Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 11: Como vou aprender a interpretar as músicas?

Diana Goulart: Não se pode ensinar alguém a interpretar uma canção, mas existem formas de buscar a sua própria forma pessoal de cantar.

Um bom exercício é ouvir várias versões da mesma música feitas por diferentes artistas. Não ouça só gravações de cantores: procure conhecer as versões instrumentais (sem canto). Habitue-se a ouvir um instrumento diferente do seu tocando a música que você quer cantar.

Outros exercícios que desenvolvem ideias para a interpretação: experimente cantar uma música em vários tons diferentes, com vários arranjos, em diversos estilos. Procure dar mais importância a uma frase da música, depois experimente enfatizar outra frase, ou mesmo uma única palavra.

Este trabalho de interpretação deve ser gravado, para que você possa fazer uma escuta posterior, revendo e analisando os resultados.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,