Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 319

Histórias de Hinos — 10 de julho de 2012 23:51

Mãos ao Trabalho

Letra: Anna Louisa Walker Coghill (1836-1907)

Título Original: Work, for the Night Is Coming

Música: Lowell Mason (1792-1872)

Texto Bíblico: Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. (João 9:4)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Mãos ao trabalho, jovens, vai já passando o alvor;
Vamos enquanto temos nossa vida em flor!
Vamos enquanto é dia, com força trabalhar;
Eia, que ao vir a noite, não há mais lidar!

2. Mãos ao trabalho, adultos, vamos enquanto há luz;
Eia, que já é tempo de servir Jesus!
Ide o vigor da vida, todos ao bem votar;
Eia, que ao vir a noite, não há mais lidar!

3. Mãos ao trabalho, idosos, breve nos chega o fim;
Firmes enquanto a morte não tocar clarim!
Vamos, irmãos, à obra, por Cristo trabalhar;
Eia, que ao vir a noite, vamos descansar.


Anna Louisa Walker Coghill naceu em 23 de Junho de 1836 em Kiddermore, Staffordshire, Inglaterra. Ela tinha apenas 18 anos de idade quando compôs as palavras deste hino, que foi publicado pela primeira vez, no seu livro ” Poemas” em 1868.

Em 1857, a família de Anna mudou-se para o Canadá. Eles se estabeleceram primeiramente em Pointe-Lévy e depois mudaram-se em 1858 para Sarnia, onde o pai de Anna trabalhou na ferrovia. Por volta desta época, Anna e suas duas irmãs, Isabella e Frances, dirigiram uma escola para moças. Anna retornou à Inglaterra em 1863 e trabalhou como governanta e revisora de livros. Em 1883, casou-se com Harry Coghill e mudou-se para Coghurst Hall, perto de Hastings, Inglaterra.

O texto deste empolgante hino foi sugerido pelas palavras de Jesus : “A noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9:4) . A música foi escrita pelo conhecido compositor Lowell Mason, Foi usado com freqüência mas reuniões de Moody e Sankey, na Inglaterra e América.

Lowell Mason demonstrou um intenso interesse pela música desde a infância. Ele morou em Savannah, Georgia, por 15 anos, trabalhando como atendente de banco, mas perseguindo paralelamente o seu verdadeiro amor – a música. Ele estudou com F. I. Abel, aprimorando suas habilidades até o ponto de começar a compor a sua própria música. Numerosos editores na Filadélfia e em Boston rejeitaram suas primeiras obras, até que foi finalmente aceito em 1822 pela Handel and Haydn Society de Boston, Massachusetts, seu estado de nascimento. Contudo, a coleção não levava o nome de Mason, como ele próprio relata: “Na época eu era um bancário em Savannah, e não queria ser conhecido como um músico, pois nunca havia imaginado fazer da música uma profissão.”

Mal sabia ele que a coleção “rejeitada” teria, eventualmente, 17 edições (algumas fontes dizem 21) e venderia 50.000 cópias. Foi adotada por escolas de canto em Nova Inglaterra e, eventualmente, por coros de igreja. Depois de ver o suesso de seu trabalho, Mason retornou a Boston em 1826. Tornou-se ainda o diretor de música das igrejas de Hanover, Green, e Park Street, ficando alternadamente seis meses em cada congregação.

Finalmente, fez um arranjo permanente com a igreja da Bowdoin Street, embora ainda mantivesse seu trabalho como caixa do banco American Bank. Contudo, a música continuou a impulsioná-lo; ele se tornou o presidente da Handel and Haydn Society em 1827.

Foi em Boston que Mason tornou-se o primeiro professor de música em uma escola pública americana. Em 1833, foi o co-fundador da Boston Academy of Music; em 1838, foi nomeado superintendente do sisyema escolar de Boston. Lowell Mason escreveu mais de 1.600 obras religiosas, e é chamado freqüentemente de “pai da música sacra americana”.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: