Estudos Bíblicos: Adoração

Estudos Bíblicos: Adoração – Lição 03 – O Sábado e a Adoração

Comentários do Pr. Otoniel Tavares de Carvalho


Texto Central: “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão”. (Salmos 95:6 e 7)

Leitura Bíblica da Semana: Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:88 a 11; Deuteronômio 5:15; Isaías 44:15 a 20; Isaías 56:1 a 8; Isaías 58:13 e 14; Ezequiel 20:12 e 20; Mateus 11:28 a 30; Marcos 2:27-28; Lucas 23:54 a 56; Romanos 6:16 a 23.


Introdução

Sendo Deus Onisciente, viu com antecedência todas as futuras necessidades humanas. Duas delas eram: (1) repouso; (2) adoração. Todos os humanos moradores da Terra teriam necessidade de REPOUSO e de ADORAÇÃO. Por causa dessa necessidade humana (leia Marcos 2:27 e 28), o Senhor Deus definiu que o Sétimo Dia de cada SEMANA seria O SÁBADO, isto é, o REPOUSO do homem. Nesse tempo para Repouso, o elemento fundamental era a ADORAÇÃO. O homem faria uma pausa mais longa em suas atividades, e usaria essa pausa para se consagrar e dedicar à adoração e culto a IAVÉ. É tanto que Deus chama o DIA DE SÁBADO de “O SÁBADO DO SENHOR TEU DEUS” (leia Êxodo 20:10), indicando assim que o SÁBADO era o DIA SÉTIMO, todo ele consagrado a IAVÉ, o Deus Criador. Todos os que guardam e santificam o sétimo dia da semana como SÁBADO do Senhor, associam e vinculam este dia ao ato de ADORAR ao Senhor Deus. Logo, Sábado é dia especial de adoração ao Deus Eterno. Esta é a vontade de Deus.


Lição de Domingo
Criação e Redenção: O Fundamento da Adoração
(Êxodo 20:8-11; Deuteronômio 5:12-15; Colossenses 1:13-22)

Deus é o Criador do homem. Deus é o Redentor do homem. Quer seja pela Criação, quer seja pela Redenção, o homem deve adorar a Deus. Esta é a razão maior da adoração: Deus é o Criador e o Redentor. A ELE sejam dados honra, louvor e glória, além de culto e adoração.

Assim como Deus “descansou” no sétimo dia, logo após haver criado a Terra e tudo o que nela há (Gênesis 2:1 a 3); também Deus descansou no sétimo dia (Lucas 23:53 a 56) após haver Jesus realizado o ato de Redenção da raça humana, ao morrer na Cruz pelos pecadores.

O Quarto Mandamento pede de todos nós:

“Lembra-te do dia de sábado para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho; nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro. Porque em seis dias fez o Senhor os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há; e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.” Êxodo 20:8 a 11.

Esta é uma ordem de Deus. E ordens divinas não se discute, cumpre-se. Se Deus quis assim e estabeleceu assim, é porque assim é a melhor maneira de proceder. E nós, povo de Deus, somos Seus servos, não seus críticos. Cabe ao servo obedecer a tudo o que o Senhor ordena, sem discutir as ordens.

No entanto, o repouso do DIA DE SÁBADO, o sétimo dia da semana, não foi criado num vácuo, como se fosse algo sem sentido. Este repouso sabático foi criado para servir de tempo de adoração e comunhão com o Deus Criador. É tempo santo, abençoado, sagrado, destinado a culto e adoração a IAVÉ. São santificados e abençoados todos os humanos que guardam e santificam o SÁBADO semanal, como Deus ordenou. Há, para todos nós, Graça abundante no Mandamento do Sábado, se formos fiéis em obedecer.


Lição de Segunda-Feira
Lembra-te do Teu Criador
(Isaías 40:25-26; Isaías 44:15-20; Isaías 45:12; Isaías 45:18; Isaías 46:5-7; Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:2)

Deus declara de Si mesmo:

“Eu fiz a Terra e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus; e a todos os seus exércitos dei as Minhas ordens.” Isaías 45:12.

Alguém pode ser mais direto e mais claro em suas palavras? Deus Se anuncia a Si mesmo como sendo o CRIADOR da Terra e da raça humana. Quem ousa dizer que Ele está enganado? Quem ousa dizer que essa declaração divina não é verdadeira? Mesmo que o diga, não consegue desfazer o que Deus fez.

Salomão diz aos jovens: “LEMBRA-TE DO TEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE!” Eclesiastes 12:1.

E Deus diz a todos os humanos: “LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO PARA O SANTIFICAR”. Êxodo 20:8.

Uma LEMBRANÇA está associada à outra. Quem se LEMBRA do Criador, lembra-se de santificar o SÁBADO, no sétimo dia.

Se DEUS é o Criador, como Ele afirma que o é; e se Deus separou o SÉTIMO DIA para ser o SÁBADO DO SENHOR, na Semana da Criação, conforme Gênesis 2:2 e 3, então ambas as coisas estão vinculadas. DEUS, como Criador, e o SÁBADO, como Dia Santo de Repouso e Culto, criado por Deus. Se todos os humanos fossem crentes em IAVÉ, e O aceitassem como Criador do homem, da Terra e do Tempo, todos guardariam e santificariam o SÁBADO do sétimo dia da semana. Se uma pessoa afirma que DEUS é o Criador de todas as coisas, mas se nega a santificar o Sábado do sétimo dia, que Deus estabeleceu, está recusando crer em Deus como Senhor de sua vida. Essa fé em Deus não o tem levado à obediência a Deus em todas as coisas.


Lição de Terça-Feira
Liberdade da Escravidão
(Deuteronômio 5:12-15; Romanos 6:16-23)

Você é uma pessoa livre, verdadeiramente livre? Ou você continua escravizado a uma vida de desobediência e infidelidade a Deus? A pior escravidão é a escravidão a si mesmo, aos seus próprios vícios e hábitos errôneos.

Paulo nos pergunta:

“Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte, ou da obediência [a Deus] para a justiça?” Romanos 6:16, interpolação nossa.

Você sabia dessas coisas? Você está consciente de que você é servo (ou seja, escravo) daquele (ou daquilo) a que você se entrega como servo? Se você se entrega aos vícios, ao pecado, aos maus hábitos, destes você se torna escravo. Mas se você se entrega a Jesus e ao discipulado, então você é um servo de Cristo, um discípulo a serviço dele. Você decide de quem quer ser servo. Nenhum ser humano é livre em sentido absoluto. Todos nós, humanos, somos livres apenas para decidir de quem queremos ser servos. Se escolhemos Jesus, e a Ele dedicamos nossa vida, somos justificados pela fé e salvos pela Graça de Deus, discípulos de Cristo. Esta foi nossa escolha na vida e para a vida. Mas se escolhemos Satanás como nosso líder, dele seremos servos, permaneceremos escravizados ao Pecado e à Morte. A escolha é sempre nossa.

Paulo declara aos cristãos, salvos pela Graça e justificados pela fé em Jesus:

“Mas graças a Deus porque, outrora escravos do pecado, contudo viestes a obedecer de coração à forma de doutrina[o EVANGELHO ETERNO] a que fostes entregues. E, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça [de Deus]” Romanos 6:17 e 18, interpolação nossa.

O Pecado escraviza. Por que o Pecado escraviza? Porque o Pecado é arma usada por Satanás, o adversário de Deus. Satanás usa o Pecado (isto é, a DESOBEDIÊNCIA A DEUS) como elemento escravizador, como uma “dinamis” (poder, força) para o mal. Cada pecado que cometemos entramos em parceria com Satanás.

Como CRENTES, somos chamados a uma vida de LIBERDADE em Cristo Jesus. Paulo declarou: “PARA A LIBERDADE FOI QUE CRISTO NOS LIBERTOU” Gálatas 5:1. Ele nos libertou de quê? Paulo responde: “ELE NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DO SEU AMOR” Colossenses 1:13.

Você quer ser e continuar livre? Então seja inteligente e jamais se separe de JESUS CRISTO.


Lição de Quarta-Feira
Lembra-te do Teu Santificador
(Êxodo 31:12-17; II Coríntios 5:15)

Deus disse a Moisés:

“Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: ‘Certamente guardareis os Meus Sábados, pois é SINAL entre Mim e vós nas vossas gerações, para que saibais que EU SOU O SENHOR QUE VOS SANTIFICA.” Êxodo 31:13, com grifos nossos.

Essa mesma ideia está presente na mensagem de Ezequiel 20:

“Também lhes dei os Meus Sábados, para servirem de SINAL [marca, indicação, referência externa e visível] entre Mim e eles, para que soubessem que EU SOU O SENHOR QUE OS SANTIFICA” Ezequiel 20:12, interpolações e grifos nossos.

“SANTIFICAI OS MEUS SÁBADOS, pois servirão de SINAL entre Mim e vós, para que saibais que EU SOU O SENHOR, VOSSO DEUS” Ezequiel 20:20, grifos nossos.

Deus recomendou a Israel: “SEDE SANTOS, PORQUE EU, O SENHOR, SOU SANTO” I Pedro 1:16.

Quem é nosso SANTIFICADOR? O mesmo Deus e Senhor que é o nosso CRIADOR e REDENTOR. Criação, Redenção e Santificação são atos divinos dirigidos aos humanos. Não é uma igreja que nos santifica. Não é um pastor ou sacerdote que nos santifica. Somente Deus nos santifica, pois Ele é o DEUS SANTO. Quem vive em relacionamento com o DEUS SANTO, pela fé, vive um processo contínuo de SANTIFICAÇÃO. Paulo declara que “esta é a vontade de Deus: a VOSSA SANTIFICAÇÃO…” I Tessalonicenses 4:3. E quando algo é “a vontade de Deus”, significa que este é o propósito de Deus para Seus filhos, em todos os tempos e lugares. Nada menos do que isto Deus quer para a nossa vida hoje: SANTIFICAÇÃO.


Lição de Quinta e Sexta-Feira
Descansando na Redenção
(Mateus 11:28-30)

O DESCANSO semanal do SÁBADO, no Sétimo Dia, nos lembra continuamente do grande DESCANSO DA GRAÇA, o qual só nos é possível pela REDENÇÃO EM CRISTO JESUS.

Jesus convidou a todos nós, humanos pecadores:

“Vinde a Mim todos os que ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, e Eu vos ALIVIAREI. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração. E ACHAREIS DESCANSO PARA A VOSSA ALMA.Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.” Mateus 11:28 a 30, com grifos nossos.

Pecar é cansativo. As destrutivas e maléficas consequências do Pecado são mais cansativas ainda. Todos nós, pecadores (Romanos 3:23), sofremos as doídas e tristes consequências do Pecado em nossa vida, no corpo e no espírito. Mesmo os crentes em Jesus, salvos pela Graça e justificados pela fé, “gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” Romanos 8:23. Pecado gera culpa, a qual se torna, muitas vezes, um peso muito difícil de carregar. Muitas pessoas já se mataram, tomados pela culpa, devido a algum pecado que cometeram. Outros, vivem internados em hospitais psiquiátricos, sofrendo crises emocionais e psicológicas, devido a algo mal que fizeram, e cuja consequência os aniquilou emocionalmente. Outros, mesmo vivendo em casa, sofrem crises depressivas por causa da culpa, do fardo pesado que têm de carregar. A todos esses, e a todos nós, o convite é o mesmo: “VINDE A MIM TODOS…cansados, tristes, depressivos, perdidos, confusos, rejeitados, quebrados, desorientados, sem paz interior, humilhados, desprezados, alienados, ou qualquer outro fardo que esteja carregando pela vida a fora. Somente em JESUS CRISTO há perdão, repouso e alívio para a culpa e para a alienação espiritual e moral. Somente em Jesus Cristo há Salvação e Redenção para todos nós. Paulo escreveu sobre Jesus: “MAS VÓS SOIS DELE, EM CRISTO JESUS, O QUAL SE NOS TORNOU, DA PARTE DE DEUS, SABEDORIA, E JUSTIÇA, E SANTIFICAÇÃO E REDENÇÃO” I Coríntios 1:30, com grifos nossos.

Cristo é tudo para nós. Seu jugo (nosso serviço para ele, o discipulado) é suave e pesa muito menos que o pecado que você carrega por tantos anos. Quer você ter alívio, paz e descanso? Então junte-se, pela fé, a Jesus Cristo. Jogue-se todo nos braços de Jesus e clame por socorro e livramento.

“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da Graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos Graça[favor, ajuda, socorro, redenção, alívio, descanso] para socorro em ocasião oportuna.” Hebreus 4:16, interpolações nossas.


Fonte: Otoniel Tavares de Carvalho


Índice Geral por Tema Índice Geral por Autor
Tags: