Sonorização

Apostila Básica de Áudio – Apresentação

por: Filippo Valiante Filho

Esta apostila nasceu observando-se a necessidade, em meio as igrejas evangélicas, de se ter pessoas treinadas para operar, montar e cuidar dos equipamentos de áudio. Esse tipo de treinamento, porém, não poderia ser excessivamente técnico e teórico. Era preciso tornar a ciência do áudio simples e acessível a todos; deixando de lado a matemática e enfatizando a prática e o bom senso. Para isso, adotou-se uma linguagem simples e cotidiana, utilizando-se da familiaridade de muitos com termos da música.

É continuando neste objetivo que esta apostila chega à sua sexta edição, mais consistente, mais clara, mais madura. Um manual de treinamento para ser utilizado também no dia-a-dia, como um guia de consulta rápida, ou como uma explicação que se dá pessoalmente.

Espera-se que para muitos, este seja apenas um ponto de partida para o aperfeiçoamento, a descoberta dos porquês, e mesmo a profissionalização.

Finalmente, esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de som nas igrejas evangélicas e, também, para uma mudança na maneira como são “encarados” o equipamento e a equipe de áudio dentro das igrejas.

Boa leitura! Bom aprendizado. E uma ótima prática.


Taboão da Serra, Outubro de 2004.


Fonte: Publicado originalmente em: http://www.audionasigrejas.org/Apostila/indice.htm


Índice Geral

Próximo Item


Tags: ,