Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 091

Jesus é Melhor

Letra: Rhea F. Miller(1894-1966)

Título Original: I’d Rather Have Jesus

Música: George Beverly Shea (1909- )

Texto Bíblico: Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, (Filipense 3:7 e 8)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Jesus é melhor, sim, que ouro e bens.
Jesus é melhor do que tudo que tens;
Melhor que riquezas e posições;
Melhor muito mais do que milhões

Coro:
Pode ser um rei com poder nas mãos,
Mas do mal escravo, sim.
Mil vezes prefiro o meu Jesus,
E servi-lo até o fim.

2. Jesus é melhor que qualquer valor;
Amigo leal, no prazer e na dor;
Melhor do que tudo, Ele é pra mim,
Melhor que qualquer amigo, enfim.

3. Jesus é mais puro que a linda flor;
Jesus é o Sol da Justiça e do amor;
Jesus é a fonte que satisfaz,
Caminho do bem, verdade e paz.


Estamos na década de 1930, logo após a Grande Depressão americana. Os indicadores financeiros ainda apontam para baixo, e havia rumores de mais cortes nos salários, no escritório de seguros em Nova York onde, com a idade de vinte e três anos, George Beverly Shea trabalhava. Jovem cristão e possuidor de uma voz profunda e melodiosa, ele havia recebido uma proposta de um contrato na prestigiosa rádio NBC. Imediatamente George vislumbrou as possibilidades de fama e riquezas, ao apresentar-se regularmente como cantor em um programa secular.

Durante a audição de seleção, ele havia perguntado se poderia cantar cânticos cristãos, e lhe responderam que ele poderia usar um ou outro ocasionalmente, mas no geral, deveria usar as músicas que estavam nas paradas de sucessos. O que deveria fazer? Deveria deixar de cantar os hinos que amava, para dedicar-se a uma carreira como cantor secular? Ou abrir mão de fama, sucesso, muito dinheiro e reconhecimento a nível nacional para manter seus princípios? Ele ficou pensando neste assunto por alguns dias, antes de tomar uma decisão.

Sua mãe, que era esposa de um ministro, sabia da oferta que ele havia recebido e estava orando por ele. Acima de tudo, ela desejava que seu filho, um cristão, se tornasse plenamente consagrado ao serviço do Mestre.

Deixemos que o próprio Beverly Shea conte este trecho da história:

“Certa noite, quando me assentei para tocar piano, minha mãe me trouxe um pedaço de papel, no qual estava escrito um poema de Rhea Miller. Ela me disse que achava aquele poema maravilhoso e queria que eu o lesse. Então, ela me pediu que eu tentasse escrever uma melodia para ele. Eu comecei a tocar, conforme a melodia surgia na minha mente. Então, eu toquei e cantei pela primeira vez ‘Jesus é Melhor’”.

Era um sábado à noite e George estava ensaiando um hino para cantar na igreja no dia seguinte pela manhã. Conforme seus olhos percorriam as palavras do poema, as palavras tocaram seu coração, e falaram a ele acerca de seus próprios planos e ambições. Seus dedos inconscientemente deixaram o cântico que ele estava ensaiando e começaram a dedilhar a melodia que hoje é conhecida por milhões de pessoas. Sua mãe estava na cozinha e, ouvindo-o cantar, encorajou-o a cantar o novo hino no dia seguinte, o que aconteceu, abençoando toda a congregação.

O poema havia sido escrito pela Sra. Rhea F. Miller em 1922 e estava baseado em Filipenses 3:7-8 – “Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo”.

É um texto sobre dedicação e compromisso. Seguir a Jesus é custoso. Mateus 16:24-26 diz: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” E ainda Filipenses 1:21 nos lembra que “porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

A vida de George Beverly Shea mudou completamente. Ele recusou o contrato que o tornaria rico e famoso. Pouco tempo depois, aceitou a oferta de uma rádio evangelística de Chicago, onde ele podia usar os cânticos que amava. Enquanto estava lá, conheceu outro jovem chamado Billy Graham. Tornando-se o companheiro deste respeitado evangelista, atuando como diretor de música de suas campanhas evangelísticas, ele cantou o hino “Jesus é Melhor” ao redor do mundo.

Devido ao fato de Beverly Shea haver compreendido que nesta vida, apenas aquilo que é realizado para Cristo é de valor eterno, seu cântico tem sido uma bênção para milhões de pessoas em todo o mundo.


Observação: Texto adaptado a partir de várias fontes.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: