Sonorização

Artigos do Som Ao Vivo

por: Fernando Antônio Bersan Pinheiro (e colaboradores)

Fernando Antônio Bersan Pinheiro ( [email protected] ) é o editor responsável pelo espaço virtual Som ao Vivo, que é especializado em Sonorização.


Agradecemos ao espaço virtual Som ao Vivo ( http://www.somaovivo.org ) pelos links abaixo.
Obs: Os links abaixo redirecionam para outro espaço virtual. Caso algum deles não funcione, solicitamos que nos informe e pedimos desculpas pelo inconveniente.


A Fé Vem Pelo Ouvir

A “Lei dos Inversos dos Quadrados” e o Áudio

A “Mala” do Técnico

Acabando com a “Guerra do Volume”

Acústica – Um Passeio Pelo Tempo

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância – Parte 1

Amplificadores, Falantes, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância – Parte 2

Aproveitando Melhor o PAN, Master L e o Master R da Mesa de Som

Auxiliares: Uma Ajuda Mais Que Bem-Vinda

Biblioteca SomAoVivo e Seus Livros – Parte 1

Biblioteca SomAoVivo e Seus Livros – Parte 2

Cabos Bons, Bonitos e Baratos

Características dos Sons Agudos

Características dos Sons Graves

Cases Para Equipamentos e Instrumentos

Como Conseguir Equipamentos Emprestados

Como Ligar Mesa Com Mesa?

Como Montar Uma Medusa

Comprar Equipamento Nacional Ou Importado?

Curso de Caixas Acústicas – Parte 1 – Os Woofers

Curso de Caixas Acústicas – Parte 2 – Os Médios, Drivers e Tweeters

Curso de Caixas Acústicas – Parte 3 – Construção da Caixa

Curso de Caixas Acústicas – Parte 4 – Capacitores, Divisores de Freqüência e Atenuadores

Curso de Microfones – Parte 1: Os Lapelas

Curso de Microfones – Parte 2: Os Goosenecks

Curso de Microfones – Parte 3: De Mão (Sorvetões)

Curso de Microfones – Parte 4: Os Headsets

Curso de Microfones – Parte 5: Os Earsets

Curso de Microfones – Parte 6: Para Coral (A)

Curso de Microfones – Parte 7: Para Coral (B) – Os Overs

Curso de Microfones – Parte 8: De Estúdio

Curso de Microfones – Parte 9: Comprando Microfones

Curso de Microfones – Parte 10 – Quadro Resumo – Tipos de Microfones

De Quem é a Culpa?

Dia de Manutenção

Dicas Para a Sonorização de Ambientes Muito Reverberantes

Dicionário de Termos Técnicos

Durabilidade de Equipamentos de Áudio

Eletricidade e Sonorização – Parte 1 – Cálculo de Estimativa de Consumo

Eletricidade e Sonorização – Parte 2 – Dimensionamento do Sistema Elétrico

Eletricidade e Sonorização – Parte 3 – 110V ou 220V? – Fernando Antônio Bersan Pinheiro e Leandro S. Bastos

Eletricidade e Sonorização – Parte 4 – Ruídos, Estalos, Induções…

Eletricidade e Sonorização – Parte 5 – Filtragem, Estabilização e Suprimento Alternativo de Energia

Eletricidade e Sonorização – Parte 6 – Aterramento

Emprestando Equipamentos

Entrevista com Walter Ullmann

Equipamento de Áudio Doméstico na Igreja

Equipamento Quebrou. Xiiii… E agora?

Escolhendo o Melhor Microfone Dinâmico Para os Vocais da Igreja

Estrutura de Ganho – Parte 1 – Conceitos

Estrutura de ganhos – Parte 2 – Os amplificadores

Fusíveis – Tão Pequenos e Tão Importantes – Leandro S. Bastos e Fernando Antônio Bersan Pinheiro

Guia do Técnico de Som Para um Casamento Feliz

Jeitinho Brasileiro

Lugar de Cabo Ruim é No Lixo

Malefícios do Som Alto – Parte I

Malefícios do Som Alto – Parte II: Perdas Auditivas

Malefícios do Som Alto – Parte III: Os Decibéis Nas Igrejas

Manutenção em Microfones Dinâmicos de Mão

Manutenção Preventiva – Esse é o Canal!

MIC IN e LINE IN em Mesas de Som: Uma Tremenda Confusão

Microfonia: Como controlar esse incômodo

Montagem do Som e o Pré-Culto

Multímetro, um Grande Amigo do Operador de Som

O Decibel e Seus Mistérios – Parte I

O Decibel e Seus Mistérios – Parte II

O Decibelímetro, Um Bom Companheiro

O Maior Sufoco Que Já Enfrentei

O Que Fazer Quando Nada Funciona?

O Som é Bom Por Causa do Operador ou Por Causa do Equipamento?

O Som no Contexto Evangélico

Onde e Como Comprar Produtos de Áudio Pela Internet

Operador de Som é Igual a Juiz de Futebol!

Organização do Louvor das Igrejas

Os 10 Mandamentos dos Microfones Sem Fio

Os Dez Mandamentos do Técnico de Som

“Personal Sonorizator”

Pilhas, Baterias e o Pobre do Nosso Bolso

Planejando e Organizando Seu Evento – Parte 1: o Rider Técnico, o Input List e o Mapa de Palco

Planejando e Organizando Seu Evento – Parte 2: Realizando Eventos

Posicionamento do Técnico de Som

Potência, Uma Coisa Mais Que Complicada – Parte I

Potência, Uma Coisa Mais Que Complicada – Parte II – StudioR Eletrônica

Potência, Uma Coisa Mais Que Complicada – Parte III

Potência, Uma Coisa Mais Que Complicada – Parte IV

Potência, Uma Coisa Mais Que Complicada – Parte V

Potência, Uma Coisa Mais Que Complicada – Parte VI – Conclusão

Presbiacusia

Qualidade: Os Componentes Dependem Uns dos Outros

Quem Tem Medo de Phantom Power?

Receitas para Ocasiões Especiais

Sistemas de proteção em amplificadores de potência

Sistemas Sem Fio – o Básico e um pouco mais

Sonoplastas x Músicos x Cantores: Uma Relação Por Vezes Conflituosa!

Sonoridade: Uma Questão de Gosto e de Bolso

Subgrupos e Endereçamentos – Encontre o Seu Caminho na Mesa de Som

Surdez é Coisa Séria

Teoria de Áudio – O Que é Vibração, Som, Harmônicos e Timbre

Teoria de Áudio – Timbre e Envelope Sonoro.

Termos “Sonoplasta” x “Operador de Som” x “Técnico de Áudio” x “Mesário”

Trabalhando com Equalizadores

Treinamento de uma Equipe de Som – Parte 1 – Voluntariado x Profissionalismo na Sonorização em Igrejas

Treinamento de uma Equipe de Som – Parte 2 – Aspectos Específicos de uma Equipe de Som

Treinamento de uma Equipe de Som – Parte 3 – Envolvendo Músicos e Cantores no Trabalho

Trocando Faders Defeituosos de Mesas de Som

Usando Processadores de Sinais

Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pequenos

Uma Tragédia Anunciada

Viva o Rei!


Tags: