Estudos Bíblicos: Adoração

Estudos Bíblicos: Adoração – Lição 03 – O Sábado e a Adoração

Comentários de Amarildo Martins Ferreira


Texto Central: “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão”. (Salmos 95:6 e 7)


Sábado à Tarde
Introdução

Vamos estudar a terceira lição da escola sabatina que tem como tema principal a adoração. Neste estudo, especificamente sobre o sábado e a adoração. Vamos ver que devemos adorar ao Criador todos os dias, mas, pelo fato de termos que fazer outras coisas que nos impedem de ficarmos o dia todo em adoração, Ele criou o sábado para que neste dia possamos dedicar o nosso tempo exclusivamente para Aquele que nos criou e nos ama.


Primeiro Dia Da Semana
Criação e Redenção: O Fundamento da Adoração
(Êxodo 20:8-11; Deuteronômio 5:12-15; Colossenses 1:13-22)

1. De acordo com o quarto mandamento, quais são esses dois eventos, e como eles estão relacionados entre si? Êxodo. 20:11; Deuteronômio. 5:15

O sábado é o memorial da criação e da redenção. Deus estabeleceu o sábado para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse nele. A finalidade deste repouso tem como objetivo lembrar-nos de Deus como Criador e de que não estamos no mundo por acaso. O sábado deve ser observado também como memorial da redenção. Os israelitas observavam o sábado, a pedido de Deus, como lembrança de que foram libertos da escravidão do Egito. Hoje, o sábado deve ser observado por todas as pessoas como reconhecimento de que Deus criou todas as coisas perfeitas e nada foi feito por acaso ou por processo evolutivo. Deve ser observado como memorial da redenção, pois Cristo morreu na sexta e no sábado descansou de sua obra de redenção, por isso o inimigo odeia a ideia de observar este dia. Afinal ele nos faz recordar de Cristo como nosso Criador e Salvador (Redentor). A criação está relacionada com a redenção, porque em ambas, Cristo está servindo o Seu povo.

2. Leia Colossenses. 1:13-22. Como Paulo une claramente os papéis de Cristo como criador e redentor?

Paulo em sua carta aos Colossenses deixa claro que Cristo é o centro, a fonte em que se originou a criação, sendo a ação do poder criador uma prova de Sua divindade. Com a entrada do pecado no mundo a obra perfeita foi manchada, havendo necessidade de redenção. A paga do pecado é a morte, Cristo propôs pagar o preço do castigo do pecado da humanidade, morrendo por cada pessoa. Este fato representa a expiação dos pecados por meio do seu sangue derramado, cumprindo o papel de Redentor. Ele, Cristo, cumpre os papéis de Criador e Redentor, sendo o mediador, na reconciliação do povo com Deus. O sábado é lembrete destas duas vitais verdades bíblicas.


Segundo Dia Da Semana
Lembra-te do Teu Criador
(Isaías 40:25-26; Isaías 44:15-20; Isaías 45:12; Isaías 45:18; Isaías 46:5-7; Colossenses 1:16-17; Hebreus 1:2)

3. Compare Isaías 40:25, 26; 45:12, 18; Colossenses 1:16, 17; e Hebreus 1:2, com Isaías 44:15-20, e 46:5-7. Qual é a diferença entre Deus e os ídolos?

A diferença é simples. Deus criou todas as coisas e as governas. Os ídolos nada são; não tem poder para criar e nem governá-las. Eles são criaturas e não criadores. O sábado quando observado corretamente nos livra de sermos idólatras, pois aponta Deus como O Criador de todas as coisas existentes.


Terceiro Dia Da Semana
Liberdade da Escravidão
(Deuteronômio 5:12-15; Romanos 6:16-23)

4. Leia Romanos 6:16-23. Que promessas nos são oferecidas? Como isso se relaciona com o que o Senhor fez por Israel no Egito?

O sábado foi dado como memorial da criação. Esta foi a primeira razão para observá-lo. Mas existe na Bíblia outra razão para observar o sétimo dia, uma razão adicional. Os israelitas se lembrarem de que Deus os tinha libertado da escravidão do Egito. Esta razão adicional abarca os tempos de hoje, pois o sétimo dia é um memorial de que Deus é o nosso Salvador, que nos faz a promessa de libertar-nos da escravidão do pecado. Estes dois fatos forçam a verdade de que este dia, como dia de descanso espiritual não foi abolido.


Quarto Dia Da Semana
Lembra-te do Teu Santificador
(Êxodo 31:12-17; II Coríntios 5:15)

5. Leia Êxodo 31:13. Qual é o significado do verso? Qual é a relevância disso para nós hoje? O que significa ser santificado por Deus? Como podemos experimentar esse processo em nossa vida?

O verso bíblico significa que a observância do sábado não é uma mera repetição de advertências, mas sim um sinal entre Deus e Seu povo. O fato de violá-lo tem como resultado a morte. No meio de tantas religiões na atualidade que negam o sábado, a sua guarda evita de o fato de estarmos em muitas destas falsas religiões. Transgredir o sábado naquela época resultava em morte automática. Hoje não é assim. Todavia, muitos perderão a salvação por não observá-lo. O sábado é um dia santo, ou seja, separado. Por isso, todo ser humano deve vê-lo como um dia santificado e santificá-lo. Somente assim poderá ser reconhecido como filho de Deus.

6. Leia II Coríntios 5:17. Qual o plano de Deus para a criação arruinada pelo pecado? Como o sábado pode nos ajudar nesse plano de redenção? Como nossos cultos de adoração podem ajudar a realçar esse tema?

Estando em Cristo é plano de Deus nos transformar em novas criaturas. Observando o sábado como memorial da criação em primeiro plano e em segundo plano como memorial da redenção, tem poder para nos ajudar a crer que Deus pode nos recriar, nos fazer nascer de novo. Nos cultos de adoração, realizados aos sábados, vai nos fazer lembrar sempre destes dois importantes momentos.


Quinto Dia Da Semana
Descansando na Redenção
(Mateus 11:28-30)

7. Leia o convite de Jesus para o descanso, em Mateus 11:28-30. Como o sábado se encaixa com o que Jesus nos diz ali?

A inquietação é uma das grandes características do mundo. Estamos com pressa e não sabemos para onde estamos indo. Há fracasso, desapontamento e cansaço. Diante deste quadro Deus nos faz o convite de descansarmos nEle. O sábado é um bom dia para descansarmos em Jesus de todas estas inquietudes que temos em nosso dia a dia. O sábado nunca deve ser encarado apenas como descanso físico, mas sim espiritual.


Sexto Dia Da Semana
Estudo adicional.


Fonte: Publicado originalmente em http://mensageirorp.com.br


Índice Geral por Tema Índice Geral por Autor
Tags: