(Falsas) Estratégias de Crescimento para a Igreja

“Uma Vida com Propósitos” à luz da Teologia Adventista – Dia 5

Dia 5: Enxergando a Vida do Ponto de Vista de Deus

por: Levi de Paula Tavares

1. Resumo do argumento do capítulo

Warren abre o capítulo afirmando que toda pessoa carrega uma “metáfora de vida”: a imagem mental, consciente ou não, pela qual interpreta a própria existência. Para reforçar a ideia, cita Anaïs Nin: “não vemos as coisas como são, mas como nós somos”. Ele lista então uma série de metáforas que as pessoas costumam usar: a vida como circo, campo minado, montanha russa, quebra-cabeça, sinfonia, jornada, dança, carrossel, bicicleta de dez marchas, jogo de cartas. Essas imagens moldam os valores sem que se perceba: quem vê a vida como festa valoriza a diversão; quem a vê como corrida valoriza a velocidade; quem a vê como batalha valoriza vencer. Warren propõe trocar essas imagens por três metáforas bíblicas. Duas são desenvolvidas neste capítulo, e a terceira fica para o próximo.

A primeira metáfora é que a vida é um teste. Segundo Warren, Deus testa continuamente o caráter, a fé, a obediência, o amor, a honestidade e a lealdade das pessoas, tanto por meio de circunstâncias comuns quanto de provações específicas. Os exemplos incluem Abraão (convocado a oferecer Isaque) e Jacó (que trabalhou anos a mais para conseguir Raquel); Adão e Eva e Davi, reprovados em seus respectivos testes; e José, Rute, Ester e Daniel, aprovados nos deles. O autor destaca ainda o rei Ezequias, de quem a Escritura diz que Deus o “deixou, para prová-lo” (2 Crônicas 32:31, NLT), como exemplo de um teste que consiste justamente em não sentir a presença de Deus por um tempo. Nenhum incidente, afirma, é de fato insignificante, nem mesmo a gentileza com uma garçonete ou a cortesia com um balconista. Cada teste carrega implicações eternas. Deus nunca permite provação maior do que a graça concedida para suportá-la, e promete recompensar com “a coroa da vida” (Tiago 1:12, GWT) quem perseverar.

A segunda metáfora é que a vida é uma incumbência de confiança, isto é, uma mordomia. Uma vez que tudo pertence a Deus (tempo, talentos, recursos, dinheiro), o ser humano nunca é de fato dono de nada durante sua breve passagem pela terra. Ele é apenas administrador temporário daquilo que Deus lhe empresta. Warren ilustra a ideia com a parábola dos talentos e com um episódio pessoal: o uso da casa de praia de um casal amigo no Havaí. Ao fim da vida, segundo o capítulo, cada pessoa será avaliada pelo que fez com o que recebeu, e a fidelidade será recompensada na eternidade com reconhecimento, promoção e honra. O dinheiro, para muitos o maior de todos os testes, ocupa lugar especial nesse argumento: a forma como cada um o administra determina, segundo Warren, quanto Deus pode confiar-lhe as verdadeiras riquezas.

2. Pressupostos teológicos implícitos

A provação é entendida no capítulo como instrumento de formação de caráter, e Warren pressupõe que Deus testa ativamente cada pessoa, o tempo todo, por meio das circunstâncias mais comuns do dia a dia, avaliando como cada uma reage a problemas, a conflitos, a pessoas ao seu redor, a enfermidades, a decepções e até ao clima. Cada momento, cada ação e reação, por menor que seja, funciona como ocasião de avaliação divina. Sob o mesmo rótulo de “teste”, o capítulo reúne episódios de natureza diversa, da ordem dada a Abraão às reações diante dos problemas cotidianos, e trata provações, tentações e circunstâncias comuns como uma categoria única.

Por trás da segunda metáfora está uma mordomia universal. A ideia de que tudo pertence a Deus, e de que o ser humano é apenas administrador temporário, tem raiz no relato da criação: Adão e Eva recebem domínio sobre a terra sem nunca deixarem de responder a Deus por esse domínio (Gênesis 1:28). Warren estende esse princípio a todo ser humano, e não apenas ao crente consciente disso. Estende-o também a toda esfera da vida: tempo, talentos, relacionamentos e, sobretudo, dinheiro.

A recompensa, por sua vez, é tratada como proporcional ao desempenho. Warren afirma que, ao fim da vida, cada pessoa será “avaliada e recompensada conforme seu desempenho” ao lidar com o que Deus lhe confiou, e conclui daí que mesmo uma simples tarefa diária tem implicações eternas. As três recompensas mencionadas (reconhecimento, promoção e honra) aparecem como resultado direto dessa administração. Isto pressupõe uma espécie de avaliação de desempenho feita ao fim da vida, tema ligado à discussão sobre o julgamento final, já desenvolvida no Dia 3 desta série.

3. Base bíblica usada por Warren

O capítulo recorre apenas a traduções de equivalência dinâmica.

As traduções de equivalência dinâmica são:

  • Nova Versão Internacional (NVI)
    • Tiago 4:14b, na abertura do capítulo;
    • Mateus 25:21, nota 10;
    • Lucas 12:48, nota 12.
  • Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH)
    • Romanos 12:2, nota 1;
    • 1 Coríntios 10:13, nota 3;
    • Salmos 24:1, nota 5;
    • Gênesis 1:28, nota 6;
    • Lucas 16:10a, versículo para memorizar.
  • New Living Translation (NLT)
    • 2 Crônicas 32:31, nota 2;
    • 1 Coríntios 4:7b, nota 7;
    • Lucas 16:11, nota 11.
  • God’s Word Translation (GWT)
    • Tiago 1:12, nota 4.
  • New Century Version (NCV)
    • 1 Coríntios 4:2, nota 8.

A nota 9 (Mateus 25:14-19) não indica a versão.

Em 2 Crônicas 32:31 (NLT), Warren vê um exemplo de teste em que Deus se retira e o crente deixa de sentir Sua proximidade. A NLT acompanha a Almeida, que diz: “Deus o desamparou, para prová-lo e fazê-lo conhecer tudo o que lhe estava no coração”. O contexto do versículo é um episódio específico: a visita dos embaixadores dos príncipes da Babilônia, pouco depois de o cronista registrar que “o seu coração se exaltou” (2 Crônicas 32:25). O desamparo serviu para expor o orgulho de Ezequias, e o texto não o relaciona com a experiência de deixar de sentir a presença de Deus. A finalidade que Warren acrescenta, a de preparar o rei para uma responsabilidade maior, também não aparece na passagem.

Ao citar Tiago 1:12 (GWT), Warren o introduz afirmando que, a cada teste vencido, Deus toma nota e planeja uma recompensa na eternidade. A GWT reproduz bem o texto, que na Almeida diz: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida”. Tiago fala de uma única coroa, recebida depois da aprovação, e a construção do original indica que essa coroa é a própria vida. Isto não sustenta a ideia de prêmios acumulados teste a teste, nem a de uma graduação de recompensas (ver seção 5).

1 Coríntios 4:2 (NCV), na versão usada por Warren, fala de todos “os que recebem em confiança algo de valor”, e apoia assim a mordomia de tudo o que se possui. A Almeida é mais restrita: “o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”. O versículo anterior identifica esses despenseiros como Paulo e seus colaboradores, “ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1 Coríntios 4:1). Aplicar a mesma fidelidade à administração de bens é legítimo como princípio, mas a extensão a todo e qualquer bem vem da NCV, e não do texto.

Das palavras do senhor ao primeiro servo, em Mateus 25:21 (NVI), Warren tira três recompensas que, segundo ele, correspondem ao desempenho de cada um. A NVI segue de perto a Almeida: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”. É digno de nota que, dois versículos adiante, o servo que recebera dois talentos, e ganhara apenas outros dois, ouve exatamente as mesmas palavras (Mateus 25:23). A parábola mostra o senhor dando a mesma recompensa a resultados numéricos diferentes. O que ela premia é a fidelidade de cada servo com o que lhe foi confiado, sem relação com o volume produzido (ver seção 5).

O restante do uso bíblico não apresenta problema relevante: as demais passagens não sustentam argumento central do capítulo ou trazem apenas diferenças pequenas de tradução.

4. Pontos de convergência

Deus pode usar as dificuldades da vida para desenvolver o caráter, e o adventismo compartilha essa convicção (Tiago 1:2-4; Romanos 5:3-4) com uma ressalva, já discutida no Dia 2 desta série: nem todo sofrimento carrega essa finalidade formativa. Parte dele é apenas o efeito geral do pecado num mundo caído, e parte é consequência de escolhas próprias que pedem correção, e não necessariamente crescimento.

A mordomia como estilo de vida é doutrina compartilhada por toda a tradição cristã. A ideia de que o ser humano é administrador, e não dono, de tudo o que tem (tempo, talentos, dinheiro, corpo) está enraizada na prática adventista, talvez com ênfase ainda maior do que na maioria das tradições evangélicas (Nisto Cremos, cap. 21).

A observação de que o modo de lidar com o dinheiro revela a maturidade da vida espiritual converge plenamente com o ensino bíblico, também aceito pelo adventismo: “quem é fiel no pouco também é fiel no muito… Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?” (Lucas 16:10-11; Nisto Cremos, cap. 21).

Warren aplica a parábola dos talentos em sentido coerente com a leitura adventista, que também a toma como ilustração por excelência do princípio da mordomia: talentos, tempo e recursos são confiados por Deus para serem multiplicados a Seu serviço, e não simplesmente preservados (Mateus 25:14-30; Nisto Cremos, cap. 21).

5. Pontos de tensão ou divergência com a teologia Adventista

A posição adventista acompanha o capítulo na convicção de que as provações podem formar o caráter, mas qualifica de maneira diversa o que significa dizer que “a vida é um teste” e acrescenta dimensões que o capítulo deixa de lado. Os pontos que pedem essa leitura mais cuidadosa são: o teste tomado como definição da vida, e não como algo que acontece dentro dela; os testes vividos sem o pano de fundo do grande conflito; a mordomia financeira interrompida antes da prática concreta do dízimo; o caráter formado pela graça, e não pelo desempenho; e as recompensas eternas desligadas do juízo investigativo.

“A vida é um teste” como definição, não apenas descrição

Há uma diferença entre dizer que Deus testa as pessoas ao longo da vida e dizer que a vida é, em si, um teste. A primeira afirmação descreve algo que Deus faz dentro de uma existência cujo propósito é outro: a comunhão com Ele. A segunda transforma o próprio teste na definição da existência, como se o ser humano tivesse sido criado principalmente para ser avaliado.

Essa imprecisão gera uma tensão dentro do próprio livro. Os primeiros capítulos de Warren (Dias 1 e 2) já haviam estabelecido uma visão relacional da existência humana, centrada na comunhão com Deus e não na autocentração. Ao propor “a vida é um teste” como uma das metáforas que o estruturam, sem explicar como ela se relaciona com essa visão, o capítulo introduz um segundo centro de atenção, de cunho avaliativo, e não relacional, que compete com o primeiro sem que o leitor perceba o atrito.

A teologia adventista resolve essa tensão ao tratar o teste como consequência necessária da liberdade com que Deus criou o ser humano. Deus criou seres morais livres a fim de que pudessem amá-Lo e refletir genuinamente Seu caráter. Isto implica que a liberdade real inclui a possibilidade de escolha, inclusive a escolha errada. Deus não pôs a árvore no jardim do Éden (Gênesis 2:16-17) para avaliar Adão e Eva antes de aceitá-los. A árvore estava ali porque a comunhão genuína só é possível quando livremente escolhida. O apelo de Moisés ao povo de Israel, “escolhe, pois, a vida” (Deuteronômio 30:19-20), também pressupõe uma decisão real, e não um exame em que se busca aprovação. No teste, a fidelidade se exerce como escolha livre, e essa liberdade existe para servir a um propósito maior: o relacionamento com Deus e a formação do caráter à Sua semelhança (Nisto Cremos, cap. 7).

Inverter essa ordem tem um custo. Quem absorve a noção de que “a vida é um teste” como lente principal para entender a própria existência tende, com o tempo, a se relacionar com Deus primeiro como avaliador atento a acertos e erros. Só depois, se sobrar espaço, Deus aparece como o Pai que anela por comunhão. Uma inversão sutil como essa basta para transformar uma espiritualidade de relacionamento numa espiritualidade de desempenho. Talvez Warren pretendesse apenas mostrar que as dificuldades da vida têm sentido e propósito, mas a metáfora, tomada como definição, vai além dessa intenção.

Testes sem o pano de fundo do grande conflito

Warren apresenta os testes da vida como assunto exclusivo entre Deus e cada pessoa, sem o pano de fundo já estabelecido nos Dias 1 e 2 desta série: o grande conflito entre Cristo e Satanás. O teste continua sendo consequência da liberdade, como se viu no ponto anterior, mas ganha aqui uma dimensão que o capítulo ignora. Quando a Bíblia descreve provações como a de Jó, está em jogo, diante de todo o universo, uma questão maior que o caráter da pessoa provada: saber se é possível, pela graça de Deus, permanecer fiel mesmo sob grande pressão (Jó 1-2; Nisto Cremos, cap. 8). O mesmo princípio aparece na expectativa adventista de que o povo de Deus, no fim dos tempos, refletirá o caráter de Cristo com tal clareza que isso servirá de resposta pública às acusações de Satanás contra a lei de Deus (Apocalipse 12:17; 14:12; Nisto Cremos, cap. 13).

Sem esse pano de fundo, a noção de que tudo é um teste transforma as situações corriqueiras em um exercício privado de autoaperfeiçoamento, que pode desembocar em uma visão perfeccionista. Perde-se de vista que a fidelidade pessoal, mesmo nas coisas pequenas que Warren menciona, é parte de algo muito maior do que a vida espiritual de quem a pratica.

Mordomia sem o dízimo como expressão concreta

O capítulo fala longamente sobre o dinheiro como teste e responsabilidade, mas em nenhum momento menciona o dízimo. A teologia adventista parte do mesmo princípio apresentado por Warren: tudo pertence a Deus (Salmos 24:1), e o ser humano, desde o mandato dado no Éden (Gênesis 1:28), é chamado a administrar com fidelidade o tempo, o corpo, as capacidades e os bens que recebeu. Na leitura adventista, porém, essa mordomia inclui uma devolução fiel e sistemática de parte da renda (Nisto Cremos, cap. 21). O dízimo, a décima parte da renda devolvida como algo que já pertence a Deus (Malaquias 3:8-10; Levítico 27:30), é a expressão mais concreta dessa mordomia na área financeira. O convite do profeta é direto: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa” (Malaquias 3:10).

O adventismo entende o dízimo como o passo prático que converte a convicção de que “Deus é dono de tudo” num hábito semanal ou mensal reconhecível. Ele dá forma àquilo que a atitude sozinha, por mais sincera, nem sempre garante, sem que precise ser vivido como fardo legalista. Ellen White descreve os bens confiados ao ser humano como um teste do coração, em termos muito próximos aos de Warren: “Deus lhes confiou esse tesouro para prová-los, para que manifestem Sua atitude para com Sua causa, e revelem os pensamentos que tinham no coração para com Ele” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 71). O dízimo dá a esse teste uma forma concreta e verificável.

A ausência do dízimo no capítulo tem uma consequência direta. Pode-se terminar a leitura convencido, de coração, de que “tudo pertence a Deus” e de que é preciso administrar bem o próprio dinheiro, sem nunca chegar a uma prática concreta e mensurável de devolução como prova deste reconhecimento.

Crescimento de caráter pela graça, não pelo desempenho

No capítulo, o crescimento do caráter aparece quase inteiramente como resultado de passar nos testes, e a graça surge apenas como a força concedida para suportá-los. Esses “testes” podem ser lidos de duas formas bem diferentes: como uma lista de tarefas a cumprir para acumular pontos com Deus, ou como parte do processo pelo qual o próprio caráter de Cristo vai sendo formado na pessoa (Gálatas 4:19). A Escritura descreve esse processo formativo como obra do Espírito, que transforma o crente “de glória em glória” à imagem de Cristo (2 Coríntios 3:18). O esforço isolado não o produz: “pela graça sois salvos, mediante a fé… não de obras, para que ninguém se glorie”, mas para “boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10). A salvação é dom da graça, e a transformação do caráter é obra dessa mesma graça ao longo do tempo. O bom desempenho decorre dessa transformação, sem jamais ser sua causa.

Paulo expressa a certeza de que essa obra será concluída ao afirmar que “aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6). Nesse processo contínuo, o crente coopera com o poder de Deus que atua nele, conforme o apelo do mesmo apóstolo: “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar” (Filipenses 2:12,13; Nisto Cremos, caps. 10 e 11).

Ler os testes dessa segunda forma muda a experiência de quem os enfrenta. Em vez de viver sob avaliação constante, temendo o resultado, o crente pode descansar na obra que Deus já realiza nele, da qual o desempenho externo será a evidência visível.

Recompensa por desempenho sem o contexto do juízo investigativo

Ao descrever três recompensas eternas concedidas pelo bom desempenho nos testes da vida, o capítulo corre o risco de apresentar um sistema de avaliação individual, separado da estrutura mais abrangente do julgamento final já discutida no Dia 3 desta série. Ali se viu que a teologia adventista situa essa prestação de contas dentro do juízo investigativo (Nisto Cremos, cap. 24). Na visão de Daniel, diante de “miríades de miríades”, “assentou-se o tribunal, e se abriram os livros” (Daniel 7:9,10). Em vez de somar méritos isolados, apurados um a um, o juízo demonstra publicamente, diante de todo o universo, que a fé professada por cada pessoa era genuína e produziu, ao longo da vida, o fruto correspondente (Apocalipse 20:12). O que está sob exame é o padrão coerente de uma vida vivida em relacionamento com Cristo.

Fora desse contexto, cada teste pode ser vivido como uma prestação de contas ansiosa e isolada, quando na verdade integra um processo maior de vindicação do caráter de Deus diante do universo.


Dia 4 — Criado para ser Eterno Índice dos Capítulos Dia 6 — A Vida é uma Atribuição Temporária
Apresentação Índice Remissivo

Tags: ,