Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 478

Jesus, Tu És a Minha Vida

Letra e Música: Williams Soares Costa Jr. (1951 – )

Título Original: Jesus, Tu És a Minha Vida

Texto Bíblico: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Jesus, Tu és a minha vida.
    Jesus, Tu és o meu cantar.
    Tu és a estrada mais bonita,
    Por onde eu devo caminhar.
    Jesus, Tu és a primavera
    Que faz a vida florescer.
    Tu és a chama da alegria
    Que faz brilhar todo o meu ser.

2. Jesus, Tu és a melodia,
    A voz, o canto, a emoção.
    Tu és a força que me inspira
    A dar louvor na provação.
    Jesus, Tu és a esperança
    Que faz vibrar meu coração.
    Jesus, Tu és a energia
    Que move a vida do cristão

3. Jesus, Tu és o meu caminho,
    Verdade, vida e salvação.
    Jesus, Tu és a minha glória,
    Motivo de minha adoração.
    Jesus, Tu és meu Pai querido
    A quem dedico o meu viver.
    Tu és pra sempre a minha vida;
    Jesus, és vida no meu ser.


O Pastor Alejandro Bullon e a comissão organizadora da campal de Brasília de 1989 solicitaram ao maestro e pastor William Costa Júnior que ele compusesse um hino oficial para aquele encontro, com o tema “Jesus, Tu és a Minha Vida”. O próprio pr. Costa Júnior dá o seguinte testemunho: “Eu sempre tive tanta coisa para falar de Jesus que eu tive dificuldade nessa música de escolher o que eu queria dizer”. Ou seja, apesar de seu talento como compositor, ele não estava conseguindo progredir com o trabalho.

Certo dia, ele saiu de Hortolândia, onde morava, e foi para São Paulo (cerca de 110 Km.) com uma agenda de 12 itens de coisas para resolver. Mas durante o dia inteiro em São Paulo ele não conseguiu resolver nada. Nenhuma das 12 coisas que ele devia resolver deu certo. Ele ficou frustrado, pois tinha perdido o dia inteiro em viagem, gastando tempo e dinheiro (com gasolina, pedágio, etc.), e tudo tinha dado errado.

Na viagem de volta, mesmo entristecido, ele refletiu e disse: “Quer saber de uma coisa? Eu vou agradecer a Deus!”. E, no carro, dirigindo, ele começou a orar: “Senhor Jesus muito obrigado porque nada deu certo, mais eu sei que Tu estás ao meu lado. Não deu certo hoje, mas vai dar certo amanhã!”. Continuando a dirigir a Deus este agradecimento, veio em sua mente a seguinte frase: “Jesus, Tu és a minha vida, Jesus, Tu és o meu cantar”.

Então ele disse, maravilhado: “Aqui está a letra!” Mas ele estava dirigindo na Rodovia dos Bandeirantes (uma importante estrada de alta velocidade de São Paulo). Então parando o carro no acostamento, pegou algumas folhas de papel e começou a escrever o poema que lhe veio à mente. Porém, com medo de ser assaltado, ele tomou as folhas de papel, colocou sobre o volante e continuou dirigindo com cuidado e escrevendo. Dirigindo, ele escreveu “Jesus, Tu és a estrada mais bonita por onde eu devo caminhar”.

O rascunho final preencheu 4 folhas de papel. Ele ainda fala que durante o percurso começou a escurecer e ele passou a escrever com letras maiores para poder enxergar melhor. Ele diz: “Se vocês um dia virem os originais, tem hora que a letra é bem grande assim que é para poder não me perder”.

Depois, em casa, no dia seguinte, ele pegou esse resumo, foi acertando rimas, burilando a poesia e completando com a melodia. Mas, segundo ele, 90% da letra saiu ali, no meio da estrada de volta para casa. E ele termina dizendo que “tudo surgiu como resultado desse dia de fracasso, que eu decidi agradecer e louvar Deus, porque a Bíblia diz que a gente tem que louvar a Deus em tudo, porque essa é a vontade dEle em Cristo Jesus para conosco.”

Assim, a partir da decisão de agradecer a Deus em meios à dificuldade, surgiu o hino Jesus, Tu És a Minha Vida, do Hinário Adventista.


Fonte: Entrevista com o autor, disponível no Canal Adventistas Botafogo do YouTube [para acessar, clique aqui].

Os editores do Música Sacra e Adoração agradecem ao internauta Israel Reis Lima por nos fornecer o esboço dessa história.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: