Sonorização

Absorvedor Diafragmático de Canto

por: Edu Silva


Atenção: Os exemplos aqui mostrados não estão à venda. Não se tratam de produtos comerciais, apenas ideias práticas de qualidade comprovada, que podem ser construídos por qualquer um (o material é muito barato). Não me escrevam pedindo preços nem orçamento de serviços. Para comprar o material, consulte a lista telefônica de sua cidade. Não indico revendedores.


Outro tipo de bass trap triangular pode ser visto na figura abaixo. Como possui um painel frontal de madeira, tende a refletir a maior parte das ondas que nele incidem, absorvendo apenas as baixas.


Absorvedor visto de cima, em corte

Uma placa ou manta de lã mineral de alta densidade, com 25mm de espessura e 60cm de largura é colada com silicone em todo o canto da sala, indo do chão ao teto. Não havendo espaço pode-se instalar o absorvedor no canto superior entre teto e uma parede, o efeito é o mesmo. Uma folha de compensado fino (3 ou 4mm) com cerca de 70cm de largura e comprimento igual ao pé direito da sala é posta sobre a lã (sem encostar nela), pregada em pequenos sarrafos de perfil triangular (ou algo que o valha), fechando todo o espaço de alto a baixo. Vede todas as frestas com silicone ou semelhante.

Seu painel frontal vibra quando atingido por ondas sonoras, havendo perda de energia por fricção. Absorve numa faixa de aproximadamente duas oitavas em torno de 125Hz. Para o cálculo, usamos a seguinte fórmula:

Fr = 600 / raiz(m.d)

onde:

Fr = frequência de ressonância do sistema
m = densidade superficial do painel, em Kg/m2
d = distância entre o painel e o fundo, em cm

Seguindo as dimensões sugeridas, o painel estará a 36cm do vértice (distância máxima). A distância média então será de 36/2 = 18cm. Aplicando a fórmula, e utilizando um painel de 3mm, descobriremos que sua Fr será de aproximadamente 125Hz – e como a distância d não é constante, esse absorvedor irá atuar sobre uma faixa relativamente larga, o que é bom.


Fonte: Publicado originalmente em http://audiolist.org/

Tags: