(Falsas) Estratégias de Crescimento para a Igreja

“Uma Vida com Propósitos” à luz da Teologia Adventista – Dia 24

Dia 24: Transformado pela Verdade

por: Levi de Paula Tavares

1. Resumo do argumento do capítulo

Warren dá continuidade ao terceiro bloco do livro com a afirmação de que a verdade transforma. O crescimento espiritual, para ele, é o processo de substituir mentiras por verdades, e o autor o ancora na oração de Jesus: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17, NVI). A santificação, escreve, exige revelação, pois é o Espírito de Deus quem usa a Palavra de Deus para tornar o crente semelhante ao Filho de Deus. Isto explica a ênfase com que Warren descreve a Palavra como viva e poderosa, muito além de um manual de doutrinas: ela gera vida, cria fé, cura feridas e edifica o caráter, entre outros efeitos que ele enumera em sequência. Ela é também o alimento espiritual do crente (leite, pão, comida sólida e sobremesa), uma refeição completa que sustenta o crescimento promovido pelo Espírito Santo. A negligência dessa alimentação recebe o nome de “anorexia espiritual”: a alma definha de fome, embora existam hoje mais Bíblias impressas do que em qualquer época.

O núcleo do capítulo detalha o que significa “permanecer” na Palavra, a partir de João 8:31, em três atividades. A primeira é aceitar sua autoridade: a Bíblia deve ter “a primeira e a última palavra” na vida do crente, acima de critérios que Warren nomeia e descarta um a um (cultura, tradição, razão e emoção), por considerá-los corrompidos pela entrada do pecado no mundo. O testemunho de Billy Graham ilustra essa entrega: ele decidiu confiar plenamente na Escritura, mesmo diante de passagens que não compreendia, e Warren atribui a essa decisão o poder que marcou seu ministério posterior. A segunda atividade é assimilar a verdade da Palavra, o que ocorre por cinco caminhos: receber a Palavra com atitude aberta e humilde, à maneira da parábola do semeador (Lucas 8:18); lê-la regularmente; pesquisá-la ou estudá-la, fazendo perguntas ao texto; relembrá-la, ou memorizá-la; e refletir nela, um “pensamento concentrado” que Warren compara à preocupação, mas voltado para o bem. Davi, chamado por Deus de “homem segundo o meu coração” (Atos 13:22, NVI), serve de exemplo maior dessa última prática, por seu amor a meditar na Palavra (Salmo 119). A meditação recebe ainda a promessa de que refletir na verdade de Deus transforma o crente “com glória cada vez maior” (2 Coríntios 3:18, NVI), texto que o livro já havia proposto para memorização no Dia 22 do livro.

A terceira atividade é aplicar os princípios da Palavra. Warren insiste que conhecer não basta: é preciso ser “praticante” dela (Tiago 1:22, KJV), não apenas ouvinte, à semelhança do homem prudente que edifica sua casa sobre a rocha (Mateus 7:24). Esse é, segundo o autor, o passo mais difícil, porque Satanás o combate com intensidade e porque a verdade aplicada pode doer. Para enfrentá-lo, Warren recomenda participar de um pequeno grupo de estudo bíblico e escrever uma atitude efetiva que seja pessoal, prática e verificável.

2. Pressupostos teológicos implícitos

O crescimento espiritual é entendido por Warren como um processo que ocorre sobretudo no pensamento, o de substituir mentiras por verdades, ênfase que o Dia 23 desta série já havia registrado. A definição abre o capítulo e organiza tudo o que vem depois: quando o autor pede que o crente preencha a mente com a Palavra, para que o Espírito Santo o transforme com a verdade, as cinco práticas de assimilação (receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir) passam a ser etapas de um mesmo percurso mental, que vai do ouvir ao pensar de modo concentrado. Na lógica de Warren, avançar na vida cristã acompanha o quanto a verdade ocupa a mente do crente.

A permanência na Palavra é tratada como disciplina pessoal. As práticas de assimilar a verdade são explicadas em termos de tempo, método e hábito de cada crente: quinze minutos diários de leitura, perguntas simples dirigidas ao texto (quem, o quê, quando, onde, por quê e como), alguns versículos copiados num cartão para levar consigo, um versículo escolhido para reflexão repetida. A metáfora do alimento (leite, pão, comida sólida) reforça essa imagem de consumo pessoal, em que cada crente se nutre na medida de sua fome e de sua disciplina.

A Escritura é tomada como critério único e autossuficiente de discernimento, imune à corrupção que atinge todos os demais. Para Warren, cultura, tradição, razão e emoção foram corrompidas pela entrada do pecado no mundo e, por isso, não orientam com segurança; somente a Palavra supre a necessidade de um critério perfeito. O alcance dessa premissa aparece no apelo do capítulo para que o crente decida, desde hoje, perguntar primeiro o que a Bíblia diz diante de qualquer escolha e seguir em frente “quer faça sentido para você, quer não”. A premissa se insere na tradição protestante da suficiência das Escrituras e, no capítulo, funciona como regra prática de decisão.

3. Base bíblica usada por Warren

O capítulo recorre predominantemente à NVI (notas 1, 6, 8, 10, 12, 13, 20, 21, 25, 26), à NCV (notas 5, 15, 17, 22) e à NASB (notas 4, 9), com a NLT no primeiro versículo de abertura (Mateus 4:4), a CEV na nota 11 e a KJV na nota 24. Somam-se a elas três paráfrases de autor único: The Message (Msg), no segundo versículo de abertura (Atos 20:32) e na nota 2; a Amplified Bible (Amp), na nota 14; e a Bíblia Viva (BV), na nota 19. Nas paráfrases o versículo chega ao leitor já relido por quem o reformulou, e por isso o confronto com a Almeida se torna necessário onde uma delas sustenta um argumento específico do capítulo.

O segundo versículo de abertura, Atos 20:32 na Msg, promete que a palavra graciosa de Deus pode “fazer de vocês o que ele quer que vocês sejam” e dar-lhes “tudo o que vocês venham a necessitar”. Na Almeida, Paulo encomenda os presbíteros de Éfeso “à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados”. A paráfrase preserva o poder da Palavra de edificar, mas troca a herança, promessa futura e partilhada com todos os santificados, por uma provisão para as necessidades de quem lê. O uso é fiel na primeira metade do versículo e deslocado na segunda, com uma ênfase individual que acompanha o modo como o capítulo trata a permanência na Palavra.

Na nota 19, a BV serve à quarta prática, relembrar: “Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês”. A Almeida diz: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria” (Colossenses 3:16). Um verbo de habitação, dirigido a todos os irmãos (“em vós”), dá lugar a um verbo de memória, e a segunda metade do versículo, sobre instrução e aconselhamento mútuos, fica fora da citação. O uso é extrapolado: memorizar é aplicação legítima, mas o texto trata da palavra de Cristo morando no meio da comunidade.

Warren cita 2 Coríntios 3:18 na NVI (nota 20) para afirmar que refletir na Palavra transforma o crente. A Almeida diz que “todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. A NVI concorda no essencial, mas Warren aplica o versículo à meditação bíblica, dizendo que contemplamos “a verdade de Deus”, quando o texto fala de contemplar a glória do Senhor, e a citação termina antes da cláusula que nomeia o Espírito como agente da transformação. O versículo já havia servido de texto para memorizar ao final do Dia 22 do livro, em outra versão (NLT). O uso é extrapolado, sobretudo pela omissão do Espírito, que a seção 5 retoma.

Outras diferenças são pequenas e não alteram o argumento. Em 2 Timóteo 3:17 (nota 2), a Msg mantém a ideia de ser “habilitado para toda boa obra”, ampliando o “homem de Deus” para “nós”. Em Tiago 1:18 (nota 5), a NCV traduz por “a mais importante de todas as coisas que ele fez” o que a Almeida chama de “primícias das suas criaturas”, trocando a imagem de consagração pela de posição. Em Jó 23:12 (nota 6), a NVI compara a Palavra ao pão de cada dia; a ACF traz uma comparação próxima (“as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção”), e a ARA não a tem (“escondi no meu íntimo as palavras da sua boca”). Em 2 Timóteo 3:16 (nota 11), a CEV diz que “tudo nas Escrituras é Palavra de Deus”, onde a Almeida traz “toda a Escritura é inspirada por Deus”, e o termo grego traduzido por “inspirada” significa literalmente “soprada por Deus”; a versão deixa de lado essa imagem, mas conserva a origem divina da Escritura, que é o ponto de que Warren se serve. Em Tiago 1:21 (nota 14), a Amp apenas acrescenta “arraigada no coração” à palavra “implantada”, e em Tiago 1:25 (nota 17) a NCV diz “estudam” onde a Almeida diz “considera, atentamente”.

O restante do uso bíblico é fiel ao propósito de cada texto: Mateus 4:4 (NLT), João 17:17 (nota 1), Hebreus 4:12, Atos 7:38 e 1 Pedro 1:23 (nota 3), João 6:63 (nota 4), 1 Pedro 2:2 (nota 8), João 8:31 (nota 9), Provérbios 30:5 (nota 10), Atos 24:14 (nota 12), Lucas 8:18 (nota 13), Deuteronômio 17:19 (nota 15), Atos 13:22 (nota 21), Salmos 119:97 (nota 22), Tiago 1:22 (nota 24), Mateus 7:24 (nota 25) e João 13:17 (nota 26), além das referências agrupadas das notas 7, 18 e 23.

4. Pontos de convergência

A afirmação de que “a Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra” na vida do crente, acima de cultura, tradição, razão ou emoção, converge com a doutrina adventista da suficiência das Escrituras, já desenvolvida no Dia 1 desta série (Nisto Cremos, cap. 1). A convergência é parcial: falta ao capítulo a segunda metade da crença adventista sobre o tema, tratada no ponto de tensão sobre o dom de profecia.

As práticas que Warren descreve para permanecer na Palavra (aceitar sua autoridade e assimilar sua verdade por meio de receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir) ecoam de perto o que a doutrina adventista do crescimento em Cristo ensina sobre o estudo da Palavra e a vida de oração, as duas fontes primárias da comunhão com Deus (Nisto Cremos, cap. 11).

Warren apoia em Hebreus 4:12 a afirmação de que a Palavra de Deus é viva. A doutrina adventista recorre ao mesmo versículo, que a descreve como “apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”, para explicar o poder da Palavra na batalha espiritual do crente (Nisto Cremos, cap. 11).

5. Pontos de tensão ou divergência com a teologia Adventista

A posição adventista concorda com o eixo do capítulo, segundo o qual o crescimento cristão passa pela Palavra de Deus, e pede qualificação em três pontos: a ideia de que a verdade correta basta para produzir crescimento, o estudo bíblico em comunidade (que o capítulo reserva ao momento da aplicação) e a falta do dom de profecia ao lado da suficiência das Escrituras.

Conhecer não é o mesmo que crescer

Warren aproxima crescimento espiritual e verdade a ponto de equipará-los: “o crescimento espiritual”, escreve ele, “é o processo no qual substituímos as mentiras pelas verdades.” Essa aproximação tem base bíblica sólida: a oração de Jesus por santificação “na verdade” (João 17:17) e a identificação do Diabo como “mentiroso e pai da mentira” (João 8:44) colocam a substituição de mentiras por verdades no centro do próprio conflito entre Cristo e Satanás. Resta saber se essa ligação basta, por si só, para definir o que significa crescer em Cristo.

A Escritura contradiz essa suficiência de modo direto: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” (Tiago 2:19). Os demônios conhecem a verdade sobre Deus com precisão total e chegam a identificar Jesus como o Santo de Deus antes mesmo dos discípulos (Marcos 1:24), sem que essa verdade em nada os transforme. Crer corretamente é necessário, mas, de acordo com a Bíblia, não basta.

A diferença é de categoria. Saber muda o que a pessoa conhece; crescer muda quem ela é. Paulo marca esse contraste ao escrever que “o saber ensoberbece, mas o amor edifica” (1 Coríntios 8:1). Segundo o texto, a informação correta, sozinha, pode produzir o oposto do crescimento: em lugar da vontade submissa, dos afetos reordenados e do caráter moldado à imagem de Cristo pela obra do Espírito Santo, ela gera orgulho intelectual.

Warren não ignora o papel do Espírito Santo: afirma que o Espírito usa a Palavra para tornar o crente semelhante a Cristo e que uma mente preenchida com a Bíblia permite ao Espírito transformá-lo com a verdade. O que o capítulo desenvolve, no entanto, são as ações do crente (receber, ler, pesquisar, relembrar, refletir), e nem o versículo que Warren cita ao tratar da meditação (2 Coríntios 3:18) chega com o final que nomeia o agente, “como pelo Senhor, o Espírito”. A definição de abertura, tomada como resumo do crescimento, deixa a impressão de que o processo se completa na troca de ideias falsas por verdadeiras. Para o adventismo, o estudo da Palavra é uma entre as fontes do crescimento cristão, ao lado da oração e da vida que produz fruto, e não o mecanismo único e autossuficiente que essa definição sugere (Nisto Cremos, cap. 11).

Quem absorve a definição sem essa ressalva pode passar a medir a maturidade pela quantidade de verdade que conhece, e não pelo caráter que ela produziu. Um membro pode dominar com precisão a doutrina do santuário, do sábado e da segunda vinda e continuar orgulhoso, impaciente e autocentrado, satisfeito por “já saber a verdade”: situação semelhante à dos demônios de Tiago 2:19, que conhecem corretamente sem que o caráter que só o Espírito produz acompanhe o conhecimento.

Comunidade restrita à aplicação

Warren apresenta o permanecer na Palavra em três atividades: aceitar sua autoridade, assimilar sua verdade e aplicar seus princípios. A segunda se desdobra em cinco práticas: receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir. Nas duas primeiras atividades o modelo é individual. Aceitar a autoridade da Bíblia é apresentado como decisão pessoal, “a decisão mais importante que você pode tomar hoje”; receber a Palavra depende da disposição interior de quem ouve, mente aberta ou fechada; as demais práticas seguem o mesmo padrão: separar quinze minutos do dia, escolher um versículo e refletir sobre ele repetidamente, escrever um cartão para levar consigo.

A comunidade só entra quando o capítulo trata da terceira atividade. Ao explicar por que aplicar a verdade é difícil, Warren escreve que é “tão importante discutir as aplicações pessoais com outras pessoas” e recomenda participar de um pequeno grupo de estudo bíblico. O reconhecimento é valioso, mas restrito ao momento da aplicação: o estudo em si, sistemático e feito ao lado de outros crentes, não aparece como prática corporativa.

A base bíblica dessa dimensão está no versículo que Warren usa para a prática de relembrar. Paulo escreve à igreja de Colossos que a palavra de Cristo deve habitar “ricamente” nos irmãos e manda, na mesma frase, que se instruam e se aconselhem “mutuamente em toda a sabedoria” (Colossenses 3:16).

Para o adventismo, esse mesmo conjunto de práticas, do receber ao refletir, ganha uma expressão corporativa, própria da vida da igreja como comunidade de fé (Nisto Cremos, cap. 12), no estudo da Escola Sabatina: uma estrutura mundial de estudo bíblico semanal em pequenos grupos, com uma lição comum estudada por milhões de adventistas ao mesmo tempo. Longe de substituir o estudo pessoal que Warren descreve, a Escola Sabatina o pressupõe: o estudo individual durante a semana alimenta a discussão do sábado, e a discussão do sábado aprofunda e testa o que cada um estudou sozinho. O pequeno grupo que Warren recomenda aparece aqui como estrutura permanente da igreja, que acompanha todas as etapas do estudo e não apenas a aplicação.

A Escola Sabatina não esgota essa dimensão. Entre a comunhão particular e a congregação reunida, a teologia adventista reconhece uma esfera intermediária, o culto doméstico: os mesmos gestos de receber, ler, pesquisar, relembrar e refletir, praticados em família todos os dias, e não apenas uma vez por semana. Ellen White orienta que “no culto familiar, tomem parte também as crianças, cada qual com sua Bíblia, lendo dela um ou dois versículos” (O Lar Adventista, p. 231,232). A orientação trata o culto familiar como estrutura tão deliberada quanto a leitura pessoal que o capítulo descreve, e não como acréscimo opcional a ela.

A lacuna não constitui, isoladamente, um erro doutrinário, mas tem efeito estrutural. Quem reserva a comunidade ao momento de aplicar e faz do restante do estudo um exercício solitário pode amar a Palavra com sinceridade e nunca aprender a estudá-la ao lado de outros, sem a correção e o enriquecimento mútuo que a leitura em comunidade proporciona: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Provérbios 27:17).

O dom de profecia ausente no capítulo

Ao afirmar que “a Bíblia deve sempre ter a primeira e a última palavra” em sua vida, Warren repete a lacuna já registrada no Dia 1 desta série, onde a Bíblia também aparece como fonte exclusiva de revelação: falta o reconhecimento de que o dom de profecia permanece ativo na igreja. Apocalipse descreve o remanescente como os que “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:17) e explica que “o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Apocalipse 19:10). Esse dom serve de sinal do povo remanescente e nunca se soma ao cânon: os escritos de Ellen White não substituem a Bíblia, que continua sendo o único padrão pelo qual eles são julgados (Nisto Cremos, caps. 1 e 18).

A ausência pesa mais aqui porque o capítulo inteiro se dedica a defender a autoridade final da Escritura, o lugar mais natural para essa ressalva. Compreensível diante do público evangélico geral do livro, ela deixa o leitor sem as ferramentas para entender por que o adventismo lê os escritos de Ellen White como algo distinto de uma ameaça à autoridade que Warren defende com tanto vigor.


Dia 23 — Como Crescemos Índice dos Capítulos Dia 25 — Transformado pela Provação
Apresentação Índice Remissivo

Tags: ,