Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 061

Histórias de Hinos — 10 de julho de 2012 23:29

Ao Ver a Cruz

Letra e Música: Carl Harold Lowden (1883-1963)

Título Original: Remember Calvary

Texto Bíblico: Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram, a ele e também aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Então repartiram as vestes dele, deitando sortes sobre elas. E o povo estava ali a olhar. E as próprias autoridades zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se é o Cristo, o escolhido de Deus. Os soldados também o escarneciam, chegando-se a ele, oferecendo-lhe vinagre, e dizendo: Se tu és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. Por cima dele estava esta inscrição [em letras gregas, romanas e hebraicas:] ESTE É O REI DOS JUDEUS. (Lucas 23:33-38)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Ao ver a cruz, meu rude coração
Fica em silêncio ante tanto horror!
Penso nos pregos sobre Suas mãos,
E como a sós morreu por ter-me amor!

Coro:
Vejo o Calvário, o monte tão cruel!
Ali, Jesus, pregado foi na cruz.
Vejo o Calvário, o monte do amor!
A minha culpa ali Jesus pagou.

2. Aos olhos vêm as cenas tão cruéis,
E humildemente eu penso em Seu amor.
Então minh’alma em muda contrição,
Eterna graça rende ao Salvador.

3. Ao meditar nas dores que sofreu,
Eu sinto mais amor por meu Jesus.
Se foi ali que Seu perdão me deu,
Feliz eu sou, e grato ao ver a cruz.


Lowden veio de uma família musica. Diz-se que seu pai tocava trompete enquanto balançava o berço de Carl, e sua mãe tocava órgão. Com 12 anos, Carl estava vendendo suas composições para a Companhia Hall-Mack e, quando tornou-se adolescente, estava regendo a orquestra da igreja.

Lowden associou-se à Companhia Hall-Mack e ao editor de música John J. Hood. Em 1913, tornou-se editor de música da Igreja reformada da América. Mais tarde, abriu um negócio próprio (embora tenha falido durante a Grande Depressão dos anos 1930). Depois, deu aulas no Instituto Bíblico da Pensilvânia e foi Ministro de Música da Igreja Batista Linden, em Camden, Nova Jersey.

Suas obras incluem o Beginner and Primary Songs for Use in Sunday School and the Home (Cânticos para Iniciantes e Primários para Uso na Escola Dominical e nos Lares), com Rufus Wilder Miller (Filadélfia, Pensilvânia: The Heidelberg Press, 1915)


Fonte: CyberHymnal


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: