Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 33: O cantor popular deve estudar canto lírico?

Diana Goulart: Tanto o estudo do canto lírico como do canto popular podem ser muito positivos, contribuindo para melhorar sua emissão vocal, respiração, articulação e outros aspectos da técnica. Em resumo, sua voz ganha mais eficiência e qualidade, independentemente do repertório escolhido.

O estudo de canto lírico vai preparar você muito bem para cantar música erudita. Você vai aprender a emitir a voz de acordo com os padrões estéticos da música erudita clássica. Vai também desenvolver um repertório de canções clássicas e árias de ópera, e vai ter orientação sobre como interpretar estas músicas conforme os cânones do bel canto.

Se o seu objetivo é cantar música popular, você precisa estudar este estilo de canto. A técnica vocal deve ser voltada para as formas de cantar música popular, bem como o repertório e a interpretação correspondentes.

Veja a seguir as principais semelhanças e diferenças entre canto popular e erudito.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,