Histórias de Hinos do Hinário Adventista – Nr. 013

Louvamos-te, ó Deus

Letra: William Panton Mackay (1837-1885)

Título Original: Revive Us Again

Música: John Jenkins Husband(1760-1825)

Texto Bíblico: Louvai ao Senhor. Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, desde agora e para sempre. (Salmo 113:1 e 2)


Acompanhe o hino no Youtube


1. Louvamos- Te, ó Deus, pelo dom de Jesus,
Que por nós, pecadores, foi morto na cruz.

Coro:
Aleluia! Toda a glória
Te rendemos sem fim.
Aleluia! Tua graça
Imploramos. Amém.

2. Louvamos- Te, ó Deus, pelo Espírito, luz
Que nos tira das trevas e a Cristo conduz.

3. 0, vem nos encher de celeste fervor,
De esperança e bondade, de fé, zelo e amor.


O Pastor escocês, Dr. William Panton Mackay, escreveu este hino em 1863 e o revisou em 1867. Baseou-se em dois textos: no Salmo 85.6 – “Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se regozije em ti?” e na oração de Habacuque: “Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos” (Habacuque 3.2). A última estrofe que diz “Ó vem nos encher de celeste fervor…” expressa a oração que Mackay queria realçar. Entretanto, a forte expressão de louvor ao Deus triúno permeia o hino todo. O estribilho “Aleluia! Toda a glória te rendemos, sem fim, Aleluia! tua graça imploramos, Amém!” vivifica a alma do crente, demonstrando a estreita relação entre o louvor e o aprofundamento espiritual.

William Panton Mackay nasceu na Escócia em 13 de maio de 1839. Formou-se na renomada Universidade de Edimburgo, e praticou a medicina por alguns anos. Sentindo-se chamado para o ministério, abandonou a medicina, foi ordenado, e em 1868 tornou-se pastor duma igreja Presbiteriana. Gostava de escrever hinos. “Louvamos-te, ó Deus” é o mais conhecido dos dezessete hinos com que ele contribuiu para o hinário Praise Book, de 1972. Mackay faleceu vitima de um acidente em 22 de agosto de 1885.

John Jenkins Husband nasceu em 1760 na cidade de Plymouth, na Inglaterra. Serviu na música da sua igreja por alguns anos. Emigrou para os EUA em 1809, estabelecendo-se na Filadélfia, Pensilvânia. Lá dirigiu uma escola de canto de música sacra e serviu na sua igreja até falecer em 1825. Compôs um bom numero de melodias de hinos e antemas corais.

James Theodore Houston(1847-1929), adaptou o hino para o português em 1881. Foi missionário presbiteriano da Junta de Nova Iorque. Aportou à Bahia em 17 de dezembro de 1874, servindo ali até 1887, quando foi transferido para o Rio de Janeiro, onde exerceu o pastorado. Foi um dos redatores do imprensa evangélica. Depois de completar 28 anos de ministério voltou para à sua terra natal em 1902. Faleceu em Oakland,California, aos 82 anos de idade.


Veja a partitura cifrada deste hino

Veja este hino também no Ministério Cristo Vai Voltar