Uma História Cronológica da Música Sacra – Parte 17
A Música da Planície de Dura (+- 600 aC)
a. Texto Bíblico: Daniel 3:4-7
4 Então o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós, ó povos, nações e gente de todas as línguas:
5 Quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e todas a sorte de música, vos prostrareis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.
6 Qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado na fornalha de fogo ardente.
7 Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério e todas a sorte de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado.
b. Texto Espírito Profético: Profetas e Reis Cap. 41 “A Fornalha Ardente” págs. 505-506
Das ricas reservas do seu tesouro, Nabucodonosor mandou que se fizesse uma grande imagem de ouro, no seu aspecto geral semelhante a que tinha sido vista em visão, salvo no que respeitava ao material de que ia ser composta. Acostumados como estavam a magnificentes representações de suas divindades pagãs, os caldeus nunca dantes haviam produzido coisa mais imponente e majestosa que esta resplendente estátua, de sessenta côvados de altura, e seis de largura.
E não é de surpreender que numa terra onde a idolatria era culto prevalecentemente universal, a imagem bela e sem preço erguida no campo de Dura, representando a glória de Babilônia e sua magnificência e poder, fosse consagrada como objeto de adoração. Em plena concordância com isto foi feita provisão, tendo sido expedido um decreto de que no dia da dedicação todos mostrassem sua suprema lealdade ao poder babilônico curvando-se diante da imagem. “O dia marcado chegou, e uma vasta multidão de todos os “povos, nações e línguas”, se reuniu na planície de Dura. Em harmonia com o mandado do rei, quando o som de músicas foi ouvido, todos se prostraram, “e adoraram a estátua de ouro”. Nesse dia memorável, os poderes das trevas pareciam haver ganhado um assinalado triunfo; a adoração da imagem de ouro prometia tornar-se permanentemente relacionada com as formas estabelecidas de idolatria reconhecidas como religião do Estado no país. Satanás esperava dessa forma derrotar os propósitos de Deus de tornar a presença do cativo Israel em Babilônia um meio de abençoar a todas as nações do paganismo.
Mas Deus decidiu de outro modo. Nem todos haviam dobrado os joelhos ante o símbolo idólatra do humano poder. Em meio da multidão de adoradores havia três homens que estavam firmemente resolvidos a não desonrar assim ao Deus do Céu. O seu Deus era o Rei dos reis e Senhor dos senhores; a nenhum outro se curvariam.
c. Vídeo( World Music): “WE ARE THE WORLD” de Michael Jackson e Lionel Richie com produção e condução de Quincy Jones
d. Artigo: Vai Custar Caro – A cultura globalizada tem um preço oculto: ‘A ameaça do fundamentalismo’ Por Jeremy Rifkin (Economista americano , autor de O Século da Biotecnologia e a Era do Acesso) – revista EXAME – Setembro 2000
As grandes mudanças na História, que transformam de fato nossa maneira de pensar e agir, vão se infiltrando na sociedade até o dia em que tudo o que sabemos fica ultrapassado, e nós nos damos conta de que estamos num mundo novo. Só no final do século 19, por exemplo, o historiador britânico Arnold Toynbee cunhou o termo “Era Industrial”. Ou seja, aproximadamente 100 anos depois de sua chegada à cena mundial.
Assim também, durante a maior parte do século 20, uma nova forma de capitalismo foi sendo lentamente gerada e só agora parece na iminência de se sobrepor ao capitalismo industrial. Depois de passarmos centenas de anos nos apropriando de recursos físicos, estamos pouco a pouco transformando os recursos culturais em experiências pessoais e em entretenimento pelos quais temos de pagar. Estamos entrando na “Era do Acesso”, uma época em que a transformação do tempo humano em commodity toma-se mais importante do que as commodities materiais. Mega empresas como a AOL-Time Warner, Disney, Viacom e Sony não são apenas companhias de mídia. Elas são árbitros globais de acesso a um vasto arsenal de experiências culturais, das quais fazem parte viagens internacionais e turismo, cidades e parques temáticos, centros de entretenimento, moda e culinária, esportes e jogos profissionais, música, filmes, televisão, livros e revistas e até causas sociais.
As empresas transnacionais de mídia, com redes de comunicação que cobrem todo o globo, estão extraindo recursos culturais locais do mundo inteiro e os reformulando como commodities culturais pagas. E um quinto dos habitantes do mundo, a parcela mais abastada da população, busca experiências culturais consumindo uma fatia de renda quase do mesmo tamanho da gasta com bens manufaturados e serviços básicos.
Estamos fazendo a transição para o que os economistas chamam de “economia da experiência”, um mundo onde a vida das pessoas se torna um objeto para o mercado comercial.
Nos círculos empresariais, o novo termo em uso é o “valor do tempo de vida do cliente” (medida teórica que determina quanto valeria um ser humano se cada momento de sua vida fosse transformado em um ou outro tipo de commodity na esfera comercial).
Biodiversidade cultural
O processo de homogeneização reflete-se na extinção de muitas das línguas do mundo. Elas são substituídas pelo inglês, o porta-voz do novo comércio cultural. Existem hoje 6 000 idiomas vivos no mundo, mas pouco mais de 300 são falados por mais de 1 milhão de pessoas. Estima-se que aproximadamente metade dessas línguas desaparecerá no final do século 21. Enquanto isso, o inglês, a língua mais usada no cinema e na TV, assim como na Internet, está em plena ascensão. Mais de 20% da população mundial já fala inglês. Daqui a 100 anos, ele estará muito provavelmente por toda parte.
“Quando se perde um idioma, é como se uma bomba fosse atirada sobre o Louvre”, diz Ken Hale, do Massachusetts Institute of Technology. Isso porque a língua comunica significados, expressões. valores e interpretações de uma cultura.
Na era industrial, o conflito geopolítico centrava-se na questão do controle dos recursos naturais e da mão-de-obra. Na nova era, a luta geopolítica se dá, cada vez mais, no campo do acesso à cultura local e global e dos canais de comunicação que transportam o conteúdo cultural sob a forma comercial.
A produção cultural repousa sobre os recursos brutos da cultura da mesma forma que a produção industrial se assenta sobre os recursos brutos da natureza. Ambas as formas de produção são de caráter extrativo. A cultura, a exemplo da natureza, pode ser explorada até a exaustão. Se desperdiçada, o mercado pode perder a galinha dos ovos de ouro. A diversidade cultural, portanto, assemelha-se à biodiversidade.
O novo gênero de música mundial (world music) é um bom exemplo disso. Hoje, mais de 80% dos 40 bilhões de dólares da indústria fonográfica estão sob o controle de seis empresas transnacionais: Sony (Japão), Polygram (Holanda), Warner (Estados Unidos), BMG (Alemanha), ThomEMI (Inglaterra) e MCA (Japão). Agora, as gravadoras estão à procura de formas musicais nativas que possam ser modernizadas por meio de amplificação elétrica e de sintetizadores. Muitas vezes, a música nativa é combinada com outra mais contemporânea para criar o que a indústria chama de fusion. A World music vem crescendo ininterruptamente nos últimos dez anos.
Em sua roupagem nativa, grande parte dessa música representa uma forma de capital cultural, um veículo para a comunicação de valores e legados históricos de um povo. Mas, quando é apropriada, formatada, transformada em commodity e vendida sob a forma de world music,sua mensagem se dilui ou se perde.
Veja o exemplo da salsa. Trata-se de um gênero musical que emergiu nos centros urbanos empobrecidos de Cuba e de Porto Rico. Falava originalmente da dura realidade da vida nos bairros e do orgulho da solidariedade latina. Pois bem. Segundo críticos, a salsa transformou-se numa mistura açucarada e sentimental para tomar-se mais palatável e entreter o público do Primeiro Mundo.
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Fonte: Publicado originalmente em: http://www.grandeconflito.com