Técnica Vocal e Fisiologia

Pergunta 02: Quais são as características de uma voz bonita?

Diana Goulart: A voz bonita é uma voz saudável. É fácil de emitir e agradável de escutar. Tem presença, preenche o espaço, alcança o ouvinte. Não é forte demais como um grito, nem frágil como um sussurro. Seu som é natural, podendo variar do grave ao agudo sem perder suas características próprias. Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade.

Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante. Alguns traços que seriam considerados imperfeições ou defeitos, como por exemplo a “soprosidade” ou a rouquidão, podem ganhar status de recursos vocais que enriquecem a interpretação. No entanto estas vozes frequentemente resultam de um grande esforço vocal, e podem gerar problemas vocais, principalmente quando o cantor não tem orientação de um profissional.

O conceito de beleza (em qualquer área) varia muito, e está vinculado a fatores sócio-culturais, regionais, históricos e até individuais. Como diz o ditado, “gosto não se discute”. Mas também não se discute a necessidade de proteger a sua voz, para que você possa cantar durante muitos e muitos anos – este é um dos objetivos da técnica vocal.


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Voltar para o Índice de Perguntas e Respostas sobre Canto


Diana Goulart é professora de Canto, fonoaudióloga, pesquisadora do canto e palestrante sobre diversos temas ligados à voz e ao canto. Para informações mais detalhadas, visite https://www.dianagoulart.com.br


Veja nota dos editores do Música Sacra e Adoração

Tags: ,