Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 28: Em quanto tempo vou aprender a cantar?

Diana Goulart: Esse tempo varia de uma pessoa para outra, e também em função do significado que atribui à expressão “aprender a cantar”. Depende da sua situação atual e do seu objetivo, ou seja, onde você está e onde quer chegar.

Na maioria dos casos, o aperfeiçoamento vocal é um trabalho a médio/longo prazo, pois depende de aprender e internalizar uma série de novos hábitos. É por esta razão que este processo tem que ser divertido, para que não se perca a motivação antes de conseguir resultados.

Se você é iniciante, vai levar aproximadamente dois a quatro meses para notar alguma melhora na emissão de sua voz. Durante este período, você vai aprender a controlar a respiração para cantar (além de adquirir uma série de bons hábitos vocais) e então provavelmente cantará com menos esforço. Depois de seis a oito meses de estudo, você pode esperar um desenvolvimento significativo tanto na qualidade da voz como na musicalidade. E depois disso, há todo um universo de pesquisa musical, onde você vai buscar atingir o máximo de seu potencial.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,