Teoria Musical

Modos

por: Prof. Ricardo Mazzini Bordini – UFMA (Universidade Federal do Maranhão)

Os oito modos eclesiásticos (oktoechos), catalogados pelo Papa Gregório (590-604), conforme utilizados nos séc. VI-VII, foram renomeados nos séc. IX-X.

Para fins didáticos, os modos são divididos em dois: Autênticos e Plagais. Os modos plagais estão sempre uma 4a. abaixo do modo autêntico correspondente.

  • 1) Nos modos autênticos, a dominante está sempre uma 5a. acima da final, exceto se for Si, sendo então substituída por Dó
  • 2) Nos modos plagais a dominante está uma 3a. abaixo da dominante do modo autêntico correspondente, aqui também se for Si, será substituída por Dó.

Glareanus no Dodecachordon acrescenta mais quatro modos (1547, séc. XVI). Teoricamente há mais um modo chamado Lócrio (de Si a Si), mas nunca foi usado.

No. Séc. VI-VII Séc. IX-X Séc. XVI Gama Final Dominante
I Protus autêntico Dórico   Re-Ré
II Protus plagal Hipodórico   Lá-Lá
III Deuterus autêntico Frígio   Mi-Mi Mi (Si) Dó
IV Deuterus plagal Hipofrígio   Si-Si Mi
V Tritus autêntico Lídio   Fá-Fá
VI Tritus plagal Hipolídio   Dó-Dó
VII Tetrardus autêntico Mixolídio   Sol-Sol Sol
VIII Tetrardus plagal Hipomixolídio   Ré-Ré Sol (Si) Dó
IX     Eólio Lá-Lá Mi
X     Hipoeólio Lá-Lá
XI     Jônico Dó-Dó Sol
XII     Hipojônico Sol-Sol Mi
      Lócrio Si-Si    

Os modos também podem ser classificados em maiores e menores, embora esta classificação seja contestada e aplicável apenas a alguns modos:

Maiores Menores
Jônico (maior) Eólio (menor natural)
Mixolídio (maior, 7b) Dórico (menor natural, 6#)
Lídio (maior, 4#) Frígio (menor natural, 2b)
  Lócrio (menor natural, 2b, 5b)

[Cf. Yeppesen, pp. 59-68]


Fonte: UFMA


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