Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 25: Com que idade se deve começar a estudar canto?

Diana Goulart: É possível começar a estudar canto em qualquer idade.

Há casos de pessoas que nunca cantaram, e só na terceira idade, depois de aposentados e com os filhos já criados, é que encontram tempo para se dedicar a atividades prazerosas e criativas como o canto. Estas pessoas fazem progressos notáveis, melhorando não só a própria voz como também a auto-estima, o humor, a capacidade respiratória, o tônus muscular e a comunicação com familiares e amigos.

Adolescentes e crianças podem fazer, além do estudo da técnica vocal propriamente dita, um trabalho mais amplo, visando objetivos mais abrangentes. Eles podem fazer um trabalho de iniciação musical utilizando a voz, incentivando a criatividade, a invenção e também aprimorando a escuta, permitindo que tenham acesso a grande variedade de estilos musicais. Eles também precisam aprender a conhecer e lidar com o próprio corpo (inclusive enquanto cantam) – como mantê-lo relaxado e com boa postura, como fazer movimentos que expressam sentimentos, quais movimentos facilitam a emissão da voz etc.

Para isso, o ideal é que crianças e adolescentes participem de algum coral bem dinâmico, com repertório variado e que incorpore às apresentações alguma atividade cênica, que sempre aumenta a motivação do coro.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,