Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 09: O que são vocalises?

Diana Goulart: Vocalises são exercícios vocais para o canto. Os mais tradicionais – usados por quase todos os professores de canto – são frases musicais bem simples, como “do-re-mi” ou “do-remi-fá-sol”, cantadas em bocca chiusa ou humming (um som de “M” feito de boca fechada) ou então sobre vogais simples (á_____, é_____ etc) ou ainda com combinações de fonemas (mui-mui-mui, piu-í etc). Geralmente são feitos sem acompanhamento especial.

Estes são vocalises de aquecimento, pois preparam de forma gradual a musculatura da laringe para o trabalho – seja uma apresentação musical, uma aula de canto, uma palestra, uma peça de teatro ou qualquer outra situação em que se requer um uso intenso da voz.

Existem outros vocalises que têm objetivos específicos, como por exemplo aumentar a extensão vocal, melhorar a articulação e a dicção, reforçar a capacidade respiratória, desenvolver a projeção e a ressonância; e outros que trabalham dois ou mais destes aspectos.

Há também vocalises mais avançados, com belas melodias, que são mais parecidos com pequenas peças musicais. Na Bibliografia você encontrará uma lista de livros que trazem vocalises gravados com acompanhamento em CD.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,