Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 62: Por que eu me atrapalho quando tento cantar com o disco ou com um pianista?

Diana Goulart: O piano (ou qualquer outro acompanhamento) dá ao cantor a referência de tonalidade, de tempo, de harmonia. Quando você canta sozinho estas referências não estão presentes, e fica mais difícil perceber se você está realmente mantendo a afinação e o ritmo. Ou seja, quando você canta sozinho, você corre o risco de errar sem perceber que está errando.

É fundamental aprender a estar em sintonia com o seu acompanhamento. Muito raramente se faz música popular a capella, ou seja, somente usando a voz de um único cantor, sem instrumentos tocando junto. Existem grupos vocais que cantam usando somente vozes, mas neste caso as várias vozes se combinam harmonicamente, formando o acompanhamento.

Descubra o prazer de cantar COM os outros instrumentos: cada um deles tem uma função, um papel dentro da música, e é esta combinação dos instrumentos com a voz que dá sentido à melodia.

Dizer que “canta bem, mas os instrumentos atrapalham” é como dizer que você joga futebol muito bem, mas a bola é que atrapalha.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,