Dia 37: Partilhando sua Mensagem de Vida
por: Levi de Paula Tavares
1. Resumo do argumento do capítulo
Warren abre o capítulo afirmando que todo cristão recebeu de Deus uma “mensagem de vida” para partilhar. Ela tem quatro partes: o testemunho pessoal, a história de como o relacionamento com Jesus começou; as lições de vida, ou seja, os discernimentos aprendidos por meio da experiência; as paixões de origem divina, que seriam as causas ou grupos pelos quais alguém sente um ardor especial; e as boas-novas, a própria mensagem da salvação.
Sobre o testemunho, Warren argumenta que ele é original e insubstituível, uma vez que ninguém mais viveu exatamente a mesma história, e que sua força está justamente em não pretender provar nada: como uma testemunha de tribunal, que apenas relata o que viu, sem debater o caso. Por isso, segundo o autor, um relato pessoal costuma persuadir mais do que um sermão, já que contorna defesas intelectuais nas quais uma pregação doutrinária esbarraria. Warren observa que Paulo, em seis ocasiões distintas, preferiu recorrer ao próprio testemunho a citar as Escrituras, e sugere que cada crente escreva o próprio relato em quatro etapas (a vida antes de Cristo, a percepção da necessidade dele, o momento do compromisso e a diferença que ele fez) para tê-lo pronto quando a ocasião pedir.
As lições de vida, para Warren, são verdades que emergem de experiências concretas, incluindo as dolorosas, e que se perdem se não forem conscientemente identificadas e registradas; ele lembra que os próprios livros de Provérbios e Eclesiastes nasceram desse hábito em Salomão. Já as paixões seriam um ardor que Deus concede por um problema, um princípio ou um grupo de pessoas específico, capaz de mobilizar alguém a falar e agir onde outros permanecem indiferentes; nem todo crente recebe a mesma paixão, e por isso ninguém deveria desprezar a paixão alheia por não compartilhá-la.
As boas-novas, por sua vez, são descritas como a mensagem de que Deus, em Cristo, reconciliou o mundo consigo mesmo sem levar em conta o pecado das pessoas, perdoando quem confia nessa graça, dando-lhe um propósito para viver e prometendo-lhe um lar no céu. Warren liga a urgência de anunciá-las ao amor de Deus por cada pessoa perdida e à brevidade do tempo disponível. Uma igreja que deixa de crescer, acrescenta, desistiu de alcançar quem ainda está fora da família de Deus.
2. Pressupostos teológicos implícitos
O capítulo pressupõe que o testemunho pessoal seja o argumento supremo na comunicação da fé, o que estabelece uma hierarquia entre duas fontes de autoridade: o relato da experiência pessoal e a exposição direta das Escrituras. Nessa hierarquia, o testemunho ocupa o lugar de autoridade suficiente por si mesma para estabelecer a fé em quem ouve, enquanto a argumentação bíblica ou teológica aparece como um recurso secundário, de apoio. A generalização do método de Paulo em seus discursos de defesa para uma regra geral de comunicação da fé é sintoma dessa mesma hierarquia.
Warren pressupõe também que a paixão seja sinal de chamado: o ardor emocional por uma causa, um grupo ou um problema funcionaria, por si só, como indicador confiável de que Deus concedeu a essa pessoa uma vocação particular dentro da missão geral da igreja. A premissa opera na própria sequência do argumento, já que a paixão seria concedida por Deus a quem se aproxima dele e, uma vez recebida, faria o crente sentir-se compelido a falar e agir; basta pedi-la, segundo o capítulo, para que o coração passe a arder por um país ou por um grupo étnico. O mesmo raciocínio já sustentava, no Dia 30 do livro, o “coração” como um dos componentes da forma de cada crente, descrito por Warren como um compasso emocional cujos interesses são pistas de onde ele deveria servir. Dentro dessa lógica, a paixão traz em si a marca de sua origem: se é Deus quem a concede, o ardor sentido já indica a direção do serviço.
O conteúdo do evangelho aparece no capítulo como algo atemporal. As boas-novas ali descritas (reconciliação, perdão, um propósito para viver e um lar no céu) são apresentadas como um conteúdo evangelístico estável, válido da mesma forma em qualquer momento da história cristã. Warren as resume numa fórmula breve, apoiada em Romanos 1:17 e 2 Coríntios 5:19, e remete o leitor a uma lista de livros que ensinam a apresentá-las, como quem trata de uma mensagem já fixada, transmissível pelo mesmo roteiro a qualquer geração. A urgência que o capítulo atribui a essa mensagem decorre do tempo curto de cada vida, uma vez que o evangelismo seria o único dos cinco propósitos que não continua na eternidade.
3. Base bíblica usada por Warren
O capítulo recorre a paráfrases e a traduções de equivalência dinâmica. As paráfrases são The Message (Msg: 1 Tessalonicenses 1:8, na abertura do capítulo; 1 Pedro 2:9, nota 3; Salmos 119:33, nota 7; Salmos 106:43, nota 8) e a Bíblia Viva (BV: Mateus 12:34, nota 11; Salmos 69:9, nota 12; Colossenses 4:5, nota 20). As traduções de equivalência dinâmica são a GWT (1 João 5:10, nota 2, também na abertura do capítulo), a NCV (2 Coríntios 2:17, nota 1, que o livro registra como 1 Coríntios; Romanos 1:17, nota 15; 2 Pedro 3:9, nota 19), a NVI (Atos 1:8, nota 4; Gálatas 4:18, nota 14; 2 Coríntios 5:14, nota 17), a NTLH (1 Pedro 3:15,16, nota 6, também o versículo para memorizar; Provérbios 25:12, nota 9; 1 João 4:18, nota 18), a CEV (Jeremias 20:9, nota 13) e a NLT (2 Coríntios 5:19, nota 16). A nota 5 remete, sem indicar versão, aos discursos de Atos 22 a 26, e a nota 10 apenas indica passagens (Salmos 51; Filipenses 4:11-13; 2 Coríntios 1:4-10; Salmos 40; Salmos 119:71; Gênesis 50:20).
1 João 5:10 (GWT, nota 2) e Atos 1:8 (NVI, nota 4): Warren apoia nas duas passagens a ideia de que cada crente traz em si um depósito de experiências a relatar e de que Jesus quis testemunhas que contam a própria história, e não advogados. As duas versões são fiéis ao texto, que na Almeida diz que quem crê no Filho “tem, em si, o testemunho” e que os discípulos seriam “minhas testemunhas”. O contexto define o objeto desse testemunho. Em 1 João, trata-se do “testemunho de Deus, que ele dá acerca do seu Filho”, cujo conteúdo é que “Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho” (1 João 5:9,11). Em Atos, os discípulos são testemunhas da ressurreição de Cristo, “do que todos nós somos testemunhas” (Atos 2:32), num discurso em que Pedro argumenta a partir de Joel e dos Salmos (Atos 2:14-36). Nos dois textos, quem testemunha aponta para Cristo, e não para a própria biografia.
Três passagens de The Message transferem para a experiência do crente o que o texto atribui a Deus e à sua Palavra: 1 Tessalonicenses 1:8, 1 Pedro 2:9 (nota 3) e Salmos 119:33 (nota 7). Neste último, Warren cita o pedido para aprender “as lições da vida” como apoio ao hábito de extrair lições da experiência. Na Almeida, o salmista pede: “Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim.” O salmo inteiro trata da Palavra de Deus, e a paráfrase transforma um pedido para aprender os decretos do Senhor num pedido de discernimento sobre a própria vida. O mesmo deslocamento aparece em 1 Tessalonicenses 1:8, em que a palavra do Senhor que “repercutiu” dos tessalonicenses dá lugar à afirmação de que eles próprios seriam a mensagem, e em 1 Pedro 2:9, ponto desenvolvido na seção 5.
Os discursos de Atos 22 a 26, indicados na nota 5, não confirmam a afirmação de que Paulo, em seis ocasiões, usou o testemunho em vez de citar as Escrituras. O relato da conversão aparece em apenas dois deles, e num desses Paulo também apela aos profetas e a Moisés (ver seção 5).
Em 1 Pedro 3:15,16 (NTLH, nota 6), Warren lê o pedido para que os crentes estejam prontos a responder como convite a escrever o próprio testemunho e decorar seus pontos principais. A Almeida traz: “estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. A NTLH conserva o sentido, mas o texto pede uma resposta que dê razão da esperança, e a leitura do capítulo a reduz a um relato memorizado, ponto examinado na seção 5.
As passagens com que o capítulo sustenta a paixão como sinal de chamado (notas 11 a 14) dizem menos do que Warren tira delas. Em Salmos 69:9 (BV, nota 12), ele cita o “grande interesse” de Davi que “arde como uma fogueira” dentro dele. O texto, na Almeida, declara: “o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim”. O salmista nomeia um zelo pela casa de Deus, pago com afronta, e a paráfrase o converte num ardor genérico, aplicável a qualquer causa. Em Jeremias 20:9 (CEV, nota 13), o fogo é a palavra de Deus, que o profeta havia decidido calar depois de se tornar alvo de escárnio (Jeremias 20:7-9), e não um interesse pessoal. Mateus 12:34 (BV, nota 11) e Gálatas 4:18 (NVI, nota 14) trazem no próprio contexto a ressalva que o capítulo deixa de fora: Jesus fala a fariseus cujo coração mau produzia palavras más (Mateus 12:34,35), e Paulo elogia o zelo “pelo bem” logo depois de advertir contra o zelo interesseiro dos que queriam afastar dele os gálatas (Gálatas 4:17). Esses textos pedem que o ardor seja examinado quanto ao seu objeto, ponto desenvolvido na seção 5.
Romanos 1:17 (NCV, nota 15) e 2 Coríntios 5:19 (NLT, nota 16), com que Warren define as boas-novas, são fiéis ao texto, mas o contexto imediato de ambos traz o juízo (Romanos 1:18; 2 Coríntios 5:10), ponto examinado na seção 5.
Nas demais passagens, o exame não revelou problema relevante, e as que dispensaram cotejo foram apenas indicadas por referência ou estão em tradução de equivalência dinâmica sem sustentar argumento central do capítulo.
4. Pontos de convergência
A convicção de que cada cristão, e não apenas o pastor ou o missionário, foi chamado a testemunhar converge plenamente com o sacerdócio de todos os crentes, já valorizado nesta série nos Dias 29 e 36; aqui esse mesmo princípio se ancora diretamente no texto que a doutrina toma como base, o mesmo que Warren cita na nota 3 (1 Pedro 2:9; Nisto Cremos, cap. 12).
O valor do testemunho pessoal é uma convergência parcial. Warren atribui ao relato da própria experiência uma eficácia particular na comunicação da fé, e o salmista também recorre a ele para convidar outros: “vos contarei o que tem ele feito por minha alma” (Salmos 66:16). Ellen White ensina o mesmo princípio: “o que será mais eficaz é o testemunho de nossa própria experiência. Somos testemunhas de Deus ao revelar em nós mesmos a atuação de um poder que é divino” (O Desejado de Todas as Nações, p. 294). A convergência vale para o valor do testemunho em si; não se estende à hierarquia que o capítulo constrói sobre ele diante da exposição das Escrituras, examinada na seção 5.
A insistência do capítulo em que ninguém deveria perecer, apoiada em 2 Pedro 3:9, citado pelo próprio Warren, converge integralmente com o entendimento adventista de que a urgência missionária nasce do amor de Deus por cada pessoa, não de qualquer entusiasmo ou desempenho humano.
5. Pontos de tensão ou divergência com a teologia Adventista
Três questões levantadas pelo capítulo recebem da posição adventista um tratamento distinto do de Warren: a autoridade do testemunho pessoal diante da Palavra, o discernimento das paixões que orientam a missão e o conteúdo específico do evangelho anunciado neste momento da história.
A hierarquia invertida do testemunho
Warren tem razão ao valorizar o testemunho pessoal como ferramenta evangelística poderosa; a citação de Ellen White na seção anterior mostra que a tradição adventista o acompanha. A tensão aparece quando essa vantagem persuasiva se converte numa hierarquia entre duas fontes de autoridade: o capítulo apresenta o testemunho como mais eficaz do que um sermão e, diante de quem não aceita a autoridade da Bíblia, como substituto da própria citação das Escrituras. Apoiado na nota 5, Warren chega a afirmar que Paulo, em seis ocasiões, “usou seu testemunho, em vez de citar as Escrituras”.
Para o adventismo, o testemunho pessoal é meio legítimo e poderoso de evangelização, mas permanece subordinado às Escrituras como critério final de toda doutrina e experiência. “À lei e ao testemunho!” (Isaías 8:20) é o apelo do profeta, e Paulo orienta a igreja: “julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21). A experiência, portanto, é provada pela Palavra, e não o contrário. Nisto Cremos descreve as Escrituras justamente como “a prova da experiência” (Nisto Cremos, cap. 1). Ellen White formula o mesmo princípio ao tratar da relação entre o Espírito e a Palavra: “o Espírito não foi dado, nem nunca o poderia ser, a fim de sobrepor-Se à Escritura; pois esta explicitamente declara ser ela mesma a norma pela qual todo ensino e experiência devem ser aferidos” (O Grande Conflito, Introdução).
Os próprios episódios escolhidos para sustentar essa generalização apontam na direção contrária. Dos seis discursos de defesa registrados em Atos 22 a 26, só dois trazem o relato da conversão: diante da multidão em Jerusalém (Atos 22:1-21) e diante de Agripa (Atos 26:12-18). Nos demais, Paulo não conta sua história. Perante o Sinédrio, cita a lei (Atos 23:5); perante Félix, declara crer “em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas” (Atos 24:14) e, mais tarde, disserta “acerca da justiça, do domínio próprio e do Juízo vindouro” (Atos 24:25); perante Festo, limita-se a responder às acusações e a apelar para César (Atos 25:8-11). Mesmo diante de Agripa, que era “versado em todos os costumes e questões que há entre os judeus” (Atos 26:3), o relato da conversão desemboca na afirmação de que Paulo nada anunciava além do que os profetas e Moisés haviam predito, e termina com a pergunta ao rei: “Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas?” (Atos 26:22,23,27). Na sinagoga de Tessalônica, o mesmo apóstolo “arrazoou com eles acerca das Escrituras” (Atos 17:2,3). O texto de Atos não autoriza deduzir desses discursos um método de testemunho em lugar das Escrituras.
Essa hierarquia aparece de novo, e mais sutilmente, na tradução escolhida para o próprio texto que fundamenta o chamado de todo crente a testemunhar. Em 1 Pedro 2:9 (nota 3), a Almeida diz que o povo de Deus foi escolhido “a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”, um convite ao anúncio de quem Ele é; a versão The Message, que Warren usa ali, converte essa mesma frase em contar aos outros “a diferença que ele fez para vocês”, um convite ao relato de si. Na paráfrase, o objeto da proclamação se inverte, e o foco se desloca de Deus, de onde provém “boa dádiva e todo dom perfeito” (Tiago 1:17), para o ser humano, falho e pecador. A preferência pelo testemunho já está embutida na própria tradução escolhida para sustentá-la.
O próprio capítulo carrega uma tensão interna. O versículo escolhido para memorização neste Dia é 1 Pedro 3:15, que convoca os crentes a estar “sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. No grego original, a expressão traduzida por “responder” traz o substantivo que deu origem à palavra “apologia” no português. Trata-se do mesmo termo com que Paulo abre seu discurso diante da multidão em Jerusalém, “ouvi, agora, a minha defesa perante vós” (Atos 22:1), e com que descreve sua tarefa como “defesa do evangelho” (Filipenses 1:16). Pedro pede uma defesa articulada, capaz de dar “razão da esperança”. Ao esvaziar o peso da argumentação doutrinária em favor da narrativa pessoal, o capítulo enfraquece exatamente aquilo que seu versículo-âncora pede ao leitor.
Esta série já registrou um padrão semelhante, em que um critério subjetivo (o sentimento, o entusiasmo, o coração) ocupa silenciosamente o lugar de um teste objetivo (Dias 13 e 30). Aqui a mesma inclinação alcança a autoridade do próprio discurso evangelístico. Um crente que absorva essa hierarquia pode aprender a contar bem sua história sem aprender a estudar e apresentar a Palavra com a mesma confiança, ficando despreparado justamente para fazer o que 1 Pedro 3:15 pede.
O ardor sem confirmação externa
O capítulo trata o ardor por uma causa como sinal suficiente de que Deus concedeu ali um chamado específico. Por sua própria força, esse ardor bastaria para compelir alguém a falar, e nenhum outro crivo é proposto. Esta série já observou o mesmo padrão a propósito dos dons espirituais, quando o coração foi apresentado como bússola confiável para o ministério e o entusiasmo pessoal como prova de autenticidade de um dom (Dia 30).
Deus de fato acende paixões genuínas no coração humano, como mostram Davi e Jeremias, ambos citados no capítulo. A mesma Escritura, contudo, recomenda que revelações, impressões e ardores pessoais sejam examinados pela comunidade de fé antes de se tornarem direção de vida: “os outros julguem” é a instrução de Paulo à igreja de Corinto a propósito de manifestações espirituais análogas (1 Coríntios 14:29). Ellen White alerta contra o risco de dispensar esse exame: “essa docilidade às impressões de momento, com desprezo manifesto do que ensina a Bíblia, só pode resultar em confusão e ruína” (O Grande Conflito, Introdução). Para o adventismo, esse crivo comunitário e doutrinário não diminui a autenticidade do chamado. Ele protege a igreja e o próprio crente de canalizar um zelo genuíno para prioridades que, por mais sentidas que sejam, podem se afastar das que a Palavra estabelece. Nisto Cremos aplica o mesmo princípio aos dons espirituais, num raciocínio que se estende bem à paixão: “deveríamos esperar a confirmação final de nossos dons a partir do julgamento do corpo de Cristo, e não a partir de nossos próprios sentimentos” (Nisto Cremos, cap. 17).
Sem esse crivo, a paixão vira critério autossuficiente: o crente passa a confiar no próprio ardor como se fosse, sozinho, comprovação de que Deus está por trás dele, questionando essa certeza apenas quando o sentimento arrefece, não quando a comunidade de fé aponta um desvio. A confirmação da igreja, longe de ser um obstáculo burocrático, é o que distingue um chamado autêntico de um entusiasmo passageiro. A distinção vale também no sentido inverso. Um chamado autêntico não depende da constância do ardor, que as provações podem esfriar. O mesmo Jeremias citado no capítulo chegou a decidir não falar mais no nome do Senhor, depois de se tornar alvo de escárnio, e confessou: “já desfaleço de sofrer e não posso mais” (Jeremias 20:7-9). Seu chamado, recebido do próprio Deus (Jeremias 1:5), continuava de pé naquele momento de exaustão. Do mesmo modo, quem teve o chamado confirmado fora de si mesmo, pela Palavra e pela igreja, tem motivo para perseverar na obra quando o entusiasmo inicial diminui.
A hora do juízo ausente
Ao definir as boas-novas como reconciliação, perdão e a promessa de um lar no céu, Warren descreve com precisão o núcleo do evangelho que apóstolos e profetas sempre proclamaram; nesse núcleo, não há desacordo algum com o adventismo. Os próprios textos com que ele define essa mensagem não a separam do juízo. Logo depois de afirmar que “a justiça de Deus se revela no evangelho” (Romanos 1:17), Paulo acrescenta: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens” (Romanos 1:18). A palavra da reconciliação de 2 Coríntios 5:19, por sua vez, vem precedida da advertência de que “importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo” (2 Coríntios 5:10). A lacuna, já examinada em detalhe no Dia 36 desta série, permanece a mesma: o texto não avança para o acréscimo que a Escritura faz a essa mesma mensagem no tempo do fim. O evangelho eterno de Apocalipse 14:6,7 liga a mensagem da salvação ao anúncio de que “é chegada a hora do seu juízo” (Apocalipse 14:7), o que dá à proclamação final seu conteúdo mais específico e sua urgência mais concreta (Nisto Cremos, cap. 13). Um evangelismo formado nesse molde fala do amor e do perdão de Deus, mas cala o elemento que confere à mensagem final seu caráter de urgência profética, justamente o que Apocalipse 14 pede que seja proclamado antes do retorno de Cristo.
A frase do capítulo segundo a qual “a igreja que não quer crescer está dizendo ao mundo: vocês podem ir para o inferno” pressupõe, mais uma vez, a ideia de um tormento consciente e sem fim dos perdidos, já examinada nos Dias 4 e 14 desta série. O argumento não precisa ser retomado. Basta notar que a mesma ideia reaparece aqui como pano de fundo emocional da urgência evangelística.
A mesma frase usa, além disso, um critério equivocado para julgar a igreja: a comissão de Cristo é pregar o evangelho e fazer discípulos (Mateus 28:19,20), e o crescimento numérico é algo distinto, que a Escritura atribui à soberania de Deus, não ao desempenho da igreja: “Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus” (1 Coríntios 3:6,7). Ellen White expressa o mesmo princípio em termos pastorais diretos: “o Senhor não vos julgará pela soma de êxito manifestada em vossas campanhas evangélicas” (Evangelismo, p. 329). A igreja pode ser plenamente fiel, pregando e discipulando com integridade, num contexto hostil ou estéril, sem que isso se traduza em números. Medir a fidelidade de uma igreja pelo crescimento que produz inverte o critério da Escritura. Invertido o critério, abre-se espaço para justificar meios questionáveis de atrair pessoas à igreja, quando é o próprio Cristo, erguido diante do mundo, quem deveria atrair: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo” (João 12:32). A mesma autora nomeia esse desvio: “alguns ministros cometem o erro de pensar que o sucesso depende de arrastar uma grande congregação pelo aparato exterior, anunciando depois a mensagem da verdade em estilo teatral” (Obreiros Evangélicos, p. 383). Trata-se, diz ela, de empregar fogo comum em lugar do fogo sagrado, e a palavra do Senhor a Zorobabel aponta o caminho oposto: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6).
| Dia 36 — Feito para uma Missão | Índice dos Capítulos | Dia 38 — Tornando-se um Cristão de Primeira Classe |
| Apresentação | Índice Remissivo |

