Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 55: Como eu faço para saber quando “entrar” na música?

Diana Goulart: Existe uma grande ansiedade, ou insegurança, ou desconforto, com relação a esta hora – o momento de começar a música. Você se sente perdido, o pianista faz sinal, o violonista olha para você, mas nada adianta: você não sabe quando nem como a música começa. Aqui vão algumas dicas para você superar este problema.

Relaxe. Lembre-se que esta dúvida é comum, e pode acontecer com qualquer cantor, inclusive com profissionais.

O cantor não tem teclas como um piano: ele depende somente do ouvido para saber em que nota vai começar a cantar. O pianista pode olhar para o teclado e ver as notas que ele vai tocar; já o cantor (16) precisa de uma referência musical que é dada por uma introdução bem construída. Alguns instrumentistas não têm o hábito de acompanhar cantores e por isso não compreendem este mecanismo. Uma introdução inadequada pode enganar o mais experiente dos cantores e fazê-lo entrar errado. Cabe ao acompanhador ou arranjador da banda criar uma introdução bonita, original, interessante, que conduza o cantor ao início da música. Esta introdução também vai apresentar o ritmo, o andamento e o estilo da música.

O cantor precisa estar atento e concentrado para entender todas estas “deixas” da entrada. Ouça diversas gravações e tente “adivinhar” a entrada do cantor. Observe que às vezes a introdução faz uma citação de um pedaço da música, talvez o trecho final. Com alguma prática, e possivelmente com alguma ajuda, você vai passar a perceber este diálogo entre o cantor e a banda, entendendo a linguagem musical, seus códigos e convenções.

Esta questão fica mais evidente para os cantores da noite, onde geralmente não existe arranjo previamente combinado; os instrumentistas criam uma introdução na hora, e o cantor deve entender a proposta. Num show ou numa gravação, há tempo de se ensaiar antes e ficar mais familiarizado com cada arranjo.


(16) Exceto nos casos em que o cantor tem o chamado “ouvido absoluto”.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,