A Adoração / Culto Racional

Adoração Bíblica e Música Cristã

por: Canal Culto Racional

Vídeo produzido pelo Canal Culto Racional, que procura responder à seguinte pergunta: “Como cristãos, o que precisamos compreender em primeiro lugar: princípios bíblicos de adoração ou orientações sobre música nos cultos?”



Adoração Bíblica e Música Cristã

Como cristãos, o que precisamos compreender em primeiro lugar: princípios bíblicos de adoração, ou orientações sobre música nos cultos?

Nós entendemos que música é uma forma de adoração. Então é preciso aprender primeiro sobre adoração para que os conceitos sobre música na igreja sejam compreendidos. Contudo, antes de aprender qualquer conceito sobre música ou adoração, a Igreja precisa conhecer corretamente a Deus. Quem é Deus? O que é o Seu reino? O que Ele espera de nós?

Os cristãos não sabem mais quem é Deus. Não reconhecem mais sua autoridade. Não entendem corretamente sobre adoração porque não conhecem Aquele a quem supostamente adoram. Conceitos sobre adoração só farão sentido se o homem se reconhecer como um adorador. E como posso me reconhecer como adoradora se não conheço Aquele a quem devo adorar?

A adoração é realizada por alguém que reconhece, aceita, ama e teme a Deus, como Criador, Mantenedor e Salvador. Deus possui atributos infinitamente superiores aos nossos. É por isso que O adoramos por meio de vários atos, incluindo a música. A música usada nos cultos deve seguir princípios, princípios da verdadeira adoração, a única que é aceitável a Deus.

Conceitos corretos de adoração formam a base para qualquer discipulado, e a música, como forma de adoração, depende desses conceitos. Mas o que é adorar? Normalmente associamos essa palavra a pessoas, costumes, objetos, atividades, dinheiro, conquistas ou a mim mesmo. Mas, a palavra adoração significa prestar culto a uma divindade. O que pode estar ocupando o lugar de Deus na minha vida?

É primordial compreender o conceito de adoração, que envolve fazer a vontade de Deus acima da sua própria vontade. Porém, este aprendizado se torna incompleto se estou disposto a obedecer, mas não conheço a vontade de Deus no que diz respeito à música. É preciso avançar para os conceitos musicais revelados pelo Criador da música. Uma vez compreendido o que é a adoração, vamos para a segunda parte: conhecer a vontade de Deus sobre a música, para que o adorador possa praticá-la.

Você já parou para pensar por que temos música em nossos cultos? A resposta a essa pergunta define as escolhas musicais de uma comunidade. Se a função da música é simplesmente cativar os sentidos; acalmar ou alegrar os ouvintes; criar um clima descontraído e agradável, ou, seja qual for a função, a música escolhida deverá ter as características necessárias para alcançar esses objetivos. Para isso, será preciso estudar com profundidade temas que permitam escolher a música para determinada função. Porém, estes não são os objetivos para o uso da música ao prestarmos um culto a Deus. É fato que a função primária da música na igreja é servir de meio de expressão para a adoração dos participantes do culto. Há também objetivos de criar um senso de unidade na congregação e elevar os pensamentos dos adoradores às coisas celestiais, entre outros.

Para praticar música como expressão de adoração é preciso entender exatamente o que é adorar. Se este conceito estiver confuso, há o risco de que sejam escolhidas músicas que canalizem outros sentimentos, desvinculados da verdadeira adoração. É fundamental entender os conceitos bíblicos de adoração, antes de se pensar em música nos cultos. Se invertermos essa ordem, teremos a música por si mesma, e o culto será transformado em um evento musical.

Não é possível agradar alguém cujo gosto eu desconheço. Como prestar adoração a Deus sem antes conhecer o que Ele revelou sobre as formas de adoração que O agradam? A música como forma de adoração agradável a Deus é praticada inclusive no céu, como por exemplo, em Apocalipse 5 e Apocalipse 15. É mais importante conhecer primeiro o conceito correto de adoração. A seguir, buscar os princípios sobre música no contexto da adoração revelados por Deus na Bíblia. Além disso, buscar as orientações sobre música, reveladas no Testemunho de Jesus, que é o Espírito de Profecia, bem como buscar diretrizes práticas sobre música expressas no Manual da Igreja Adventista e em outros documentos oficiais. Pense nisso!


Tags: , ,