Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 06: O que é “ouvido absoluto”?

Diana Goulart: Ouvido absoluto é a capacidade de emitir e/ou identificar uma nota musical, sem precisar da referência de um instrumento ou de um diapasão. Fazendo uma analogia, seria como um arquiteto que olhasse para um salão e soubesse as suas medidas exatas, sem precisar consultar o metro.

Existem músicos fantásticos que têm ouvido absoluto, e outros igualmente maravilhosos que não têm. O ouvido absoluto não é necessáriamente indicador de talento musical, mas sim de uma excelente memória para sons. Embora as pesquisas sejam controvertidas, esta parece ser uma habilidade inata.

O mais importante para se fazer música é ter um bom ouvido relativo – ou seja, o ouvido capaz de compreender as relações entre as notas que formam melodias e harmonias.

Voltando à nossa analogia, seria como o arquiteto que compreende e utiliza as relações entre o espaço disponível e os objetos que vão ocupá-lo. Este tipo de percepção, que é totalmente natural e intuitiva para alguns, pode (e deve!) ser treinada.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,