Histórias de Hinos

Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 109

Jesus me Transformou

Letra e Música: James Rowe (1865-1933)

Título Original: Love Lifted Me

Texto Bíblico: Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor. Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus; muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmo 40:1-3)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Pelo mal perdido andei, longe do meu Jesus,
Sem amor, sem fé, sem Deus, a perecer sem luz;
Mas Jesus então me viu, dando-me Sua mão,
E salvar-me conseguiu da perdição.

Coro:
Cristo me amou e me livrou;
O Seu imenso amor me transformou.
Foi Seu poder, foi Seu querer,
Sim, Cristo, meu Senhor, me transformou.

2. Minha vida, todo o ser, quero Lhe consagrar,
Ao Seu lado, vou viver, o Seu amor cantar.
Esse amor levar, também, aos que perdidos são.
Venham todos já fluir a salvação.

3. Pecadores, vinde já, Cristo vos quer salvar,
Seu perdão, conforto e paz Ele vos pode dar.
Sua luz e Seu amor sempre concederá;
Vosso coração Jesus transformará.


A pedido do ilustre hinólogo William J. Reynolds, em 23 de maio de 1955, Louise Rowe Mayhew, filha do autor James Rowe , escreveu a história do surgimento, em 1912, deste lindo hino de testemunho:

Howard E Smith era um homem pequeno, cujas mãos estavam tão deformadas por artrite que parecia não poder usá-las de forma nenhuma, quanto menos tocar piano, mas podia e tocava. Posso ver os dois agora, meu pai andando para cá e para lá, solfejando um ou dois compassos, e Smith tocando-os e copiando-os no caderno de música. Assim foi composto Cristo me Amou e me Livrou. Isto aconteceu em Saugatuck, (Estado de Connecticut), muitos anos atrás.

O hino foi publicado pela primeira vez por Robert H. Coleman na coletânea Select Gospel Songs (Cânticos Seletos do Evangelho), em 1916.

James Rowe (1865-1933) que emigrara da Inglaterra para os Estados Unidos aos 25 anos, era poeta nato. Poesias e melodias fluíram da sua mente como córregos descendo da ladeira. Declarou ter escrito mais de 19.000 hinos! (mais dados no hino 260)

Howard E. Smith, que harmonizou a melodia de Rowe, nasceu em 16 de julho de 1863 em Norwalk, Estado de Connecticut. Pouco se sabe sobre ele além do fato dele ser músico ativo durante toda a sua vida. Serviu como organista em várias igrejas do seu Estado.Compôs diversas melodias para hinos, mas somente esta continua em uso hoje em dia. Smith faleceu na sua cidade natal em 13 de agosto de 1918.

A comissão do Batist Hymnal ( Hinário Batista) de 1956 deu o nome SAFETY (segurança) à melodia de Rowe.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar


Tags: