Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 14: Como escolher o repertório certo para mim?

Diana Goulart: O repertório “certo” para você é aquele que você gosta de cantar e consegue cantar bem. O repertório não precisa ser definitivo: ele vai mudando de acordo com o seu momento, com o seu preparo musical e vocal. Pode incluir músicas de diversos estilos, autores ou nacionalidades.

Dentro das suas preferências, procure músicas que evidenciem o melhor de sua voz e de sua interpretação. Se você tem dificuldades em manter afinadas as notas muito longas, ou se ainda não adquiriu um bom fôlego, fique longe das baladas lentas, preferindo os ritmos mais rápidos. Isto vai permitir que você dê ênfase ao balanço, ao suíngue. Se, ao contrário, você quer justamente mostrar que tem uma voz muito firme e um excelente controle da respiração, escolha o samba-canção, a balada, a bossa lenta.

O importante é que você se identifique com estas músicas, pois seu repertório tem que ter a sua cara, para expressar as suas emoções. É assim que você vai emocionar os ouvintes: cantando para eles a sua verdade artística.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,