Dia 1: Tudo Começa com Deus
por: Levi de Paula Tavares
1. Resumo do argumento do capítulo
Logo na abertura do capítulo, Rick Warren cita o filósofo ateu Bertrand Russell, para quem a pergunta pelo propósito da vida só faz sentido se Deus existir. Em seguida, contrasta a própria proposta com a de todo o gênero de autoajuda, inclusive o cristão: livros que ensinam a sonhar mais alto, definir metas e nunca desistir podem produzir sucesso, mas sucesso e propósito, insiste ele, são coisas completamente distintas. Ele resume o núcleo do argumento em uma frase curta: “a questão não é você”; ou seja, a busca pelo sentido da vida fracassa quando começa pela introspecção. Warren argumenta que perguntas centradas no eu (o que ser, o que fazer da vida, quais sonhos e ambições perseguir) nunca revelarão o propósito da existência, porque a criatura não pode determinar sozinha a finalidade para a qual foi feita. Um objeto fabricado só tem sua utilidade revelada plenamente por meio do fabricante, e o ser humano só descobre seu real propósito voltando-se para o Criador.
Com apoio em Romanos 8:6 na paráfrase The Message (Msg), Warren acrescenta que usar Deus como meio de realização pessoal é contrário à natureza das coisas e está fadado ao fracasso, pois o propósito da vida consiste em deixar que Deus use a pessoa para os propósitos Dele, e não o contrário. A mesma paráfrase, em Mateus 16:25, fornece a Warren a fórmula que arremata a crítica: “autoajuda não é em absoluto uma ajuda”.
Duas vias de conhecimento se opõem no capítulo: a especulação filosófica, que apenas produz palpites, e a revelação bíblica, único caminho seguro para conhecer o propósito divino. Como exemplo da primeira, Warren cita a pesquisa do professor Hugh Moorhead com 250 intelectuais, a quem perguntou: “Qual o significado da vida?” Alguns ofereceram apenas palpites, outros admitiram ter inventado um propósito, outros disseram não ter ideia alguma, e vários chegaram a pedir ao pesquisador que respondesse, caso algum dia descobrisse este propósito. A Bíblia, por sua vez, revelaria os cinco propósitos de Deus para a vida humana e é apresentada como o “manual do proprietário”, que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro, conhecimento que nenhum livro de autoajuda ou de filosofia poderia oferecer. Com base em Efésios 1:11 (Msg), Warren extrai, por fim, três descobertas: (1) identidade e propósito só se descobrem em relacionamento com Cristo; (2) esse propósito foi planejado por Deus muito antes da existência de cada pessoa, sem que ela participe da decisão; (3) o propósito individual está encaixado num propósito cósmico maior, que o restante do livro desenvolverá.
Como ilustração de fechamento, Warren narra a conversão do romancista russo Andrei Bitov: criado sob o ateísmo soviético, ele conta ter sido dominado, certo dia no metrô de Leningrado, por um desespero tão intenso que a vida pareceu parar, até que lhe ocorreu a frase “sem Deus a vida não faz sentido”. Para Warren, o episódio mostra que o vazio de sentido pode ser o início do caminho para Deus, e o capítulo termina parabenizando o leitor que se sente perdido quanto ao propósito da vida, pois estaria “prestes a caminhar para a luz”.
2. Pressupostos teológicos implícitos
O capítulo parte do pressuposto de que Deus é o Criador de todas as coisas e a fonte contínua da existência de cada pessoa, um conceito tomado como ponto de partida já aceito de forma geral e, portanto, sem necessidade de argumentação própria. Warren afirma que cada pessoa só existe porque Deus deseja que ela exista e, com base em Jó 12:10, que é Deus quem mantém todas as pessoas com vida. A premissa reúne, assim, a criação e a conservação da vida, e dela deriva a regra que governa todo o argumento seguinte: a finalidade de uma criatura é definida por quem a fez. Somente em Deus, conclui Warren, se descobrem a origem, a identidade, o propósito e o destino de alguém.
A salvação centrada na decisão individual é outro pressuposto do capítulo. Warren situa o início da vida espiritual num momento localizável: uma virada súbita, provocada por uma percepção decisiva, em que a pessoa entra em relacionamento com Cristo. A conversão de Andrei Bitov, que fecha o capítulo, seria um exemplo desse padrão. O mesmo padrão aparece na primeira das três descobertas extraídas de Efésios 1:11 (relacionamento), e Warren promete explicar mais adiante como iniciar esse relacionamento. Trata-se de um modelo característico da tradição avivalista do evangelicalismo norte-americano, em que o apelo à decisão ocupa o centro da pregação e a ênfase espiritual recai sobre a experiência pessoal desse momento.
A linguagem de eleição e predestinação sustenta mais um pressuposto teológico: o propósito de cada vida é fixado por uma decisão divina anterior à própria existência da pessoa. A partir de Efésios 1:11 (Msg), Warren afirma que “Deus já pensava a seu respeito muito antes de você pensar a respeito dele” e que o propósito de cada vida foi determinado antes da concepção. A pessoa escolhe a carreira, o cônjuge e os passatempos. O propósito lhe é dado. O vocabulário se aproxima da tradição reformada sobre os decretos divinos, presente em parte da herança batista. Dentro da lógica de Warren, esse pressuposto explica por que o livro inteiro se apresenta como um roteiro de descoberta: como o propósito já está fixado, só nos resta encontrá-lo.
3. Base bíblica usada por Warren
O capítulo recorre a uma paráfrase e a uma tradução de equivalência dinâmica.
A paráfrase é:
- The Message (Msg)
- Colossenses 1:16, na abertura do capítulo e no versículo para memorizar;
- Romanos 8:6, nota 2;
- Mateus 16:25, nota 3;
- 1 Coríntios 2:7, nota 5;
- Efésios 1:11, nota 6.
A tradução de equivalência dinâmica é:
- Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
- Jó 12:10, nota 1.
As notas 4 e 7 remetem a fontes não bíblicas, a pesquisa de Hugh Moorhead e o livro de David Friend.
A palavra “propósito”, que dá título à obra, entra no capítulo pela paráfrase. Na Msg, Colossenses 1:16 diz que “todas as coisas começaram nele e nele encontram seu propósito”. A Almeida registra: “Tudo foi criado por meio dele e para ele”. Os dois textos afirmam que a criação tem origem em Cristo e existe em função Dele, mas o versículo trata da criação inteira em relação a Cristo, e não do sentido da vida de cada pessoa. O mesmo vocabulário reaparece em 1 Coríntios 2:7, citado logo depois da afirmação de que a Bíblia revela os cinco propósitos de Deus: na paráfrase Msg, a sabedoria divina trata “profundamente de seus propósitos” e é a forma de “aflorar o melhor de si em nós”. Paulo fala de uma sabedoria outrora oculta, que Deus preordenou “para a nossa glória”, e a paráfrase troca essa glória futura dos crentes por um crescimento pessoal no presente.
Romanos 8:6 sustenta na Msg a afirmação de que usar Deus para a realização pessoal está fadado ao fracasso. Na paráfrase, “a obsessão consigo mesmo” leva a uma situação sem solução, e “a atenção para com Deus” conduz a uma vida livre e abundante. A Almeida diz: “o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz”. Paulo contrapõe a natureza pecaminosa à ação do Espírito Santo, e a paráfrase reduz o contraste a uma escolha sobre onde pôr a atenção. Com o Espírito fora do versículo, sai também a ideia de que a mudança de vida é obra de Deus.
Mateus 16:25 aparece na Msg como “Sacrificar-se é a forma, a minha forma, de você achar a si mesmo”. Na Almeida, Jesus declara: “quem perder a vida por minha causa achá-la-á”. Os dois textos contrapõem guardar a vida e perdê-la, mas o centro muda de lugar. Na versão formal, a razão da renúncia é o próprio Cristo; na paráfrase, Cristo passa a ser o caminho para um objetivo que continua sendo encontrar a si mesmo. Warren recorre justamente a essa formulação, próxima da linguagem da autoajuda, para rejeitar a autoajuda.
Efésios 1:11 (Msg) é o versículo de maior peso no capítulo, pois Warren extrai dele as três descobertas sobre o propósito. Na formulação de Peterson, “é em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida”, e Deus já havia planejado para nós “uma vida gloriosa”. Segundo a Almeida, os que estão em Cristo foram “predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas”, e o versículo seguinte aponta a finalidade: “para louvor da sua glória” (Efésios 1:11,12). Paulo fala de um “nós”, os crentes como grupo, e do propósito de Deus, ao passo que a paráfrase transfere para o leitor a glória que o texto reserva a Deus. Warren vai além até da própria paráfrase em dois pontos: nem ela nem a Almeida dizem que o propósito de cada pessoa é anterior à sua concepção, nem que a pessoa não pode escolhê-lo.
No restante, o uso bíblico do capítulo não apresenta problema relevante.
4. Pontos de convergência
A crítica ao individualismo espiritual é o ponto de convergência mais amplo do capítulo. A recusa de Warren à autoajuda, inclusive à de vertente cristã, e à busca do propósito da vida na introspecção concorda plenamente com o ensino de Jesus sobre negar a si mesmo (Mateus 16:24,25; Gálatas 2:20). Para o adventismo, a morte do eu é condição do discipulado (Nisto Cremos, cap. 11).
A primazia da revelação bíblica sobre a especulação filosófica constitui uma convergência, com uma ressalva. Essa oposição corresponde ao princípio adventista de sola Scriptura: a sabedoria humana não alcança por investigação as coisas profundas de Deus (Jó 11:7; Nisto Cremos, cap. 2), e só a revelação pelo Espírito as torna conhecidas (1 Coríntios 2:7,10). A ressalva está nas duas únicas opções que o capítulo admite. Warren reconhece alguma utilidade na filosofia, mas, quanto ao propósito da vida, todo pensar humano fora da Bíblia lhe parece especulação. Para o adventismo, a capacidade de pensar é dom do Criador à criatura feita à Sua imagem (Provérbios 2:6; Nisto Cremos, cap. 7; Educação, p. 17), e Deus se revela também no livro da natureza (Salmos 19:1; Romanos 1:20; Nisto Cremos, cap. 2). A razão investiga legitimamente as duas revelações, sempre sob a autoridade da Escritura, pela qual toda sabedoria humana é provada (Nisto Cremos, cap. 1).
5. Pontos de tensão ou divergência com a teologia Adventista
A teologia adventista concorda inteiramente com a tese do capítulo: a vida só faz sentido a partir de Deus, e não da autorreferência. Nenhuma afirmação do capítulo contradiz frontalmente a doutrina adventista, o que facilita sua leitura por um membro da igreja. Em seis áreas, pontos que o capítulo deixa de abordar pedem um acréscimo específico do adventismo: o sábado como memorial da criação, a origem do mal no grande conflito entre Cristo e Satanás, o chamado dirigido a um povo, a urgência do juízo diante do propósito cósmico, o dom de profecia ao lado da suficiência das Escrituras e o lugar da escolha humana no cumprimento do propósito divino.
Criação sem ancoragem histórica e sabática
O capítulo apresenta Deus como a fonte da vida de cada pessoa. Esta afirmação não vem ligada a um evento histórico concreto (a semana da criação) nem à prática que a perpetua na experiência semanal do crente (o sábado). Para o adventismo, a ligação é direta. O sábado é o memorial semanal da relação entre o Criador e a criatura. O quarto mandamento chama a humanidade a lembrar do Criador a cada sábado (Êxodo 20:8-11), e o evangelho eterno de Apocalipse 14:6,7 convoca as nações, no contexto do juízo final, a adorar “aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Ellen White descreve o sábado, instituído no Éden como memorial da criação, como um ato de reconhecimento de que Deus é o Criador e de que os seres humanos são obra de Suas mãos (Patriarcas e Profetas, p. 20; Nisto Cremos, caps. 6 e 20).
Warren chega perto dessa compreensão ao afirmar que a criatura só entende a si mesma voltando-se ao Criador, mas o capítulo não a desenvolve, ainda que um texto intitulado “Tudo Começa com Deus” fosse o lugar natural para ligar a criação ao mandamento que a comemora. Essa ausência se explica, em parte, pelo público evangélico geral ao qual o livro se dirige.
Qualquer leitor, criacionista ou evolucionista teísta, subscreveria a afirmação de Warren sem atrito algum, uma vez que ela não diz nada sobre como ou quando Deus criou, apenas que criou. Ellen White observa que as supostas divergências entre ciência e revelação nascem de inferências erradas tiradas da natureza, e que a tentativa de conciliá-las tem levado a reinterpretar os dias da criação como longos períodos (Educação, p. 128). Se essa forma de falar sobre a criação se tornar hábito, o risco é formar cristãos capazes de afirmar de boa consciência “tudo começa com Deus” e tratar o sábado como uma cerimônia cultural substituível, porque nunca lhes foi mostrado o elo entre a doutrina que professam e o quarto mandamento (Êxodo 20:11).
No adventismo, a doutrina da criação sustenta o sábado, a base do casamento (Gênesis 2:24) e a dignidade humana, que decorre da imagem divina (Gênesis 1:26,27). Uma geração que conheça o relato da criação sem ancorá-lo num evento histórico concreto tende a relativizar as três ao mesmo tempo.
Ausência do grande conflito como categoria interpretativa
O capítulo trata a autocentração como um problema psicológico-espiritual isolado, sem um contexto mais amplo que a teologia adventista considera indispensável: o grande conflito entre Cristo e Satanás. Sob essa perspectiva, a tese do capítulo descreve com precisão a própria origem do pecado no universo. Na leitura adventista de Isaías 14:12-14 e Ezequiel 28:12-17, a queda de Lúcifer começou com um deslocamento interno de centro, e o texto de Isaías registra cinco afirmações em primeira pessoa, entre elas “eu subirei”, “exaltarei o meu trono” e “serei semelhante ao Altíssimo”. Um ser criado decide fazer de si mesmo o ponto de referência do universo. Trata-se da autocentração em sua forma mais radical.
O Novo Testamento apresenta o caráter de Cristo como o oposto exato dessa atitude. Em Filipenses 2:5-8, aquele que já era igual a Deus “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo” e levou essa entrega até a morte de cruz.
Para Ellen White, o centro do grande conflito é o contraste entre a busca dos próprios interesses e da exaltação própria, que originou o pecado, e o amor que renuncia a si mesmo e se dá (O Grande Conflito, pp. 493, 494; O Desejado de Todas as Nações, pp. 9, 10). Esse conflito assume a forma de um debate público sobre o caráter de Deus, travado diante de todo o universo, que o observa como testemunha (1 Coríntios 4:9). A provação de Jó (Jó 1-2) acontece nesse mesmo pano de fundo, invisível aos personagens humanos da história (Nisto Cremos, cap. 8).
A conclusão prática de Warren coincide com a adventista: a vida deve ser vivida para Deus, e não para si mesmo. Porém, sem o pano de fundo do conflito, essa conclusão permanece no nível da sabedoria espiritual. Ela não deixa claro que cada escolha humana entre autocentração e entrega toma parte, quer a pessoa perceba ou não, numa disputa sobre o princípio que rege o universo: a exaltação de si mesmo ou a entrega por amor. Essa disputa já dura milênios, e seu desfecho tem ligação direta com a segunda vinda de Cristo.
Chamado individual sem comunidade escatológica
Warren descreve a Bíblia como uma espécie de manual do proprietário, que cada leitor consulta pessoalmente para descobrir seu propósito. A imagem deixa de lado o modo como a própria Escritura mostra Deus agindo. Deus revela e cumpre Seus propósitos, em regra, por meio de comunidades de aliança: chama Abraão para formar um povo, tira Israel do Egito como nação e edifica a igreja como “corpo” (1 Coríntios 12:27) e “sacerdócio real, nação santa” (1 Pedro 2:9). Essa linguagem descrevia originalmente Israel no Sinai (Êxodo 19:6), e o Novo Testamento a aplica à igreja como povo reunido.
Esse mesmo manual, em seus capítulos finais, identifica ainda um povo específico, chamado a guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus num momento determinado da história (Apocalipse 12:17; 14:12; Nisto Cremos, caps. 12 e 13). Cada crente é chamado como membro desse corpo, com uma missão coletiva a cumprir. Restringir a leitura ao enfoque individual do capítulo faz da igreja um recurso opcional para o crescimento pessoal, quando ela integra o próprio propósito para o qual a pessoa foi chamada.
Propósito cósmico sem urgência temporal
Warren fala de um propósito cósmico, muito maior do que o indivíduo, planejado por Deus para a eternidade. A afirmação está correta e serviria igualmente bem a um crente do século II ou do século XXI. Nela não aparece o elemento que dá urgência à busca adventista pelo propósito: o anúncio do primeiro anjo de que “é chegada a hora do seu juízo” (Apocalipse 14:7), que o adventismo lê, à luz da profecia de Daniel 8:14, como um marco histórico específico, iniciado em 1844 (Nisto Cremos, cap. 24).
Apresentada como um percurso pessoal a ser feito aos poucos, a busca por este propósito passa a ser adiável. Enfraquece-se, assim, o impulso de vigilância que caracteriza a espiritualidade adventista desde sua origem no movimento milerita: a disposição de quem espera a volta de Cristo, como o Noivo, a qualquer momento (Mateus 25:1-13). Quem organiza a vida devagar, como se tivesse todo o tempo do mundo, perde essa disposição. Nesse enfoque atemporal, a pessoa pode aceitar sinceramente que deve viver para Deus e adiar indefinidamente decisões de entrega, arrependimento ou envolvimento missionário.
Suficiência das Escrituras sem o dom de profecia em operação
O capítulo apresenta a Bíblia como fonte exclusiva de revelação. A autoridade que lhe atribui está correta e corresponde à posição oficial adventista: a Escritura constitui “o padrão de caráter, a prova da experiência, o revelador definitivo de doutrinas” (Nisto Cremos, cap. 1). Fica de fora a segunda metade dessa posição: o reconhecimento de que o dom de profecia permanece ativo, sem jamais acrescentar-se ao cânon, como sinal identificador do povo remanescente (Apocalipse 12:17), uma vez que “o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Apocalipse 19:10). Sua função, nas palavras de Ellen White, é ser “uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior”, isto é, à Bíblia (O Colportor-Evangelista, p. 125).
Todo dom profético, por isso, passa pelos testes bíblicos que o distinguem das reivindicações falsas, entre eles a coerência com a Escritura e os frutos na vida do profeta (Isaías 8:20; Mateus 7:15-20; 1 Tessalonicenses 5:19-21).
Sem essa segunda metade, o leitor vindo de uma tradição evangélica que considera os dons proféticos encerrados com os apóstolos tende a ler os escritos de Ellen White já predisposto a vê-los como ameaça à suficiência das Escrituras. O adventismo os compreende de outro modo: como instrumento subordinado de orientação pastoral (Nisto Cremos, cap. 18).
Ambiguidade sobre a liberdade humana
Ao dizer que a pessoa “não pode escolher o seu propósito”, Warren quer afirmar, presumivelmente, que o conteúdo do propósito vem de Deus e não de nós. Nisso o adventismo concorda: ninguém inventa para si mesmo a razão de existir. Lida isoladamente, porém, a frase sugere que a realização do propósito também independe da vontade humana, como se bastasse a Deus tê-lo decretado para que se cumprisse necessariamente. Essa afirmação, aliás, não consta do versículo em que Warren a apoia, como o cotejo da seção 3 já mostrou, e o contexto imediato descreve a escolha divina “nele” com vistas à santidade e à adoção (Efésios 1:4,5).
O propósito que Deus estabelece para cada vida (fixo, dado, não negociável) precisa ser distinguido da resposta de cada pessoa a ele. A Bíblia trata essa resposta, reiteradamente, como escolha real e diária de quem foi criado com liberdade: “escolhei, hoje, a quem sirvais” (Josué 24:15); “quem quiser receba de graça a água da vida” (Apocalipse 22:17). Quando as duas coisas se confundem, surgem dois desvios pastorais. Um é a presunção (“já que Deus planejou, vai acontecer de qualquer forma”), que produz passividade espiritual e negligência do crescimento no caráter, algo decisivo para o modo como o adventismo entende a preparação do povo de Deus para os últimos dias. O outro é o desânimo (“se não encontro meu propósito, talvez Deus simplesmente não tenha planejado bem para mim”), que confunde a dificuldade humana de discernimento com uma suposta falha no plano divino.
A teologia adventista evita os dois desvios ao afirmar que Deus governa pela lealdade voluntária de pessoas livres para escolher, e não pela força. Ellen White observa que o exercício da força é contrário aos princípios do governo de Deus, pois o amor não se pode impor (O Grande Conflito, p. 493; O Desejado de Todas as Nações, p. 11; Nisto Cremos, cap. 7).
| Índice dos Capítulos | Dia 2 — Você não é um Acidente |
| Apresentação | Índice Remissivo |

