A Seleção de Cantos Para o Culto Cristão – Índice

Critérios Obtidos a Partir da Tensão Entre Tradição e Contemporaneidade na Música Sacra Cristã Ocidental

por: Denise Cordeiro de Souza Frederico


Esta tese de doutorado foi publicada em forma de livro com o nome Cantos Para o Culto Cristão pela editora Sinodal.


Índice

Cabeçalho

Banca Examinadora

Sinopse

Abstract

Dedicatória

Epígrafe


Prefácio

Introdução


I – A Recente Confecção de Hinários e Estudo de Dois Casos

1 – Introdução

1.2 – Recentes hinários estrangeiros

1.2.1- American Catholic Hymnbook

1.2.2- Thuma Mina

1.2.3 – Voices United

1.3 – Recentes hinários brasileiros

1.3.1 – Hinário Litúrgico

1.3.2- Hinos do Povo de Deus

1.3.3- Hinário para o Culto Cristão

1.4 – Hinários e cantos na perspectiva das pessoas: dois estudos de caso

1.4.1 Considerações preliminares

1.4.2 Os hinários Hinos do Povo de Deus e Hinário para o Culto Cristão

1.4.3 – A escolha dos cantos para os cultos

1.4.4 – A tensão entre tradição e contemporaneidade nos cantos de cultos

1.5 – Conclusão


II – A Tensão Entre Tradição e Contemporaneidade na Música Sacra Cristã do Antigo Testamento aos Cinco Primeiros Séculos da Era Cristã

2.1 – Introdução

2.2 – A música no Antigo Testamento

2.2.1 – Características da música judaica

2.2.2 – Características dos Salmos

2.3 – Os primeiros séculos do cristianismo

2.3.1 – O legado judaico para o culto da primeira comunidade cristã

2.3.2 – A classificação dos hinos do Novo Testamento

2.3.3 – Fatores que modificaram a tradição dos cantos

2.4 – A tensão entre tradição e contemporaneidade na perspectiva dos pais da igreja

2.4.1 – Aspectos históricos e a divisão do período patrístico

2.4.2 – A tensão entre a tradição e contemporaneidade na época patrística

2.5 – Conclusão


III – A Tensão Entre Tradição e Contemporaneidade na Idade Média e no Contexto da Reforma

3.1 – Introdução

3.2 – A tensão entre tradição e contemporaneidade na Idade Média

3.2.1 – A contribuição da schola cantorum, do canto gregoriano e do monasticismo para a perpetuação de uma tradição

3.2.2 – Fatores que modificaram a tradição do canto gregoriano

3.3 – A tensão entre tradição e contemporaneidade na perspectiva de Martinho Lutero (1483- 1546)

3.3.1 – Características musicais do período

3.3.2 – Razões e fundamentos teológicos da Reforma luterana

3.3.3 – Conseqüências para a liturgia

3.3.4 – Conseqüências para a música sacra

3.4 – A tensão entre tradição e contemporaneidade na perspectiva de outros reformadores e da Contra-Reforma

3.4.1 – João Calvino (1509-1564)

3.4.2 – Ulrico Zwínglio (1484-1531)

3.4.3 – O Anabatistas

3.4.4 – A Contra-Reforma

3.5 – Conclusão


IV – A Tensão Entre Tradição e Contemporaneidade na Música Sacra Cristã do Barroco ao Romantismo

4.1 – Introdução

4.2 – No período barroco

4.2.1 – Características gerais da música erudita e sacra do período barroco

4.2.2 – Johann S. Bach e o pietismo

4.3 – Durante o século XVIII

4.3.1 – Características gerais das músicas erudita e sacra no século XVIII

4.3.2 – Isaac Watts

4.3.3 – John Wesley e Charles Wesley

4.4 – Na Europa durante o século XIX

4.4.1 – Características gerais da música do período romântico

4.4.2 – A hinodia do século XIX

4.4.2.1 – O Movimento de Oxford e a hinodia inglesa do século XIX

4.4.2.2 – Outros centros fomentadores da tradição

4.5 – Nos Estados Unidos da América do Norte durante o século XIX

4.5.1 – Os primórdios

4.5.2 – Os spirituals

4.5.3 – Os gospel songs

4.6 – Conclusão


V – A Tensão Entre Tradição e Contemporaneidade na Música Sacra do Século XX

5.1 – Introdução

5.2 – Características gerais e principais tendências da música sacra no século XX na Europa Ocidental, Estados Unidos e Brasil

5.2.1 – Características gerais

5.2.2 – Música da linha evangelical

5.2.3 – Música “pop” e estilo folclórico popular

5.2.4 – Música de movimentos de reexame de tradição

5.3 – A música da Igreja Católica Romana posterior ao Concílio Vaticano II

5.3.1 – A música na liturgia católica posterior ao Concílio Vaticano II

5.3.2 – A música na liturgia católica brasileira posterior ao Vaticano II

5.4 – O culto e o canto em igrejas protestantes brasileiras

5.4.1 – A implantação do protestantismo no Brasil

5.4.2 – Fatores decisivos para a tradição não – litúrgica de igrejas protestantes no Brasil

5.4.3 – O canto nas igrejas protestantes brasileiras

5.4.3.1- A tradição legada pelos norte-americanos e as igrejas luteranas

5.4.3.2 – As características da hinodia dos protestantes brasileiros

5.5 – Conclusão


VI – Critérios de Seleção de Cantos Para o Culto Cristão

6.1 – Introdução

6.2 – A seleção dos cantos deve orientar-se pelo povo

6.2.1 Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.2.2 – Considerações teológico-musicais

6.2.3 – Observações conclusivas

6.3 – A comunidade deve possuir uma teologia do culto

6.3.1 – Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.3.2 – Considerações teológico-musicais

6.3.3 – Observações conclusivas

6.4 – A comunidade deve respeitar suas raízes históricas, buscando sua identidade

6.4.1 – Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.4.2 – Considerações teológico-musicais

6.5 – A seleção de cantos deve visar o ensino e a solidificação das doutrinas

6.5.1 – Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.5.2 – Considerações teológico-musicais

6.5.3 – Observações conclusivas

6.6 – A seleção de cantos deve adequar-se à liturgia

6.6.1 – Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.6.2 – Considerações teológico-musicais

6.6.3 – Observações conclusivas

6.7 – A seleção deve priorizar cantos que falem à alma

6.7.1 – Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.7.2 – Considerações teológico-musicais

6.7.3 – Observações conclusivas

6.8 – A seleção de cantos deve visar a estética do culto

6.8.1 – Fenômenos anotados ao longo da história da música sacra

6.8.2 – Considerações teológico-musicais

6.8.3 – Observações conclusivas

6.9 – Conclusão


Conclusão Geral


Bibliografia


Discografia


Anexos