Uma História Cronológica da Música Sacra – Parte 14

A Música de Davi na Inauguração do Templo de Salomão

a. Texto Bíblico: II Crônicas 5:12-14

12 Todos os levitas que eram cantores – Asafe, Hemã, Jedutum, seus filhos e seus irmãos – vestidos de linho fino, com címbalos, com alaúdes e com harpas, estavam em pé ao oriente do altar, e com eles cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas.
13 Os trombeteiros e os cantores juntaram-se em uníssono, como uma só voz, para louvar ao Senhor e render-lhe graças. Acompanhados de trombetas, címbalos e outros instrumentos, ergueram a voz em louvor ao Senhor e cantaram: Ele é bom, o Seu amor dura para sempre. Então a casa do Senhor se encheu de uma nuvem,
14 e os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, pois a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

b. Texto Espírito Profético: Profetas e Reis Cap. 2 “O Templo e sua Dedicação” págs. 38-39

Levando ao templo a arca sagrada que continha as duas tábuas de pedra em que, pelo dedo de Deus, haviam sido escritos os preceitos do decálogo, Salomão seguira o exemplo de seu pai Davi. A cada seis passos oferecia sacrifícios; e com canto e música e com grande cerimônia, ‘trouxeram os sacerdotes a arca do concerto do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, à santidade das santidades’. II Crônicas 5:7.

Ao penetrarem no interior do santuário, tomaram os lugares que lhes eram designados. Os cantores – levitas vestidos de linho branco, com címbalos, e com alaúdes, e com harpas – permaneceram de pé para o oriente do altar, e com eles até cento e vinte sacerdotes que tocavam as trombetas. II Crônicas 5:12.

Eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, e bendizendo ao Senhor, porque era bom, porque a Sua benignidade durava para sempre, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor, e não podiam os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.’ II Crônicas 5:13 e 14.

Compreendendo o significado desta nuvem, Salomão declarou: ‘O Senhor tem dito que habitaria nas trevas. E eu Te tenho edificado uma casa para morada, e um lugar para a Tua eterna habitação.’ II Crônicas 6:1 e 2.

O Senhor reina;
Tremam as nações;
Ele está entronizado entre os querubins;
Comova-se a Terra.
O Senhor é grande em Sião,
E mais elevado que todas as nações.
Louvem o Teu nome, grande e tremendo,
Pois é santo. …
Exaltai ao Senhor nosso Deus,
E prostrai-vos diante do escabelo de Seus pés,
Porque Ele é santo.’ Salmo 99:1-5.

‘No meio do pátio’ do templo havia sido erguida ‘uma base de metal’, ou plataforma, ‘de cinco côvados de comprimento, e de cinco côvados de largura, e de três côvados de altura’. Sobre esta base Salomão pôs-se em pé, e com as mãos erguidas abençoou a vasta multidão que tinha diante de si. ‘E toda a congregação de Israel estava em pé.’ II Crônicas 6:13 e 3.

‘Bendito seja o Senhor Deus de Israel’, exclamou Salomão, ‘que falou pela Sua boca a Davi meu pai, e pelas Suas mãos o cumpriu, dizendo: Escolhi Jerusalém, para que ali estivesse o Meu nome.’ II Crônicas 6:4 e 6.

c. Música: “Côro da 9ª Sinfonia de Beethoven”


Índice geral do Seminário “Uma História Cronológica da Música Sacra”

Outros Tópicos:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Fonte: Publicado originalmente em: http://www.grandeconflito.com