Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 377

Refúgio em Temporal

Letra: Vernon John Charlesworth (1839-1915)

Título Original: A Shelter in the Time of Storm

Música: Franklin Edson Belden (1858-1945)

Texto Bíblico: Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; (Salmo 46:1 e 2)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Eterna rocha é meu Jesus,
Refúgio sempre em temporal.
A confiança nele eu pus,
Refúgio sempre em temporal.

Coro:
Rocha eterna, nossa proteção,
Nosso abrigo, nosso Salvador,
Sempre certo na tribulação,
Presente sempre em nossa dor

2. Defesa forte e proteção,
Refúgio sempre em temporal;
Não temeremos provação,
Refúgio sempre em temporal.

3. Ó Rocha eterna, meu Jesus,
Refúgio sempre em temporal,
Sê Tu meu guia, força e luz,
Refúgio sempre em temporal.


Vernon John Charlesworth nasceu a 28 de abril de 1839 em Barking, Essex, Inglaterra. Era filho de Thomas Charlesworth e sobrinho de Joseph W. Charlesworth, vigário de Heacham, Norfolk.

Charlesworth foi educado no Homerton College. Serviu como pastor auxiliar (com Newman Hall) da Capela Surrey (1864-69). Mais tarde, de 1869 a 1915 foi o diretor do Orfanato Stockwell, do evangelista Charles Spurgeon. Sua influência sobre os meninos, bem como sua fidelidade na administração do orfanato foi inestimável. Posteriormente foi ministro-ancião da igreja de Spurgeon, o Metropolitan Tabernacle. Morreu no dia 5 de janeiro de 1915 em Londres, Inglaterra.

Ira David Sankey nasceu a 28 de agosto de 1840 em Edinburg, Pennsylvania.

Enquanto jovem, Sankey serviu na Guerra Civil Americana. Com freqüência, ajudava a unidade de Capelania e dirigia seus companheiros soldados no cântico de hinos. Depois da guerra, foi trabalhar com o Internal Revenue Service, e também Associação Cristã de Moços (YMCA). Tornou-se conhecido como cantor evangelístico e, eventualmente, chamou a atenção do evangelista Dwight Lyman Moody. Os dois encontraram-se em uma convenção da YMCA em Indianapolis, Indiana, em junho de 1870. Alguns meses mais tarde, Sankey assistiu à sua primeira reunião evangelística com Moody, e demitiu-se de seu trabalho como funcionário público logo em seguida.

Em outubro de 1871, Sankey e Moody estavam no meio de uma reunião de reavivamento, quando o iniciou-se Grando Incêndio de Chicago. Os dois homens escaparam por pouco da tragédia que se seguiu. Sankey observou a cidade queimar de dentro de um barco a remos, ao largo do Lago Michigan.

Sankey compôs mais de 1.200 cânticos durante a sua vida. Ele ficou cego, por causa de glaucoma, nos últimos cinco anos de sua vida e, sem dúvida, encontrou ânimo para seu espírito em sua amiga e parceira, a escritora de hinos cega Fanny Crosby. Sankey morreu em 13 de agosto de 1908.

Sankey encontrou este cântico num pequeno jornal publicado em Londres, chamado “O Estafeta”. Dizia-se que era um cântico favorito dos pescadores da costa norte da Inglaterra, que freqüentemente, o cantavam ao se aproximarem dos portos em tempo de tormenta. Como a música estava num místico tom menor, resolveu compor uma que fosse mais viva e que pudesse ser mais facilmente cantada pelo povo.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: