmo princípio que Warren defende para os relacionamentos humanos. Dificilmente haveria demonstração mais consistente desse critério do que reservar, toda semana e sem exceção, um bloco inteiro de tempo, do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado, exclusivamente para a comunhão com Deus.
Essa lacuna não é nova na série. A palavra “sábado” não aparece uma única vez em nenhum dos 40 dias do livro. O Dia 1 registrou a ausência a propósito do memorial da criação, e o Dia 8, a propósito da adoração como estilo de vida contínuo. Este é o terceiro capítulo em que Warren se aproxima do sábado, agora pelo caminho da medida do amor pelo tempo, e mais uma vez não o alcança.
Para o adventismo, o próprio Deus separou esse tempo como dia de “bênçãos, companheirismo e comunhão especiais com o Criador” (Nisto Cremos, cap. 20). O leitor que levasse o capítulo a sério teria em mãos uma das premissas com que o adventista santifica o sábado: dedicar tempo é a prova mais concreta de amor, e nisso o próprio Warren concorda. A premissa não se completa sozinha. O livro nunca a aponta na direção do sábado, e o hábito religioso do leitor evangélico comum responde de antemão à pergunta “que dia, exatamente?” com um domingo genérico ou com nenhuma resposta.
| Dia 15 — Moldado para Fazer Parte da Família de Deus | Índice dos Capítulos | Dia 17 — Um Lugar ao Qual Pertencer |
| Apresentação | Índice Remissivo |

