A Seleção de Cantos Para o Culto Cristão – Cabeçalho

por: Denise Cordeiro de Souza Frederico

em cumprimento parcial das exigências do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia para obtenção do grau de Doutora em Teologia

Escola Superior de Teologia – São Leopoldo, RS, Brasil – 1998

Banca Examinadora

Presidente: Prof. Dr. Nelson Kirst

1º examinador: Prof. Dr. Celso Gianetti Loureiro Chaves

2º examinador: Prof. Dr. Christoph Schneider-Harpprecht

3º examinador: Prof. Dr. Martin Norberto Dreher

4º examinador: Prof. Dr. Ricardo Rieth

Data da defesa:
5 de agosto de 1998

Local da defesa:
Escola Superior de Teologia
Rua Amadeo Rossi, 647
Morro do Espelho
São Leopoldo, RS, Brasil

FREDERICO, Denise Cordeiro de Souza. A seleção de cantos para o culto cristão: critérios obtidos a partir da tensão entre tradição e contemporaneidade na música sacra cristã ocidental.São Leopoldo : Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, 1998.

Sinopse

Esta tese estuda a tensão entre tradição e contemporaneidade na música sacra cristã ocidental para, pela observação de como as pessoas lidaram com esse conflito no decorrer da história da música, extrair critérios de seleção de cantos para o culto cristão. O primeiro capítulo aborda recentes hinários brasileiros e estrangeiros, querendo apenas avaliar como os comitês desses hinários vivenciaram a tensão entre cantos antigos e novos. Relata a seguir uma pesquisa social empreendida pela autora em duas comunidades cristãs de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para obter a visão do mesmo problema na perspectiva das pessoas dessas comunidades. O segundo capítulo inicia o estudo da história da música sacra cristã ocidental, começando a trajetória no Antigo e Novo Testamentos e chegando à época patrística. O terceiro capítulo observa a Idade Média, o contexto da Reforma e da Contra-Reforma. O quarto capítulo aborda a tensão entre tradição e contemporaneidade na música sacra indo do barroco ao romantismo e o penúltimo capítulo examina a mesma tensão no século XX, sempre observando a forma como as pessoas trataram o problema. Da análise dos fenômenos relatados ao longo da história, retira critérios de seleção de cantos para o culto cristão, explanados no último capítulo. Além desses critérios, úteis para as comissões de hinários e para as pessoas responsáveis pela música nas comunidades cristãs, a autora apresenta, no fim, as suas perspectivas em relação à contribuição que acha relevante oferecer aos líderes de música e liturgia e aos estudantes dos institutos de música sacra no Brasil.

Abstract

This dissertation studies the tension between tradition and contemporaneity in Western Christian church music in order to extract criteria for the selection of songs for Christian worship by observing how people dealt with this conflict during the history of music. Chapter one analyzes some recent Brazilian and foreign hymn books with the purpose of assessing how the committes of these hymnals experienced the tension between old and new songs. It then describes a social research carried out by the author in two Christian congregations in Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, in order to obtain a view of the same problem from the perspective of the members of these congregations. Chapter two begins the study of the history of Western church music by examining the Old and New Testaments and covering the patristic period. Chapter three focuses on the Middle Ages as well as the context of the Reformation and Counter-Reformation. Chapter four studies the tension between tradition and contemporaneity in church music during the period reaching from baroque to romanticism. Chapter five analyzes the same tension in the 20th century through an observation of how people dealt with that problem. On the basis of an analysis of the phenomena identified in the course of history chapter five extracts and defines criteria for the selection of music for Christian worship. Besides these criteria, which can be useful for hymnal committees and persons responsible for music in Christian congregations, at the end the author presents her point of view of the contribution that she deems relevant and that can be offered to leaders in music and liturgy and to the students of institutes for church music in Brazil.

Dedicatória

A meu pai Jeiel Corrêa Ferreira de Souza, in memoriam, por ter-me ensinado, com seu exemplo e suas palavras, o amor a Deus, o serviço ao próximo e a dedicação ao estudo e ao trabalho.

Epígrafe

Quando quero saber em que as pessoas crêem, não pergunto que tipo de catecismo elas têm, porque há muita coisa no catecismo que as pessoas não conhecem, embora se espere que creiam nele – elas talvez até consigam repetir de cor algumas de suas frases. Escuto o que elas cantam e como o cantam, pois é na canção viva (e há cantos disponíveis para as festas e celebrações do ano eclesiástico) que encontramos uma manifestação autêntica de quanto dos poderosos atos de Deus é confessado de maneira significativa.

(Phillip Harnoncourt, The Anthropological and Liturgical-Theological Foundations of Music in Worship, p. 25.)


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