Sobre Corpo e a Mente Humanas

Cada Ouvido é Melhor em Tarefas Diferentes

Em algum momento você já deve ter visto aquele GIF da bailarina online, que supostamente lhe diz se você usa mais o lado esquerdo ou direito do cérebro. Não vamos entrar em detalhes, mas não apenas esse teste é falso, como a própria coisa que está sendo testada (a ideia de que as pessoas lógicas usam mais o hemisfério esquerdo do cérebro e as pessoas artísticas o direito) também é uma grande simplificação. Na realidade, os dois hemisférios trabalham juntos para fazer praticamente tudo.

No entanto, é verdade que os dois hemisférios não são idênticos. No caso do som, há muito tempo os cientistas sabem que seu hemisfério esquerdo é melhor em decifrar a informação verbal (como discurso) e o direito em decifrar tons e músicas. Sabe-se também que o lado esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa. Como a informação entre os hemisférios é compartilhada (através do corpo caloso), não deve fazer muita diferença qual orelha você usa para ouvir as coisas, certo?

Errado. Cada ouvido ouve de uma forma diferente, e você pode usar isso a seu favor.

Como funciona?

Como o ouvido esquerdo está sempre enviando música para o hemisfério direito e o ouvido direito está sempre enviando discurso para o hemisfério esquerdo, seus próprios ouvidos desenvolveram maneiras diferentes de processar os sons.

Como resultado, seu ouvido direito é comprovadamente melhor em processar discurso, e seu ouvido esquerdo é melhor em tons e música. Não vá esperando que virar a cabeça para que o ouvido correto aponte para a fonte sonora irá produzir uma versão de som envolvente e digitalmente remasterizado daquilo que você normalmente ouve, mas haverá uma ligeira melhora. Tenha isso em mente da próxima vez que você estiver tentando ouvir um segredo através de uma porta ou apenas tentando descobrir quem canta aquela canção que está tocando no elevador.


Fonte: Cracked

Tradução: Levi de Paula Tavares, Junho de 2014


Tags: ,