Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 603

Benditos Laços

Letra: John Fawcett (1740-1817)

Título Original: Blest Be the Tie That Binds

Música: Hans Georg Naegeli (1768-1836)

Texto Bíblico: Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Salmo 133:1)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Benditos, sagrados serão
Os laços fraternos do amor,
Se juntos, com Cristo,
Ficarmos unidos,
Na causa, na luta, na dor.

2. Se juntos orarmos a Deus,
Se juntos buscarmos poder,
As hostes contrárias,
As forças das trevas,
Com Cristo iremos vencer.

3. Se desta sagrada reunião
Nós vamos distantes ficar,
Na pátria celeste,
Pra sempre com Cristo,
Unidos havemos de estar.


O Dr. John Fawcett era o pastor de uma pequena igreja em Wainsgate, e foi chamado para uma igreja maior em Londres, em 1772. Ele aceitou o chamado, e pregou o seu sermão de despedida. As carroças estavam carregadas com os seus livros e mobília, e tudo estava preparado para a sua partida, quando os seus paroquianos rodearam-no e com lágrimas em seus olhos pediram-lhe que ficasse.

Sua esposa disse: “Oh, John, John, eu não posso agüentar isso”. – “Nem eu”, exclamou o bom ministro, “nós não iremos. Descarreguem as carroças e ponham todas as coisas nos lugares em que estavam antes.”

Sua decisão foi saudada com grande alegria por seu povo, e ele escreveu as palavras deste cântico em comemoração ao acontecimento. Este cântico, e “Deus vos Guarde”, são os mais usados em despedidas em todo o mundo.


Nr. 603 – Benditos Laços

Ira David Sankey, conhecido hinista americano, diz em seu livro My Life and the Story of the Gospel Hymns (Minha Vida e a História dos Hinos Evangélicos):

“O Sr. Moody costumava contar de um professor de Escola Dominical, a quem ele havia dado uma classe de moças, que veio certa vez à sua loja, muito triste, dizendo que sofria de uma hemorragia nos pulmões, e seu médico lhe havia dito que precisava sair de Chicago. Ele estava triste porque sentia que não havia feito um esforço verdadeiro para salvar sua classe.

Por sugestão do Sr. Moody, eles foram imediatamente visitar cada um dos membros da classe, usando para isto uma charrete, e o jovem muito fraco, dizia a cada um o que podia.

Na reunião de despedida, onde todos estavam reunidos, eles tentaram cantar “Benditos Laços”, mas estavam muito emocionados e suas vozes falharam. Cada membro da classe entregou seu coração a Deus.”

Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: