Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 281

Eu Venho a Ti, Senhor

Letra: William True Sleeper (1819-1904)

Título Original: Jesus, I Come

Música: George Coles Stebbins (1846-1945)

Texto Bíblico: Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmo 40:1-3)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Triste e sombrio foi meu viver
Longe de mim, meu Salvador.
Paz e perdão de Ti venho obter,
Junto de Ti, Senhor.
Foi grande a luta da provação,
Tenho sofrido muita aflição.
Pra confortar o meu coração,
Eu venho a Ti, Senhor.

2. Minhas vaidades atirarei
Longe de mi, ó Salvador;
Pois Teu querer será minha lei;
Servir-Te-ei, Senhor.
Teu grande amor desejo provar,
E Tua graça manifestar;
Junto de Ti desejo ficar;
Eu venho a Ti, Senhor.

3. Medo da morte nunca terei,
Perto de mim sempre estarás;
Pois ao Teu lar um dia eu irei,
Tu me receberás.
Junto de Ti desejo viver,
Junto de Ti eu vou combater;
Junto de Ti, vencer ou morrer;
Eu venho a Ti, Senhor.


O hinólogo Bob Cummings, do seminário Teológico Western (Batista Conservador) de Portland, estado de Oregon, inicia sua consideração da mensagem deste hino de oração com a pergunta:

“Como é que se prepara para se encontrar com alguém importante? Seja qual for o motivo do encontro, quanto mais importante a pessoa que vamos encontrar, tanto mais cuidadosamente nós nos preparamos.(…) Mas, como chegaremos a Jesus?”

Horatius Bonar falou da única maneira pela qual podemos nos aproximar de Cristo:

“É com os nosso pecados que nos aproximamos de Deus, pois não possuímos mais nada realmente nosso. (…) O arrependimento verdadeiro começa com o conhecimento do amor perdoador de Deus. (…) Todo mal que está no pecador não poderá impedir sua justificação; e toda a bondade (se tiver) que há nele, não o ajudará a alcançá-la. (…) Jesus Cristo é o Salvador de grandes e verdadeiros pecadores, que merecem nada além de total condenação.

Precisamos chegar a Jesus com nada além dos nossos pecados, porque assim, acha-Lo-emos pronto a mostrar-nos misericórdia, pronto para perdoar e generoso em cancelar o salário cruel do pecado.”

Neste comovente hino, o autor retrata o tremendo contraste entre a sua vida sem o Redentor e depois de conhecê-lo; as palavras “tristes, sombrio, luta, tentação e aflição” descrevem seu estado sem Jesus. Alegria e conforto ele acha em Sua presença. Vaidades e ilusões ficam para trás; o querer, amor, vontade e graça do Pai ele recebe. Se antes temia a morte, com a presença de Cristo, não há receios. Em alegre obediência a seu Rei e Senhor, no futuro, junto a Cristo, estará no céu da glória. Que todos que ainda não o conhecem venham ao Salvador, cantando “eu venho a ti Senhor”, para que assim recebam as abundantes bênçãos que Ele providencia para todo o pecador através da sua encarnação, vida, sofrimento, morte e ressurreição.

Este ótimo hino para apelo também surgiu da parceria do autor, William True Sleeper, e o compositor George Colem Stebbins. Foi publicado pela primeira vez no Gospel Hymns N° 5, em 1887, com o subtítulo de Salmo 71:4. Sankey também publicou-o nas suas coletâneas na Inglaterra, assim difundindo-o ao redor do mundo.

JESUS,I COME (Jesus, Eu Venho), o nome da melodia, provém do título original deste hino.

O autor, William True Sleeper nasceu em Danbury, estado de New Hampshire, EUA, em 9 de fevereiro de 1819. Formou-se pela Universidade de Vermont e fez teologia pelo Seminário Teológico de Andover, em Newton, estado de Massachusetts. Ordenado para o ministério pela Igreja Congregacional, trabalhou fundando igrejas na cidade de Worcester, daquele Estado. Mais tarde, tornou-se missionário no Estado de Maine, onde estabeleceu três igrejas. Chamado para pastorear uma das igrejas que fundou em Wocester, serviu àquela igreja com muito sucesso por trinta anos.

Sleeper publicou um livro de poemas e hinos chamado The Rejected King and Hymns of Jesus (O Rei Rejeitado e Hinos de Jesus), em 1883.

Faleceu em Wellesley, Massachussetts,em 24 de setembro de 1904.

A visão missionária e os dons musicais de Sleeper continuaram em seus filhos. Todos os três se destacaram em seus ministérios, especialmente William W. Sleeper, que foi missionário na Bulgária, de 1852 a 1887, e depois se tornou muito respeitado como bibliotecário de Música da célebre faculdade Welleslley. Destacou-se não somente por causa das suas pesquisas criteriosas, mas como pastor da igreja Congregacional e por seu trabalho entre “meninos de rua” da cidade.

Bibliografia: Cummings, Bob, Jesus, I Come. In: Hustad, Donald P. – The Worshiping Church – A Hymnal, Worshiping Learder’s Edition, Carol Stream, IL. Hope Publishing Company, N° 448.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: