A Adoração

Quando a Música de Adoração Substitui a Adoração a Deus

por: Jack Wellman

A adoração a Deus tem sido substituída por programas, música e entretenimento no palco? Em alguns casos, sim!

Em Espírito e em Verdade

Jesus disse para a mulher samaritana, à beira do poço, que Deus está procurando aqueles que O adorarem em espírito e em verdade (João 3:24), mas o que isso significa? Se adoramos a Deus apenas em espírito e não temos a verdade, nossa adoração será vã, ou inútil do ponto de vista de Deus. Por outro lado, se adorarmos a Deus somente em verdade e não no espírito, podemos nos tornar legalistas ou fariseus modernos.

A adoração a Deus deve ser em espírito e em verdade, ou não será aceitável a Deus. Adoração que simplesmente é movida pelas emoções não é melhor do que ter uma porção de amigos do Facebook. Ela não significa nada para Deus se não estamos adorando a Deus no sentido mais verdadeiro ou mais bíblico.

Isso quer dizer que atribuímos a Deus o Seu valor ou que O consideramos como sendo digno de adoração e que somos gratos a Deus pelas grandes riquezas que Ele nos proveu através de Cristo. Isso também quer dizer que não consideramos os músicos, líderes de louvor ou cantores como o centro de nossa atenção. Às vezes, o show substitui a adoração e as pessoas vêm para o entretenimento, em vez de virem a ser alimentadas por Deus.

A única diferença em alguns casos entre cultos de adoração e um concerto de rock é que um é gratuito enquanto você paga pelo outro; mas muitas vezes, a adoração a Deus está sendo ofuscada pela música, programas e entretenimento.

Música Acima de Deus

Em uma igreja onde eu fui, eles entregaram protetores de ouvidos para de todos que chegavam… jovens, velhos… até para as crianças; então eu pensei comigo mesmo: “Isso vai ser barulhento!” E foi! Sem os protetores para os ouvidos, meus ouvidos teriam ficado doendo, e algumas crianças até colocavam as mãos sobre as orelhas, agindo como se o som estivesse dolorosamente alto (e estava!).

Obviamente, a música era muito alta, mas algo mais também estava acontecendo. Parecia que a congregação estava adorando os artistas e não a Deus. Isso me lembrou de um antigo concerto do (grupo de rock) Led Zeppelin, que assisti quando ainda era jovem. Pude ver pouca diferença entre aquele concerto e a adoração nesta igreja, com uma banda completa e vários artistas vocais, além de um show de luzes estonteante.

Enquanto esperava, perguntei-me quando a mensagem seria dada, mas não houve realmente um sermão, mas sim um sermonete. Para mim, foram cerca de 10 minutos de “discurso motivacional”; então foi apenas um sermonete para “cristianetes”. Eu poderia ter ficado em casa e ouvido música de adoração, e isso não teria ferido meus ouvidos.

Hoje parece que muitas igrejas têm confundido entretenimento com verdadeira adoração a Deus. Pouco ou nada é dito sobre arrependimento, confissão de pecados, crescimento em santidade, ou ser discípulo de Jesus e segui-Lo. Pelo contrário, parece que estão seguindo os artistas e suas bandas e que o show substituiu o culto.

O Foco

Se a música de adoração foca nos artistas ou animadores de palco e não em Deus, então é adorar a Deus em vão. Nos salmos, Davi costumava escrever sobre a tristeza pelo seu pecado, em profunda humildade e transparência, mas também há salmos sobre regozijo. Sendo um músico talentoso, os seus salmos foram escritos como música de adoração, mas ele estava colocando o foco exclusivamente em Deus e em Seus atributos, não nos músicos ou cantores.

O salmista escreveu que deveríamos “Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos [flautas]” (Salmo 150: 4). Isaías, o Profeta, escreveu: “O Senhor veio salvar-me; por isso, tangendo em meus instrumentos, nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na casa do Senhor” (Isaías 38:20); então adorar a Deus com música e cânticos não é errado. É errado quando o show se torna o foco e não Deus.

Na verdade, a adoração não se trata de atender às nossas necessidades, mas de encontrar maneiras de expressar nosso deslumbramento pela santidade de Deus e de trazer-Lhe a glória. Estamos deslumbrados por Deus. Nunca deveríamos estar deslumbrados pelos músicos e cantores do grupo de louvor, porque eles não teriam nada se não lhes fosse dado por Deus (I Coríntios 4:7); então toda glória deve ser atribuída a Deus e nunca a qualquer outra pessoa. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade” (Salmos 115:1).

Não vamos à igreja para “receber”, mas para dar a Deus a nossa melhor adoração; porém ela pode facilmente se tornar adoração da música e dos artistas. Qualquer coisa que se aproprie da glória de Deus e a atribua a seres humanos, não importam quais sejam suas habilidades, está roubando de Deus a Sua glória devida; e assim o entretenimento pode tornar-se num espetáculo em lugar de se concentrar e adorar a Jesus Cristo.

Conclusão

Se você é um artista, cantor, músico ou o que for, use seu talento ou dons para a glória de Deus e “ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.” (Hebreus 13:15-16).

Se você tem uma habilidade ou talento que pode ser usado nos cultos de adoração, isso é ótimo, mas tente evitar a tentação de estar em cultos para se tornar parte do show, ofuscando assim a grandeza, a glória e a majestade de Deus. Só Ele é digno de ser louvado [elogiado]. Não há artista na terra que possa se comparar à glória de Deus; portanto, vamos nos achegar a Deus e nos humilharmos em adorá-Lo e nos concentrarmos em Cristo. Jesus disse que o Espírito Santo testificará dEle (João 15:26), então devemos fazer o mesmo.

Vamos parar de nos concentrar em fazer um “concerto” e tentarmos encher os bancos e vamos nos concentrar no evangelho de Jesus Cristo (Marcos1:14-15), e tentarmos encher o céu com os filhos de Deus.


Fonte: Patheos

Traduzido por Levi de Paula Tavares em Outubro de 2018


Tags: ,