Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 064

Cristo no Horto

Letra: Sidney Clopton Lanier (1842-1881)

Título Original: Into the Woods

Música: Peter Christian Lutkin (1858-1931)

Texto Bíblico: Então saiu e, segundo o seu costume, foi para o Monte das Oliveiras; e os discípulos o seguiam. Quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. (Lucas 22:39-44)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Cristo entra no horto, a sós, e inclina-Se a orar.
Triste, ergue a Deus a voz; dispõe-Se a nos salvar.
Que angústia ao orar em dor!
Em sangue se torna o Seu suor!
“Afasta este cálix Meu,
0 Pai, se possível for!”

2. Quanto sofrimento atroz provou o Salvador!
Vede quanto amor por nós, divino e Santo amor!
Aos ombros suportou a cruz,
Por nós Se dispôs à morte e à dor,
Mas logo ressurgiu em luz,
Tornando-Se vencedor!


Sidney Lanier nasceu em Macon, Geórgia, descendente de Huguenotes e Escoceses – Americanos. Formou-se no Colégio Oglethorpe, foi voluntário no Exercito Confederado durante a Guerra Civil, serviu como soldado, sentinela, sinaleiro e atravessador de bloqueios, tendo sido capturado e mantido prisioneiro até 1865. Sua saúde foi debilitada neste tempo, e desde então até o fim de sua vida, lutou contra a tuberculose que finalmente o levou.

Ele foi professor, associou-se ao seu pai no escritório de advocacia em Macon. Foi para o Texas devido a sua saúde, e mais tarde para Baltimore, onde foi primeiro flautista na Orquestra Peabody. Tinha talentos musicais, assim como qualidades literárias. Em 1879 foi nomeado Catedrático de Literatura Inglesa na Universidade Johns Hopkins. Sua saúde piorou e no verão de 1881 ele foi para Carolina do Norte onde morreu a 7 de setembro de 1881.

Escreveu vinte e quatro volumes de prosa e poesia em sua breve existência. sua poesia tem a qualidade de música. O “Song of the Chattahoochee” e “The Marshes of Glynn” são seus trabalhos mais conhecidos.

O Dr. Peter Christian Lutkin escreveu um perfeito acompanhamento para o cântico de Lanier com a melodia “Lanier”. O uso sutil de harmonia e a combinação das frases musicais com as palavras são o trabalho de um habilidoso compositor sacro.

A vida do Dr. Lutkin foi dedicada ao órgão, à música religiosa e à educação musical. Foi educado em Chicago, Berlim, Paris e Viena; tornou-se organista e regente do coro da Igreja Episcopal de São Clemente, e da Igreja Episcopal de São Tiago. Em 1896 organizou a Escola de Música da “Northwestern University” e tornou-se o seu reitor. Organizou o Coral a capela da “Northwestern University” e contribuiu muito para a música sacra na América. Foi o redator musical de vários hinários e uma autoridade em hinologia.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: