Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 258

Fé dos Nossos Pais

Letra: Frederick William Faber (1814-1863)

Título Original: Faith of Our Fathers

Música: Henri Frederick Hemy (1818-1888) e James George Walton (1821-1905)

Texto Bíblico: Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos. (Salmo 22:4 e 5)

Observação: A música deste hino foi orifinalmente composta por Henri Frederick Hemy, sendo publicada em sua coletânea Crown of Jesus Music, em 1864. Posteriormente foi adaptada por James George Walton.


Acompanhe o hino no Youtube


1. Oh, como pulsa o coração,
Quando nos lembra a antiga fé
Que revelaram nossos pais,
Ante a dor e a morte até!

Coro:
Bendita fé dos nossos pais,
Inspira nossos ideais!

2. Mesmo em prisões os nossos pais,
Firmes morriam sem pesar;
Merecem nossa imitação:
Antes morrer do que pecar.

3. Bendita fé dos nossos pais,
Possamos nós te ser fiéis;
Sempre honrar e proclamar
Com devoção os teus lauréis.


Frederick W. Faber escreveu, originalmente, este cântico em 1849 como um cântico católico, contendo frases que se aplicam às suas crenças. Faber interessou-se no Movimento de Oxford e seguiu John Henry Newman ao sair da Igreja da Inglaterra para a Igreja de Roma. O cântico foi alterado, porções censuráveis foram omitidas, e assim tornou-se um grande favorito entre as denominações protestantes. Como aparece no hinário pode ser cantado por todos os cristãos.

O cântico reflete a estória dos santos em Hebreus 11 e o ensino de Cristo: “Amais a vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem.” Também se baseia no texto: “Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado” (I Timóteo 6:12).

Alguns historiadores avaliaram em mais ou menos 50.000.000 de pessoas os que sofreram a morte de mártir desde os dias de Cristo. Infelizmente cada religião numa ou noutra época tem procurado forçar a aceitação de suas crenças pela perseguição. Desta forma, o ensino deste cântico é universal e pode ser aplicado a todos os cristãos:

“Amaremos tanto amigos como inimigos…
Exaltar-Te-emos também, como só o amor o sabe fazer
Com palavras bondosas e vida virtuosa.”

(No original em inglês).

A melodia “Santa Catarina” era originalmente usada para um cântico católico romano na Parte II do “Crown of Jesus Music, 1864″ de Hemy. O nome da melodia vem do título do cântico. Henri Frederick Hemy era organista inglês e professor de música. A melodia original foi alterada para o cântico “Fé dos Nossos Pais” por James George Walton, redator do livro “Música Cantochão para o Santo Ofício da Comunhão,” 1874.

A música é forte, eficaz e se torna um cântico congregacional poderoso, muito apreciado pela igreja. Este cântico é uma boa ilustração do princípio de que cada cântico deveria ser julgado pelos seus méritos próprios, ao invés de ser aceito ou rejeitado por causa dos preconceitos devidos à origem das palavras ou música.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: