Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 571

Lindo País

Letra: João José de Oliveira

Título Original: Lindo País

Música: Compositor Desconhecido

Texto Bíblico: Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão: Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque crio para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo. E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. (Isaías 65:17-19)

Observação: Esta é uma melodia tradicional Irlandesa, que tem por nome Londonderry Air (Ária [da cidade de] Londonderry)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Há um país nas terras de além rio,
Cheio de flores, de prazer e luz;
É destinado às almas resgatadas;
Lá não terão mais lutas nem mais cruz.
Pois é ali que a morte não mais entra,
Nem mais pecado o brilho tirará.
Jesus, o Rei dessas mansões tão lindas,
Os salvos todos com prazer abraçará.

2. Lindo país! Eu vejo a brisa mansa
Acariciar campinas e jardins,
E embalar as palmas prateadas
Dos perfumados vales com jasmins.
E quando o Sol se põe no horizonte,
Eu julgo ver em sonhos este lar;
Vejo os amigos já ressuscitados,
E todos nós o nosso bom Jesus louvar.


A internauta Helen Myers nos informa que o autor da letra em português do hino “Lindo País” foi o falecido compositor adventista João José de Oliveira. Esse hino fazia parte de uma cantata em inglês chamada “This Same Jesus” e ele compôs letra para todos os hinos dessa cantata em português.

O coral da igreja do Portão em Cotia, SP, cantava essa cantata nos anos 1980, o pianista era o Ariney Oliveira e o Sr. João era o regente do coral. O Sr. João tinha o costume de não colocar o seu nome nas partituras, por isso esse hino consta como autor desconhecido.

Deve ser notado que não se trata de uma tradução, uma vez que na cantata “This Same Jesus” esta melodia aparece com a letra intitulada “The Saviour of the World”, de autoria de William Young Fullerton (1857-1932). Esta mesma letra é conhecida em vários hinários pelo mundo com o título equivalente à primeira linha do poema: “I cannot tell why he, whom angels worship”. Portanto a poesia “Lindo País” é uma composição original em português, adaptada à melodia.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: