Outros Artigos Técnicos

Dicas para a Gravação

As 32 dicas a seguir foram elaboradas pelos melhores engenheiros de gravação e produtores, numa cortesia de DISCMAKERS®

01 a 06 – Antes de Entrar em Estúdio
07 a 12 – Preparação
13 a 22 – O Processo de Gravação
23 a 28 – Mixagem
29 a 31 – Revisando a Mixagem
32 – Conselho Extra

01 – Grave suas canções em as apresentações ao vivo ou em ensaios, grave em Minidisk ou mesmo em fita K7 e o resultado poderá revelar partes débeis e frágeis das canções, podendo assim ser corrigidas com antecedência.

02 – Tenha certeza que todos os músicos e vocalistas estejam preparados antes de entrar no estúdio.

03 – Se for utilizar um computador e sequenciador, prepare todo o equipamento antes da sessão de gravação.

04 – Tenha certeza de que o baterista se sinta confortável tocando o seu intrumento e ouvindo o canal de metronomo como guia.

05 – Ensaie mais canções do que planejam gravar, assim poderá escolher as que soarem melhor. (grave 2 ou 3 canções a mais do que pretende colocar em seu CD)

06 – Cuide do seu corpo antes e durante as gravações. Coma bem, durma o suficiente, mantenha a calma e tranquilidade com todos os participantes do seu projeto.

07 – Chegue a tempo! pois o relógio começa a partir do horário agendado.

08 – Faça com que o estúdio seja um lugar comodo e tranquilo. Um ambiente desconfortável irá influenciar negativamente o resultado final de seu CD.

09 – Tenha certeza que você e seu produtor ou diretor musical, tenham a mesma visão, revise as canções com ele antes de gravar.

10 – Verifique a capacidade do estúdio de gravar em 8, 16, 24 ou mais canais e planeje sua gravação dentro destas possibilidades.

11 – Verifique se as conexões dos instrumentos estão em bom funcionamento e bem afinados.

12 – Não utilize instrumentos ou equipamentos novos se não estiver familiarizado com estes, pois poderá haver surpresas e perda de tempo.

13 – Lembre-se que: a emoção e sentimento são os principais ingredientes da canção e não necessariamente a melhor interpretação técnica.

14 – Não queira gravar em todos os canais disponíveis só por estarem a sua a sua disposição. Nem sempre é necessário muitos instrumentos para se ter uma boa canção.

15 – Sempre tenha em mente a parte mais importante da canção. Se é o vocal, concentre a maior parte do tempo com ele. Não desperdice tempo com sons que não enriqueçam o ponto central da canção.

16 – Obtenha o som desejado nas gravações. Não pense que na mixagem poderá corrigir falhas.

17 – Grave os instrumentos e vocais em canais separados e sem efeitos e sem equalização. Só na mixagem voce poderá definir um padrão para todo o trabalho.

18 – Não é necessário dobrar todos os instrumentos e vocais. A dobra de uma parte vocal principal poderá esconder a sutileza que faz a canção mais pessoal.

19 – Mantenha os amigos e visitas fora de sua gravação. É sua gravação, visitas ou pessoas que não estejam participando das gravações podem tirar a sua concentração e do técnico atrapalhando seu trabalho. O mais prejudicado vai ser o seu cd…

20 – Faça cópia de monitor de cada sessão, assim poderá avaliar o andamento do trabalho.

21 – Afine os instrumentos com frequência. A mudança de temperatura no estúdio, altera também a afinação dos instrumentos.

22 – Não tome nada gelado durante o período de gravação, isto poderá prejudicar seriamente seu rendimento vocal.

23 – Não deixe que mais do que 2 pessoas participem da mixagem, e não converse enquanto o engenheiro estiver trabalhando, isto causa desconforto e desconcentração colocando em risco o seu trabalho.

24 – Uma vez escolhido o engenheiro ou produtor responsável pela mixagem, confie a ele a decisão final pois seus ouvidos e experiencia o capacita de estar melhor treinado para a tarefa.

25 – Esta parte do trabalho é muito importante, não tente economizar tempo apressando o andamento. Tenha certeza de alcançar o máximo de perfeição possível para cada canção.

26 – Pense nas canções como um todo e não em partes do instrumental individualmente. Naturalmente e na maioria das vezes todos os músicos vão querer ouvir mais seu instrumento.

27 – Se mixar em lugar diferente da gravação, tome cuidado para usar moniteres semelhantes, senão ouvirá o som diferente da gravação.

28 – Escute no estúdio os CD’s que esta acostumado a ouvir no seu sistema de som para que tenha uma ideia de como vai soar no sistema do estúdio

29 – Escute tuas canções em volumes moderados em casa e no corro, pois é assim que a maioria dos seus admiradores vão te escutar. Volumes altos cansará os ouvidos causando distorção do som verdadeiro.

30 – Avalie a mixagem com os ouvidos descansados, só assim poderá certeza que está ouvindo todos os instrumentos comodamente.

31 – Determine quando é tempo de parar a sessão do dia. É melhor parar quando se está cansado, do que descobrir no próximo dia que precisa refazer o trabalho da noite anterior.

32 – Sempre! Sempre, faça cópia de segurança de sua mixagem.


Fonte: http://www.flaviosantos.com.br


Tags: