Culto Racional

Músicos Submissos

por: Canal Culto Racional

Vídeo produzido pelo Canal Culto Racional, que procura responder à seguinte pergunta: “O princípio de adoração em Gênesis 4:3 a 5 pode ser aplicado à música?”



O princípio de adoração em Gênesis 4:3 a 5 pode ser aplicado à música?

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” – Gênesis 4:3-5

Caim e Abel ofereceram sacrifícios como expressão de adoração. Caim escolheu oferecer algo diferente daquilo que Deus ordenou. Abel escolheu agir conforme a vontade do Senhor. Podemos enxergar aqui, o princípio da submissão.

A adoração somente será aceitável se for segundo a vontade de Deus. Há um princípio simples e objetivo: Deus ordena como algo deve ser feito. Então, em submissão a Deus, eu farei exatamente como Ele determinou.

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito?” – Gen. 4:7

“O que tornou a oferta de Caim inaceitável diante de Deus foi sua falta de submissão e obediência para com a ordem por Ele designada.” – Ellen G. White, No Deserto da Tentação, pg. 63.

Deus não é um ditador que me obriga a obedecer, por medo e autoritarismo. Mas o que me motiva a submeter minha vontade em obediência a Ele? Essa atitude é movida pelo reconhecimento da grandeza e do amor de Deus. É o amor de Deus por mim, revelado em Jesus, que me faz querer ser submisso a Sua vontade, assim como o filho que obedece por respeito e amor, em resposta ao amor de seu Pai.

O princípio da submissão é aplicado a todas as formas de adoração. Seja por meio de música, ofertas, cuidados com a saúde, administração do tempo, uso de diferentes dons e serviços na pregação do evangelho, devemos fazer tudo para a glória de Deus, em total obediência às Suas orientações.

E por falar em música de adoração, está você disposto a ser submisso à vontade de Deus como cantor, compositor, instrumentista ou líder de música? Ao oferecer sua adoração ao Senhor, lembre-se das palavras de nosso maior modelo de submissão e obediência, Jesus Cristo, em Mateus 26:39: “Todavia, não seja como eu quero, e sim como Tu queres”.

Pense nisso!


Tags: ,