Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 37: Quais são os cuidados que um cantor deve ter com a voz?

Diana Goulart:É bom lembrar que a nossa voz reflete o nosso estado geral. Se você dormiu pouco, ou está gripado, ou deprimido, ou saindo de uma aula de aeróbica de alto impacto, sua voz certamente vai traduzir estas diferentes situações.

Como regra geral, tudo que é saudável e faz bem para o organismo vai fazer bem para a voz; e tudo o que é nocivo para o corpo vai também prejudicar a voz. Ou seja: um profissional da voz deve cuidar muito bem da sua saúde física e emocional. Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar.

Se você notar uma rouquidão persistente, dor, desconforto ou ardência na garganta, visite o seu otorrinolaringologista e siga as recomendações dele. A automedicação não compensa!

Ninguém precisa viver dentro de uma redoma: a voz é um instrumento muito especial mas não é tão frágil assim. Basta evitar abusos. O cantor pode perfeitamente ir ao Maracanã e torcer pelo seu time; só não precisa ficar berrando o tempo todo junto com a galera. Longas conversas são muito divertidas, mas devem ser feitas longe de lugares muito barulhentos (discotecas, shows de rock pesado, etc.).

Chegamos assim ao ponto mais importante: quem faz uso profissional da voz precisa de um treinamento vocal específico e constante para desenvolver, aperfeiçoar e proteger o seu aparelho fonador. Este treinamento pode variar bastante de estilo, dependendo do profissional que o tenha orientado; mas certamente incluirá entre as suas práticas exercícios de relaxamento e postura, exercícios respiratórios e exercícios vocais (vocalises).

Você não precisa ter aula de canto a vida toda, pois chega um momento em que você já tem consciência do seu processo de produção vocal. Nesta situação você pode praticar seus exercícios vocais sozinho, sempre atento para evitar o esforço e monitorar os resultados. De vez em quando faça algumas aulas com um professor (o seu antigo mestre ou um outro profissional com uma visão diferente) para resolver um ou outro problema que possa ter surgido e para ampliar ainda mais os seus recursos técnicos e artísticos.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,