Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 19: Qual a frequência mínima dos exercícios?

Diana Goulart: Duas vezes por semana – o ideal é fazer quatro ou cinco. O estudo de canto é um treinamento no qual você automatiza uma série de movimentos musculares, coordenando a respiração e a emissão vocal; treinar regularmente facilita muito este processo, e não exige muito tempo. Não é preciso passar várias horas praticando. Se você conseguir destinar quinze minutos por dia a um programa de treinamento vocal, em poucas semanas vai se surpreender com os resultados!

Que tal criar uma rotina de trabalho vocal, fixando um horário para a sua prática? Mesmo que você não tenha muito tempo, pode se habituar a vocalisar antes do banho, ou durante o banho, ou no carro, a caminho do trabalho, ou ainda na hora do telejornal. Uma aluna minha teve enormes progressos vocais depois que passou a fazer os seus vocalises diariamente nos intervalos da telenovela que acompanhava!


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,