Uma História Cronológica da Música Sacra – Parte 37

A Atual Situação da Música na Igreja Adventista do 7º Dia

a. Texto Bíblico: Ezequiel 44:23

23 E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e profano, e o farão discernir entre o impuro e puro.

b. Vídeos: Celebração 2000 – Credicard Hall / Quarteto Ministry / CD Quase no Lar / Selo MusiCasa / Pr. Henry Fayerabend / palestra – ACASP V. Buarque – Out. 2000 / Esperança para Viver -Junho/2001(músicas) / A Esperança é Jesus – Abril 2002 / A capela Spike Lee – Take Six

c. Texto Espírito Profético: Atos dos Apóstolos Cap. 46 págs. 569-570

Referindo-Se à relação que Israel poderia vir a manter com as nações ao redor, o Senhor havia declarado por intermédio de Moisés: “Não farás com elas concerto, nem terás piedade delas, nem darás tuas filhas a seus filhos; pois fariam desviar os teus filhos de Mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.” Deuteronômio 7:2-4.“Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que Lhe fosses o Seu povo próprio, de todos os povos que sobre a Terra há.” Deuteronômio 14:2.

…”Não farás com elas concerto” (Deuteronômio 7:2), Deus dissera; e os que de novo se haviam dedicado ao Senhor junto ao altar erguido ante as ruínas de Seu templo, sentiram que a linha de demarcação entre o Seu povo e o mundo devia ser mantida perfeitamente distinta.

…Há o constante perigo de que cristãos professos venham a pensar que para exercer influência sobre os mundanos, necessitem conformar-se até certo ponto com o mundo. Mas embora tal conduta possa parecer como propiciando grandes vantagens, acaba sempre em perda espiritual. O povo de Deus deve guardar-se estritamente contra toda sutil influência que busque entrada mediante aduladoras insinuações dos inimigos da verdade. Eles são peregrinos e estrangeiros neste mundo; palmilhando um caminho juncado de perigos. Não devem dar atenção aos engenhosos subterfúgios e fascinantes razões que os tentem a afastar-se de sua obediência.

d. Texto Espírito Profético: Mensagens Escolhidas Vol. 2 Cap 49 pág. 385 / Testemunhos Seletos Vol 2 Cap 59 pág .422 / Conselho Sobre Educação Cap.11 pág. 130

Os homens empregarão todos os meios para tornarem menos destacada a diferença entre os adventistas do sétimo dia e os observadores do primeiro dia da semana. Foi-me apresentado um grupo com o nome de adventistas do sétimo dia, o qual estava aconselhando que a bandeira ou sinal que nos torna um povo distinto, não devia ser salientada de maneira tão chocante; pois pretendiam que esse não seria o melhor método para assegurar êxito a nossas instituições. Não estamos, porém, em tempo de arriar nossa bandeira, de nos envergonharmos de nossa fé.

Esta distinta bandeira, descrita nas palavras: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” (Apoc. 14:12), deve ser levada através do mundo até ao fim do tempo de graça. Ao passo que devem ser aumentados os esforços para avançarmos nos diferentes lugares, não devemos encobrir nossa fé para assegurar mais alunos. Cumpre que a verdade alcance as almas prestes a perecer; e caso ela seja de algum modo oculta, Deus é desonrado, e sobre nossas vestes se encontrará o sangue das almas.

Não deve haver nenhuma transigência com os que estão cultuando um repouso idólatra.

e. Texto Espírito Profético: Evangelismo pág. 137

Nunca devemos rebaixar o nível da verdade, a fim de obter conversos, mas precisamos procurar elevar o pecador e corrupto à alta norma da lei de Deus. Manuscrito 7, 1900.

f. Texto Espírito Profético: O Grande Conflito Cap. 60 pág. 558

A conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo. A familiaridade com o pecado inevitavelmente o fará parecer menos repelente.

g. Música: CD – seleção das músicas da Igreja Adventistas do 7o Dia


Índice geral do Seminário “Uma História Cronológica da Música Sacra”

Outros Tópicos:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Fonte: Publicado originalmente em: http://www.grandeconflito.com