Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 517

Histórias de Hinos — 13 de julho de 2012 23:55

Volto ao Lar

Letra e Música: William James Kirkpatrick (1838-1921)

Título Original: Lord, I’m Coming Home

Texto Bíblico: Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres. Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntando tudo, partiu para um país distante, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente. E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades. Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada. Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a regozijar-se. (Lucas 15:11-24)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Bem longe do Senhor vaguei,
Volto agora ao lar.
Veredas más eu já trilhei;
Ó Deus, volto ao lar.

Coro:
Volto ao lar, volto ao lar,
Não há mais vagar.
Abre, ó Pai, os braços Teus;
Volto ao lar, meu Deus.

2. Meu tempo em vão desperdicei,
Volto agora ao lar.
Lamento haver ferido a lei;
Ó Deus, volto ao lar.

3. Já farto estou do mal, da dor,
Volto agora ao lar.
Confio em Ti, em Teu amor;
Ó Deus, volto ao lar.

4. O teu perdão me é mister,
Volto agora ao lar.
Bem puro e limpo faz-me ser;
Ó Deus, volto ao lar.


Um membro da Igreja Metodista, William James Kirkpatrick (1838-1921), muitas vezes foi o responsável pela música durante os serviços de reunião da Igreja. Durante um reavivamento particular, Kirkpatrick notou que um dos seus solistas sempre saía do culto depois que a música acabava, e nunca participava do momento de oração, e nem ficava para ouvir o sermão. Kirkpatrick, então, começou a orar fervorosamente por ele.

Durante uma noite, em resposta às suas orações, uma música começou a se formar na mente de Kirkpatrick. Ele rapidamente copiou a letra, e criou uma melodia para acompanhá-la. Em seguida, foi falar com o jovem para que ele cantasse a nova composição durante a reunião da noite seguinte.

Na noite seguinte, enquanto aquele jovem cantava a nova canção: "Volto Ao Lar", o solista ficou tão comovido com a melodia e com a letra do hino, que ele ficou para o sermão e depois foi à frente no apelo, para aceitar a Jesus como seu Salvador!

Desde aquela noite, "Volto Ao Lar", foi cantada por muitos homens e mulheres emocionados, que aceitam com sinceridade a Jesus como seu Senhor. Que sempre ao cantarmos esse hino nos lembremos dessa história, e de como o Senhor pode impressionar o coração das pessoas das mais diversas maneiras possíveis, para reconduzi-las aos caminhos divinos.


Fonte: Hinos Tradicionais


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: