Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 68: Qual o melhor método para ensaiar?

Diana Goulart: O ensaio passa por várias etapas. A primeira, obviamente, é aprender bem a música, ouvindo uma ou mais versões gravadas ou, quando possível, lendo atentamente a partitura. Vá por partes. Primeiro leia ou escute a melodia, memorize e cante esta melodia sem a letra; depois leia em voz alta a letra sem cantar. Em seguida cante letra e melodia juntas. Este é um treino valioso tanto para a percepção musical como para a criatividade na interpretação, pois você encontrará novas possibilidades de dar sentido ao texto e à melodia.

Quando estiver bem à vontade, passe para a segunda etapa. Aqui você vai buscar, em cada música, o tom mais confortável para você. Se você não toca nenhum instrumento, nem conhece música, peça ajuda a um professor de canto ou a um dos músicos que irá acompanhá-lo. Nesta fase você só precisa de um acompanhamento bem simples, que pode ser um instrumento apenas (geralmente violão/guitarra ou piano/teclado, mas pode ser qualquer instrumento harmônico como cavaquinho ou banjo). A finalidade é familiarizar você com a música e permitir que você escolha o tom da música.

Na terceira etapa é que você vai ensaiar com a banda. Se for uma banda informal, sem um arranjador, você vai cantar o repertório e os músicos vão combinar, na hora, como será a execução. Cada um vai contribuir com alguma ideia para o arranjo. Neste caso é importante que você (ou um dos músicos) leve algum tipo de guia para o grupo – pode ser uma partitura ou uma cifra bem escrita. Se a banda for “tirar” as harmonias na hora, a produtividade do ensaio fica muito comprometida.

Ao cantar com o acompanhamento completo, fique atento ao equilíbrio entre a voz e os instrumentos. Todos devem se ouvir confortavelmente; se você tiver que fazer esforço para ouvir sua própria voz, cada ensaio será um tormento. Não coloque sua saúde vocal em risco: um bom sistema de amplificação para a voz é indispensável. Se você não tem muito espaço em casa, ou se não tem o equipamento necessário, vale a pena procurar um estúdio de ensaio. Os preços costumam ser bem razoáveis, e você ainda poderá gravar o ensaio para estudar depois. Lembre-se que esta é uma gravação para ensaio: não seja excessivamente cruel no seu julgamento. Você vai encontrar falhas, mas valorize também os bons momentos!


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,