Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 70: Filmar os ensaios ajuda ou atrapalha?

Diana Goulart: Ajuda e muito. Enquanto está cantando, é muito difícil você fazer uma avaliação objetiva do seu próprio desempenho. Vendo e ouvindo a gravação você pode interromper, voltar, ouvir novamente um trecho ou outro, criticar, tentar cantar “por cima” de uma outra maneira, fazer uma frase diferente aqui ou ali. É isto que vai dar à música uma característica pessoal, tornando a sua interpretação mais significativa.

Você também pode usar um espelho para monitorar o gestual; mas dificilmente você vai se lembrar de cada detalhe da música depois de cantá-la.

Mas atenção: tanto a gravação como o espelho são bons métodos de monitorar sua postura, mas podem ser um fator de inibição. Cuidado com a autocrítica muito severa, pois ela atrapalha. A crítica serve para melhorar o desempenho, para mostrar os pontos que estão bons e reforçá-los, e para sugerir o que deve ser alterado.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,