Sobre Corpo e a Mente Humanas

Música Pode Trazer de Volta Memórias Perdidas

Médicos descobriram que a música tem potencial para desenterrar nos pacientes as memórias associadas a cada música específica, mesmo para aqueles em estágios finais de demência. Então, se no momento do seu primeiro beijo estava tocando Roberto Carlos, tocar novamente esta música poderia trazer essa memória de volta, mesmo que você estivesse com Alzheimer avançado.

Como funciona?

Ouvir música envolve muitas áreas do cérebro em ambos os hemisférios, e é por isso que ela pode criar atividade cerebral de maneiras que outros métodos, como a conversa, por exemplo, não pode. Uma dessas áreas é o hipocampo, a região que controla o armazenamento da memória de longo prazo.

Quando você ouve uma música que conhece, sentimentos associados com ela são “devolvidos” a você pelo hipocampo. Às vezes, as lembranças podem vir junto com sentimentos relevantes (espero que nenhuma música te lembre da primeira vez que você levou uma surra de alguém). Mesmo que a música não lhe ajude a recuperar memórias, emoções e atitudes são facilmente recuperadas, permitindo que pessoas que nem sequer se lembram de quem são no dia a dia, ou porque odeiam certo certo programam de televisão, cantem junto com uma música que ouviram há muito tempo.


Fonte: Cracked

Tradução: Levi de Paula Tavares, Junho de 2014


Tags: ,